terça-feira, 19 de março de 2013

UPE adota ENEM como primeira fase do vestibular


A Universidade de Pernambuco (UPE) adotará as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como a primeira fase do seu vestibular de 2014. A prova de redação do exame não será considerada no cálculo da pontuação do candidato.
As vagas disponíveis para os cursos de graduação no processo seletivo da UPE serão divididas entre o vestibular e o Sistema Seriado de Avaliação (SSA), onde 60% das vagas disponibilizadas serão para o vestibular e o restante, 40%, para os candidatos da 3ª etapa. A segunda etapa do processo seletivo será de responsabilidade da própria instituição, e será realizada em dois dias, composta por uma redação e pela prova objetiva de Língua Portuguesa (com 16 questões), obrigatória a todos os participantes, e mais três provas objetivas específicas, de acordo com o curso. O aluno deverá, a partir da próxima seleção, informar no ato da inscrição, os números da identidade e do CPF próprios.

Os conteúdos programáticos para o vestibular da faculdade permanecem inalterados, exceto para a prova de Língua Portuguesa dos alunos do curso de Letras, que cobrará o domínio de Literatura Portuguesa dos mesmos. No Sistema Seriado, para todas as fases, o processo seletivo continua o mesmo, com seu formato e conteúdos inalterados. Porém, o número de questões de ambos os sistemas de ingresso aumentou: o SSA passará a ter 100 questões e o vestibular 148. Os alunos do 1º e 2º ano do Seriado continuam com 90 questões. Devido ao acréscimo de questões, os alunos terão mais meia hora para realizar os exames.
Ao total das vagas oferecidas em 2014 pela UPE, 20% serão destinadas ao sistema de cotas para estudantes de escolas públicas de Pernambuco. As datas do vestibular de 2014 e do SSA 2013 ainda não foram divulgadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário