quarta-feira, 20 de março de 2013

UFMG anuncia adesão ao Sisu para processo seletivo a partir deste ano


Seleção de estudantes será feita agora pelo Enem e pelo Sisu.
Mudança não afeta aprovados no Vestibular 2013.



A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou, no início da noite desta terça-feira (19), que o processo seletivo da institutição passará a adotar o Sisu - SIstema de Seleção Unificada. Com a mudança, o vestibular da UFMG, o mais tradicional de Minas Gerais, deixa de ser realizado. "É um avanço que o país está fazendo, dá uniformidade ao tratamento de todas as pessoas independente da região em que moram e da condição social", afirmou o reitor Clélio Campolina. Além de ressaltar que o Sisu permite uma seleção mais democrática, ele disse que a mudança nas universidades aproxima o Brasil do sistema adotado por outros países, adeptos do vestibular unificado.
De acordo com a assessoria de imprensa, o Conselho Universitário decidiu pela adesão ao Sisu em uma reunião nesta tarde. Ainda segundo a assessoria, os estudantes aprovados para começar cursos em 2013 não serão afetados. Já os candidatos ao Vestibular 2014 já sofrerão a alteração, e vão ter que fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e concorrer às vagas do Sisu.
Ainda segundo o reitor, também não haverá alterações no sistema de cotas, que no próximo vestibular terá 25% das vagas reservadas. Os cursos que exigem provas específicas, como música, teatro e belas artes, não estarão disponíveis no Sisu, mas o candidato deve fazer o Enem e, em seguida, os testes de aptidão na instituição.
Com relação à perda da receita originária da taxa de inscrição para o processo seletivo, o reitor explicou que o dinheiro era para arcar com os custos do vestibular. Quando sobrava alguma verba, ela era direcionada para assitência estudantil. Dessa forma, a universidade não terá prejuízos com o fim do vestibular da instituição, afirmou Campolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário