quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Dicas de estudo.

Depoimento de uma vestibulanda, dando dicas para estudo:

Antes do pessoal sugerir metodologias de estudo, o bacana seria que você falasse os seus horários, o material que você vai utilizar nos estudos, (bem como a disponibilidade de estudar sozinha, horários das suas aulas do cursinho, etc..) porque aí facilita.

de qualquer forma, MINHA OPINIÃO.


aula dada = aula estudada
clichê maior não existe.. felizmente (ou não!) é assim que funciona.
normalmente os cursinhos já direcionam as aulas com listas e indicações de exercícios (muitos deles -coc, por exemplo, "separam" os exercícios de acordo com as carreiras!) o bacana é fazer bastante deles até você sentir segurança.
E NÃO DEIXE MATÉRIA ACUMULAR, NUNCA!

humanas
INTERTEXTUALIDADE é a palavra que a gente mais ouve dos professores das humanidades.. pelo sim (ou pelo não!) não custa estabelecer as tais das intertextualidades: relacionar literatura com história, por exemplo, é uma boa!

biológicas (lê-se biologia, APENAS!)
rola bastante decorebinha em assuntos como ZOOLOGIA e BOTÂNICA (bostânica hahaha).. e os vestibulares (a maioria deles!) gosta de focar nas novidades evolutivas! em zoologia, por exemplo, uma tabelinha básica do tipo "qual foi o primeiro filo que apresentou sistema respiratório completo" (o mesmo vale para demais sistemas) quebra BEM o galho para questões do tipo teste.. (1ª fase).
fichas-resumo, esquemas, ORGANOGRAMAS (adoro essa palavra!) são SUPER bem vindas (e bastante úteis também!) principalmente nas revisões :]

geografia
MAPA, MAPA, MAPA! óbvio que estereotipar a geografia com MAPAS, apenas, é meio tenso! mas pré-requisitos básicos como os Estados do Brasil (bem como as capitais), relevo/hidrografia (e todos os mimimis de geografia física) e interpretação de gráficos são BEM VINDOS, obrigado!
(aqui vale RESUMOS BEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
M METÓDICOS, COLORIDOS E ORGANIZADOS)


química
- orgânica: FICHAS-RESUMO com TODAS as funções orgânicas (bem como os nomes de TODOS os grupos funcionais) e as respectivas nomenclaturas (by IUPAC) -bem como os 'nomes usuais'.
- inorgânica/físico-química: nomenclatura de sais, óxidos, bases, ácidos só se aprende fazendo MUITO exercício (aqueles post it ajudam bastante!); gráficos, lei de hess (e afins!) é entender os gráficos (e bassstante exercício também!) :]
obs:. http://www.quimicaatual.com.br/ - site do meu professor (e chefe também! RAWL!), marcelo polachini! :D lá tem resumo/teoria/lista de exercício de n conteúdos de química! e dá para baixar tudo :D:D:D:D (clica ali no canto esquerdo resumos)

física
a parte de mecânica/cinemática/elétrica um formulariozinho com unidades de medida acredito ser uma boa! :D (resolver exercícios, SEMPRE!)
ÓPTICA GEOMÉTRICA (não tem como: precisa decorar os raios) é bom estudar com folha de papel quadriculado (régua, lápis de cor, caneta colorida, canetinha são SEMPRE BEM VINDOS!) :D
(procure andar com um espelho no estojo.. facilita bastante para resolver os exercícios! sempre rola aqueles exercícios do tipo "como é a imagem bláblá"..)

matemática
compasso e régua, SEMPRE! e muuuuuito exercício também! :D trigonometria no ciclo trigonométrico é bom desenhar TUDO em folha de sulfite as funções seno, coseno, etc.. sempre colorido.

obras literárias
eu li todos os livros porque curto -e não necessariamente porque ache necessário lê-los para o vestibular! (a maioria dos vestibulandos acaba lendo por obrigação e a leitura, obrigatória, fica chata/tensa/cansativa).
uma aula BEM ASSISTIDA, resumos BEM FEITOS e INTERTEXTUALIDADES (exemplo: vinícius de moraes retomando o soneto -estrutura clássica; memórias de um sargento de milícias e o "era no tempo do re"i -chegada da família real), facilitam MUITO os estudos :]

 
REDAÇÃO :]

• de duas a três por semana.. e não precisa NECESSARIAMENTE ser uma dissertação! uma leitura DECENTE de editoriais de jornais e revistas (bem como uma resenha) aumentam (e muito!) o vocabulário e ajudam no processo argumentativo..

RESOLVER PROVAS :]

• NA HONESTIDADE, separe entre 4 e 5h (para as primeiras-fases) dos domingos para resolvê-las! e entre 3 e 4h para as provas discursivas.. não perca o hábito de resolvê-las porque você vai "estudando" o que tende a cair mais (ou menos!) nas provas :D

(e se você for prestar os sisu's da vida.. OPA, resolver os malditos enem's são SEMPRE bem vindos também!)

_________________


aiaiai, espero que tenha ajudado :D

ANA LÚCIA.

Um comentário:

  1. Post de qualidade, vou aplicar esse conteúdo no colegio Colegio Zona Norte SP, demais a leitura desse artigo, parabens

    ResponderExcluir