segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

MEC cria mais 90 vagas de Medicina na UFMS na Capital, Três Lagoas e Dourados

10/01/2012 23:15:48
O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira a criação de mais 90 vagas nos cursos de Medicina da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), sendo que 50 serão para o curso em Três Lagoas, que deve entrar em funcionamento em 2014. Serão 30 vagas para Campo Grande e mais 10 para Dourados.
Ficou definido que o primeiro vestibular deve ser realizado em 2013, de acordo com a reitora Célia Maria da Silva Correa Oliveira. "Nós já incluímos esta ampliação no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFMS. O ministro hoje deu sinal verde para elaborarmos a expansão e vamos entregar no MEC o projeto com todas as necessidades que são necessárias para o efetivo funcionamento do novo curso e da demanda com a ampliação em Campo Grande e Dourados", destacou a reitora.
Em Três Lagoas, a proposta é tentar utilizar o hospital filantrópico em funcionamento no município para as aulas e residência médica, mas também o Governo do Estado está tentando obter R$ 40 milhões para construção de um hospital escola com no mínimo 120 leitos. "Com um hospital escola vamos aumentar os recursos para a saúde em Três Lagoas, já que o MEC garante dinheiro extra aos hospitais universitários. Não haverá divisão do pouco recurso da saúde", enfatizou a vice-governadora Simone Tebet, que participou da reunião.
O governador André Puccinelli (PMDB) enfatizou que "o Estado vai dar infraestrutura necessária" para o funcionamento dos cursos, além de explicar que Três Lagoas vai ter incremento na demanda na área médico-hospitalar com a instalação de três grandes empresas na cidade, entre elas a fábrica de fertilizantes da Petrobras. "A proposta é implantar o curso de forma gradativa em Três Lagoas, até atingirmos as 50 vagas", afirmou Puccinelli.
Para a prefeita da cidade, Márcia Moura, "viemos em busca da efetivação deste sonho, e a faculdade de medicina é a realidade que concretizamos". Para o deputado estadual Eduardo Rocha, "agora, com o sinal verde do ministro, com certeza Três Lagoas vai se transformar em um pólo universitário".
Demais cursos
Também foi divulgado pelo ministro que o curso de medicina de Campo Grande vai receber mais 30 vagas, passando das atuais 60 para 90 vagas. Para o curso da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), serão mais 10 vagas, passará de 50 para 60 vagas. Este incremento em Dourados era reivindicado pelo deputado federal Geraldo Resende (PMDB) junto ao MEC.
A proposta de ampliação será apresentada nas próximas semanas à presidente Dilma Rousseff, para que de o parecer final ao Plano de Expansão dos Cursos de Medicina e Engenharia das Instituições Públicas de Ensino, em que estão inclusas mais de 90 vagas para os cursos de Medicina em Mato Grosso do Sul.
Fonte: Campo Grande News

Nenhum comentário:

Postar um comentário