sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Sobre as notas do Enem e as notas de corte.

Gostaria de me pronunciar sobre as notas do enem.

Pelo que tenho visto em comunidades nas redes sociais, onde estudantes que se focam com primazia para o vestibular especifico de medicina e se preparam o dia inteiro para tal, conseguiram nota média entre 700 e a máxima que vi foi 820, de um estudante que passou na UERJ.

Creio que esse ano a média do Sisu e Prouni cairá pelo menos 5% com referência ao ano passado. Tenho por base os estudantes que se focaram nos vestibulares de medicina e na prova do enem, e tendo em vista que a porcentagem de acertos médio está batendo com a porcentagem de acertos na prova. 

Por exemplo, na prova desse ano meu tinha acertado 71% da prova objetiva contra 62% de prova objetiva do ano passado, somei mais 750 pontos com redação naquela ocasião, chegando a 694,00 pontos.

Esse ano fiz uma redação com 50 pontos a mais e fiz 15 acertos a mais na prova objetiva, mas a pontuação se comparado proporcionalmente ao ano passado não condiz, pois pela “proporcionalidade” de 71% de acertos na prova objetiva + 80,00 da prova da redação, sairia algo perto de 790,00.

Para quem está com dúvidas ou desesperado por causa da nota “baixa”, acalme-se e veja todos os outros que fizeram a prova...verá que estão todos “nivelados” por baixo.