quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Justiça dá acesso à redação do Enem a todos os candidatos


A Justiça Federal no Ceará concedeu na tarde desta terça-feira o direito aos candidatos de todo o Brasil que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a terem acesso às cópias das provas de redação, e respectivos espelhos de correção. Além disso, a Justiça Federal concedeu o direito de pedir revisão administrativa das respectivas provas para permitir a utilização das novas pontuações eventualmente obtidas no resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O Ministério da Educação (MEC) informou que não foi oficialmente notificado sobre o caso e não se pronunciará sobre a decisão.

Em sua decisão, o juiz federal da 1ª Vara no Ceará, Luiz Praxedes, defende que a Constituição Federal assegura o acesso a informações, "ao contraditório e à ampla defesa". O magistrado também justifica decisão devido ao prazo para inscrição no Sisu, sistema que seleciona alunos com melhor desempenho na prova do Enem, para que ingressem à universidade.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela prova do Enem, foi intimado pelo juiz para o cumprimento imediato da decisão. O juiz intimou ainda o Ministério Público Federal se manifestar em até cinco dias.

Entenda o caso
Na última terça-feira, o Ministério Público Federal enviou requerimento à Justiça Federal no estado pedindo que fosse estendido a candidatos de todo o Brasil o direito de ter acesso à prova de redação do Enem e de pedir a revisão da nota obtida. A medida foi tomada a partir de decisão judicial que determinou o acesso à redação por 12 candidatos do Ceará, que entraram com ações individuais.

Na decisão, a Justiça Federal no Ceará determinou que 12 alunos tenham acesso às redações corrigidas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os alunos entraram com ação individual, alegando insatisfação com o resultado obtido e que acreditam terem tirado nota maior do que a apresentada no resultado.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. ja viu isso?

    veredito: ou vocês terão 2 ENEMs por ano, ou acesso à redação.

    http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/inep-nao-se-preparou-tecnologicamente-para-conceder-copia-da-correcao-da-redacao-do-enem-diz-haddad-20120119.html

    ResponderExcluir