sexta-feira, 15 de junho de 2012

Estudantes têm até hoje para se inscrever no Enem

Os estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm somente até às 23h59 de hoje para se inscrever. Até as 20 horas de quinta-feira, de acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), o número de inscritos já ultrapassava a marca de 5 milhões de jovens. 

Além de avaliar os conhecimentos até o término do nível médio, o exame é usado como parte do processo seletivo para o ingresso em instituições de Ensino Superior públicas e privadas. 

A nota do Enem ainda é critério fundamental na seleção para as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Desde 2009, ela passou a ser a única forma de se candidatar nas instituições públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

São Paulo (817.171), Minas Gerais (547.836), Rio de Janeiro (375.405), Bahia (353.990) e Ceará (304.757) são as unidades da Federação com maior número de inscritos.

Feita apenas pela internet, a inscrição será confirmada após o pagamento da taxa de R$ 35, até o dia 20 próximo, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples. Aluno de escola pública que esteja concluindo o ensino médio e se declarar integrante de família de baixa renda está liberado do pagamento. O pedido de isenção deve ser feito no momento da inscrição, também pela internet.

As provas serão aplicadas em 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da Federação, a partir das 13 horas (de Brasília). No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e a redação.

A divulgação do gabarito oficial, como estabelece o edital do exame, está prevista para 7 de novembro. O resultado final estará disponível para os estudantes a partir de 28 de dezembro.

Na página do Enem na internet o candidato pode fazer a inscrição e seguir, passo a passo, todo o procedimento do exame, além de conferir o calendário.

Mudanças

Entre as alterações do Enem 2012, estão a correção da redação, que passa a ter mais mecanismos de controle, e a nota mínima para certificação de conclusão de Ensino Médio, que passa de 400 para 450 pontos em cada área do conhecimento.

Neste ano, outro foco do MEC é a lisura do exame. O sistema logístico de segurança do Enem aumentou de 1.200 para 3.439 o número de itens da sua lista de verificação. No ano passado, 14 questões foram anuladas após o vazamento de um pré-teste do exame, em Fortaleza (CE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário