quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Dicas para a prova de Ciências Humanas

  Na prova de Ciências Humanas do novo Enem, é muito importante a leitura do enunciado. Muitas vezes, a resposta está apenas na compreensão deste. Leia antes a pergunta e as alternativas e, depois, leia o enunciado para identificar ali o que é questionado e, então, volte para as alternativas.
Atenção às questões que contenham gráficos e tabelas! Normalmente, a resposta –  ou parte dela –  está na compreensão dos dados fornecidos na própria questão.
Temas atuais para a reflexão
Em 2010, completam-se 100 anos da Revolta da Chibata. João Candido Felisberto foi o líder desse movimento contra os castigos corporais a que eram submetidos os marinheiros, apesar do fim da escravidão. O Almirante Negro, como ficou conhecido, recebeu uma homenagem na música de João Bosco e Aldir Blanc: “Mestre-Sala dos Mares”. Devido ao fato de a Copa do Mundo ter acontecido na África, as atenções se voltaram para este continente, e o ENEM pode explorá-lo em suas questões. É bem importante você lembrar que a África é o "continente tropical", uma vez que 75% de suas terras estão localizadas entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio.
A Revolução de 1930 completa 70 anos em 2010, e as questões sobre o tema são muito comuns. Revise seu material sobre a Era Vargas e o Populismo no Brasil e América Latina.
Um dos temas em evidência na atualidade é o Aquecimento Global. Cuidado para não confundi-lo com Efeito Estufa! O Efeito Estufa é um processo natural responsável pelo equilíbrio térmico do nosso planeta. O Aquecimento Global corresponde à elevação das médias térmicas do planeta tendo a ação antrópica (queimadas, desmatamento, queima de combustíveis fósseis) apontada como principal fator causador de sua existência.
Os movimentos sociais ligados à terra no Brasil estão sempre em evidência. A concentração de terras e as revoltas ligadas ao tema foram recorrentes na História do Brasil. Destacam-se o Messianismo e o Cangaço na fase da República Velha. Lembre-se de Canudos, do Contestado e de Juazeiro.
No ano de 2010, está ocorrendo o Censo Demográfico do IBGE. Lembre-se de que censo ou recenseamento é o levantamento de dados sobre a população e que seu objetivo é instrumentalizar o governo com informações precisas sobre a população de modo a permitir  um melhor investimento dos recursos públicos. O último Censo foi em 2000, uma vez que no Brasil eles ocorrem a cada dez anos.

http://www.universitario.com.br/noticias/noticias_noticia.php?id_noticia=10394

Nenhum comentário:

Postar um comentário