domingo, 19 de janeiro de 2014

Inep divulga notas máximas e mínimas do Enem 2013


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta sexta-feira (17) as notas máximas e mínimas de cada uma das quatro áreas avaliadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. Confira no quadro abaixo.

Matéria Nota mínimaNota máxima
Matemática 322,4971,5
Ciências da Natureza 311,5901,3
Ciências Humanas 299,5888,7
Linguagens e Códigos 261,3813,3







Os valores correspondem ao menor e ao maior desempenho dentre todos os participantes.


O Enem 2013 foi aplicado nos dias 26 e 27 de outubro para mais de 5 milhões de candidatos, que responderam 180 questões de cada área e fizeram uma redação.A prova usa, desde 2009, a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para o cálculo das notas de cada participante. Esse sistema leva em conta não apenas o número de acertos da pessoa, mas também o nível de dificuldade de cada questão e a consistência das respostas, buscando reduzir o valor das respostas que foram “chutes”. Dois alunos que acertaram cinco questões de Matemática, por exemplo, podem ter notas diferentes. Aquele que acertou questões difíceis e errou as fáceis terá uma nota menor que a pessoa que acertou as fáceis, pois o desempenho daquele é menos coerente – em outras palavras, ele provavelmente “chutou” aquelas questões.



No TRI, a nota mínima não é zero e a nota máxima não é 1000. Assim, os candidatos que deixam a prova em branco ou erram todas as questões da prova recebem a nota mínima correspondente ao seu caderno de prova. A nota da redação segue o sistema tradicional e varia de 0 a 1.000.

Cada uma das quatro áreas do conhecimento avaliadas no Enem possui uma escala própria. Além disso, como as questões não são as mesmas em cada edição do Enem, sempre haverá notas mínimas e máximas diferentes ao longo dos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário