quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Maiores e menores notas ENEM 2009

Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais) divulgou nesta quinta-feira (28) as notas máximas e mínimas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009. Com essa escala de notas, os estudantes saber se estão acima ou abaixo do desempenho médio, que é o de 500 pontos.

A média do desempenho na redação foi de 601,5. A área de matemática e suas tecnologias foi a que apresentou a maior nota: 985,1. Veja as demais:
Ciências da Natureza e suas Tecnologias 263,3 903,2
Ciências Humanas e suas Tecnologias 300,0 887,0
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 224,3 835,6
Matemática e suas Tecnologias 345,9 985,1
Área do conhecimento Menor nota obsevada Maior nota observada

O exame apresenta cinco notas, uma para cada área do conhecimento que foi avaliada: ciências da natureza, ciências humanas, linguagens, matemática e redação. O desempenho dos candidatos foi calculado de acordo com a TRI (Teoria de Resposta ao Item), que mede o conhecimento a partir do comportamento observado em testes; exceto a redação, que é avaliada nos moldes dos exames anteriores.

Teoria de Resposta ao Item

A nota calculada pela TRI não representa simplesmente a proporção de questões que o estudante acertou na prova. Em cada uma das áreas avaliadas, a média obtida depende, além do número de questões respondidas corretamente, também da dificuldade das questões que se erra e se acerta, e da consistência das respostas. Por isso, pessoas que acertam o mesmo número absoluto de itens podem obter médias de desempenho distintas.

A nota 500 representa a média obtida pelos concluintes do ensino médio que realizaram a prova (excluídos os egressos e treineiros).

Resultado

O MEC (Ministério da Educação), divulgou nesta quinta-feira (28) o resultado do Enem 2009. Mais de 2,5 milhões de candidatos fizeram as provas e podem usar a nota em busca de vagas em universidades.


Leia materia completa: Inep divulga notas máximas e mínimas do Enem 2009; confira | Portal Geledés

Nenhum comentário:

Postar um comentário