quinta-feira, 24 de maio de 2012

Inscrições para o Enem começam na segunda-feira


As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro e as inscrições já poderão ser feitas a partir de segunda-feira, exclusivamente pela internet. 

Os detalhes sobre a edição do Enem deste ano foram apresentados nesta quinta-feira pelo Ministério da Educação (MEC). Haverá mudanças nos critérios de correção da redação.

De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, as principais mudanças ocorreram na prova de redação, que, a partir deste ano, contará com um novo sistema de correção. “Com essa certificação mais rigorosa, é possível dar mais segurança aos estudantes. Serão filtros precisos para avaliar a redação”. 

Segundo o MEC, as redações passarão a ser avaliadas por dois corretores independentes, que avaliarão cinco competências. Se houver uma diferença de 200 pontos entre as duas as correções, a nota final será feita a partir de uma média aritmética das duas avaliações. No ano passado, a margem de dispersão era de 300 pontos.

Se a diferença final da nota entre os dois avaliadores for maior que 200 pontos, haverá uma terceira correção. Em caso de reincidência, uma banca com outros três avaliadores irá corrigir a redação. Esta banca, segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, será composta de três avaliadores e coordenada por um professor doutor.

Ainda de acordo com o MEC, a redação deve cumprir cinco competências, com valor de 200 pontos cada. Se houver discrepância acima de 80 pontos em alguma das competências, um terceiro corretor também irá avaliar a prova.
Créditos: Arte: A Tribuna On-Line


Além das mudanças na correção das redações, Mercadante também salientou que a logística e a gestão da avaliação nacional estão mais rigorosas. “Estamos quase três vezes mais seguros e fortalecemos também nosso banco de itens”, explicou. 
Créditos: Agência Brasil
Segundo Mercadante, os filtros utilizados para avaliar a redação trarão mais segurança aos estudantes

Mercadante também enfatizou que o Enem se tornou uma “peça estruturante do sistema de ensino superior do Brasil, porque na realidade ele é o grande instrumento de avaliação do mérito e desempenho dos alunos”. 
A partir deste ano, a nota de corte para a aprovação no exame passa a ser de 450 pontos em cada área e de 500 na redação. Até o ano passado, essa nota era de 400 pontos. 

Inscrições 
Os estudantes interessados deverão se inscrever até 15 de junho. A taxa permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio em escola pública estão isentos do pagamento. O edital da prova será publicado na edição de sexta-feira do Diário Oficial da União. O manual da prova deverá ser entregue aos alunos em julho. 


Créditos: Alberto Marques
Inscrições para o exame poderão ser feitas a partir de segunda-feira, pela internet

No primeiro dia do exame, que cairá em um sábado (4 de novembro), os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No domingo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.

Em 2011, mais de 6 milhões de estudantes se inscreveram para participar da prova. Desde 2009, o exame ganhou importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário