quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Água é tema mais cobrado na prova do Enem 2009 que vazou; veja os assuntos que são tendência

23/11/2009 - 06h45
Simone Harnik
Em São Paulo
A água e os recursos hídricos foram o tema mais cobrado na prova de ciências do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 cujo conteúdo vazou. A avaliação devia ter sido aplicada em outubro, mas foi cancelada devido a uma tentativa de fraude.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), a nova prova, que ocorrerá nos dias 5 e 6 de dezembro, deve manter o nível de dificuldade semelhante ao da que nem chegou a ser aplicada.

A PROVA DE CIÊNCIAS DO ENEM 2009 QUE VAZOU
Água e recursos hídricos15
Energia 8
Urbanização e vida nas cidades8
Nutrição e saúde6
Política, poder, lei e cidadania5
Problemas ambientais - poluição, lixo, aquecimento global5
Cultura e sociedade4
Segunda Guerra Mundial4
Evolução3
Genética e reprodução3
ASSUNTOSQUESTÕES
O UOL Educação fez uma contagem dos assuntos das perguntas para verificar as tendências do exame de ciências da natureza e humanas. A preocupação com o meio ambiente, com a saúde e com a cidadania e a cultura permeia boa parte da prova.

Em 15 testes, o uso da água foi central, seja em questões de conhecimentos gerais sobre a distribuição do recurso no planeta, seja em testes sobre aspectos físico-químicos da matéria.

Em segundo lugar, há um empate entre as questões sobre energias - abordando, por exemplo, biocombustíveis -, e as perguntas sobre urbanização e vida nas cidades. Os dois assuntos levaram oito perguntas cada um.

Confira na tabela os dez temas mais recorrentes no Enem e a quantidade de questões que cada um deles tomou. Estes assuntos correspondem a 68% de toda a avaliação - ou seja, com domínio destes tópicos é possível obter boa nota na prova de ciências.


Ana Ottoni/Folha Imagem
As águas e os recursos hídricos foram temas de 15 questões das provas de ciências da natureza e de ciências humanas no Enem que seria aplicado em outubro


Veja abaixo dicas de estudo sobre cada um destes tópicos:

Água



Energia



Urbanização



Nutrição e saúde



Política e cidadania



Problemas ambientais



Cultura e sociedade



Segunda Guerra Mundial



Evolução



Genética e reprodução

Fonte: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/11/23/ult1811u458.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário