terça-feira, 23 de outubro de 2012

Site do GLOBO publica novos simulados para o Enem 2012



No ambiente das Videoaulas, professores explicam a resolução de questões do Enem
Foto: Reprodução da internet
No ambiente das Videoaulas, professores explicam a resolução de questões do Enem Reprodução da internet
RIO - Faltam apenas dez dias para o Exame Nacional de Ensino Médio 2012 (Enem), cujas provas acontecem nos dias 3 e 4 de novembro, e o site do GLOBO continua a dar uma força extra para os vestibulandos nesta reta final. Hoje, entra no ar a nova rodada dos Simulados O GLOBO/Enem 2012, com provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias, preparatória e exame de seleção do Ministério da Educação (MEC). Os estudantes que sonham com uma vaga no ensino superior de universidades públicas podem testar seus conhecimentos em www.oglobo.globo.com/educacao/simulados/.
As provas foram elaboradas por uma equipe de professores com grande experiência da rede Pensi e do Sistema de Ensino GPI, observando as competências e habilidades cobradas no exame do MEC. Utilizando tecnologia desenvolvida pelo Colégio 24 Horas, cada etapa dos Simulados será dividida em duas provas de 30 questões, e o estudante terá duas horas para cada prova.
Quem fizer os Simulados nos primeiros cinco dias após o início (até o dia 28) poderá ter seu resultado avaliado pela Teoria da Resposta ao Item (TRI) e receber sua média de forma similar à que vem sendo adotada no Enem. Para obter o resultado de acordo com a TRI, é preciso fazer um pequeno cadastro. Quem quiser apenas contabilizar seus erros e acertos não precisa se cadastrar. A primeira etapa, que incluiu ciências da natureza e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, continua disponível.
Este ano, 5,7 milhões de estudantes no Brasil todo confirmaram a inscrição no Enem, única forma de acesso à maioria das universidades federais do país, como UFRJ, Unirio, UFF e Rural. O Professor Rafael Cunha, diretor de ensino da rede Pensi, alerta para os diferentes tipos de texto que aparecem na prova de linguagens.
— Telas, fotografias, tirinhas e letras de músicas aparecem com frequência nesse tipo de prova, e suas análises devem ser treinadas pelo aluno — aponta Cunha.
Já o professor Marcio Cohen, diretor do Sistema de Ensino GPI, frisa a importância que o Enem dedica a gráficos e tabelas na prova de matemática:
— São questões que costumam ter muitas informações, e o aluno precisa praticar a identificação exata dos dados necessários para a solução do problema.
As provas têm uma versão tradicional e outra desenvolvida para quem quiser usar tablets ou smartphones. Antes de iniciar o Simulado, o aluno pode optar pela versão que desejar. Além disso, pode baixar a prova e resolvê-la sem estar conectado à internet.

Videoaulas explicam questões
No outro ambiente interativo lançado pelo GLOBO, os estudantes têm acesso a Videoaulas preparadas por professores do Colégio e Curso _A_Z. No conteúdo multimídia, eles explicam a resolução das principais questões da última edição do Enem. Divididas nas quatro áreas cobradas no exame (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemáticas), além da Redação, as videoaulas entram no ar alternadamente em www.oglobo.com.br/infograficos/enem-video-aulas/, de segunda a sexta-feira, até a véspera do Enem 2012. Já estão no ar 29 videoaulas.
Nesta terça, entra no ar a sexta questão de Ciências Humanas, explicada pelo professor de história Luiz Augusto. No ambiente, o estudante pode ver simultaneamente o texto do enunciado e das alternativas, enquanto acompanha a explicação audiovisual. Para tornar o aprendizado mais agradável, os vídeos são ilustrados com fotos e reportagens do GLOBO, remetendo às questões.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/vestibular/site-do-globo-publica-novos-simulados-para-enem-2012-6488342#ixzz2ABjN5obA
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário