sábado, 25 de janeiro de 2014

Medicina: UFMT tem 35% das vagas preenchidas

Quem se candidatou a vaga na UFMT pelo Sistema de Seleção Unificado(Sisu) e ficou próximo, mas não o suficiente para integrar a primeira lista de aprovados, pode se animar. Até no curso de Medicina, o mais concorrido, sobraram dezenas de vagas para as chamadas seguintes. Das 5.123 vagas oferecidas nos quatro campi mato-grossenses, somente 1.823 foram preenchidas da primeira etapa de matrículas, que se encerrou anteontem. Esse número representa 35% do total disponibilizado. 
 
Para o curso de Medicina, por exemplo, das 80 vagas abertas, divididas em igualmente para o primeiro e segundo semestre, somente 59, 74% aprovados, confirmaram suas matrículas. Isso significa que outros 41 estudantes que vivem a expectativa de ingressar no curso terão o sonho concretizado. 
 
De acordo com o Secretário de Tecnologia da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação da UFMT, Alexandre Martins dos Anjos, essa baixa confirmação de matrícula na primeira chamada é considerada normal. Ele esclarece que como o Sisu permite que o candidato faça opção por dois cursos, em duas faculdades, ocorre uma vacância que o sistema mostra automaticamente no momento em que esse aluno confirma sua matrícula. 
 
Na próxima segunda-feira, 28, uma nova lista, a segunda chamada, estará disponível no Sisu. Aqueles que estiverem nessa etapa deverão fazer suas matrículas nos dias primeiro, quatro e cinco de fevereiro.  Para quem não conseguiu ingressar na UFMT, mas é oriundo de escola pública(fez o ensino médio) e de família de baixa renda, o Prouni(Programa Universidade para Todos), do governo Federal, vem sendo uma boa alternativa. 
 
Em Mato Grosso, 2.718 estudantes estão pré-aprovados para bolsas de estudos integrais e parciais em 2013. Desse total, 2.430 não pagarão nada para estudar porque conseguiram isenção total da mensalidade. Os demais, 288 terão 50% de desconto, conforme a lista divulgada ontem pelo Ministério da Educação. 
 
Mesmo sendo considerado significativo, o número de bolsas mato-grossenses é bem menor que o índice do estado vizinho, Mato Grosso do Sul. Lá, de acordo com os dados oficiais, 4.250 estudantes vão frequentar faculdades privadas custeados pelo Prouni. São 1.533 a mais. 
 
Quem teve a reivindicação de bolsa pré-aprovada nessa primeira chamada têm até o dia 31 para comprovar informações e efetuar a matrícula. No dia oito de fevereiro ocorre divulgação da segunda chamada para as vagas abertas por aqueles que não conseguiram confirmar informações cadastrais ou desistiram de estudar pelo Prouni. 
 
Só obtém bolsa integral o candidato que comprova renda familiar por pessoa até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais a renda não pode passar de três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa. 
- See more at: http://www.24horasnews.com.br/noticias/ver/medicina-ufmt-tem-35-das-vagas-preenchidas.html#sthash.2pzkl2xD.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário