quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Dicas para Matemática

  1 - Fatorar é dividir números em fatores mais elementares, especialmente em números primos. Também é transformar equações em produtos com dois ou mais fatores.
2 - Sistemas de Equações ajudam a encontrar pistas para resolver duas ou mais equações que usem as mesmas variáveis. Podem ser resolvidos por substituição, isolando uma variável, ou por adição, zerando uma variável.
3 - Progressão Aritmética é um tipo de sequência em que a diferença entre um termo e seu sucessor é sempre a mesma. Progressão Geométrica é a sequência em que a razão entre um termo e o seu sucessor é sempre o mesmo quociente.
4 - Discrepância é a diferença entre um dado específico e a média. Desvio Médio é a média da soma das discrepâncias. Variância é a média da soma dos quadrados das discrepâncias. Desvio-Padrão é a raiz quadrada da variância.
5 - Fatorial é a técnica usada para contar as possibilidades que se excluem. Análise combinatória é uma das técnicas surgidas para calcular as formas de organização de elementos dentro de um grupo, atendidas determinadas condições. São 3 as formas principais de análise: arranjos, combinações e permutações.
6 - Probabilidade é a chance de alguma coisa acontecer. Se o fato é conhecido, podemos verificar quantas vezes dentro do todo ele acontece. É calculada dividindo-se os resultados favoráveis pelos resultados possíveis. Probabilidade está sempre entre 0 e 1.
7 - As questões de Matemática e suas tecnologias, no ENEM, com freqüência abordam Porcentagem, Gráficos setoriais, Gráficos de barra, Regra de Três e Conversão de medidas e cambio.
8 - No ENEM, os conteúdos das questões de Matemática e suas tecnologias envolvem toda a extensão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com grau de dificuldade bastante acentuado. Quem não levar a Matemática muito a sério, mas muito mesmo, fatalmente terá desempenho abaixo do esperado.
9 - Em qualquer prova ou exame, mas principalmente no ENEM que costuma apresentar questões com textos longos, o comportamento adequado frente às questões de Matemática é dedicar tempo apenas às questões que tratam de assuntos bem conhecidos do aluno. Ficar lutando contra uma questão de conteúdo pouco dominado ou que se mostra muito estafante é ficar sem tempo para sequer ler outras que poderiam garantir acertos e nota melhor.
10 - Tomar cuidado com a unidade do sistema de medidas que envolve o texto da questão e a unidade de medida que aparece na pergunta ou nas possíveis respostas. Este cuidado vale também para as questões de ciências da natureza.
11 - As provas do ENEM são submetidas a o “TRI” na correção e atribuição de pontuação ao aluno. Saiba bem o que é o “TRI”, mas não tenha medo de escolher a alternativa que melhor representa o que você sabe ou pensa sobre o assunto e muito menos deixe de marcar alternativas em todas as questões da prova, sejam de Matemática ou não.
12 - Pode uma questão de matemática remeter a um assunto de sociologia ou de outra disciplina que você não conheça bem. Não se assuste. Tome conhecimento da pergunta antes de descartar a questão. Quase sempre, se a questão é de matemática, é possível identificar o cálculo que a questão pede e acertá-la.

Links Relacionados: http://www.universitario.com.br/noticias/noticias_noticia.php?id_noticia=10427

Nenhum comentário:

Postar um comentário