sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Inscrições para vestibular da Uneb abrem amanhã; curso de Medicina é atração

As novidades anunciadas pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) para o vestibular 2012 são mais uma motivação para os cerca de 50 mil alunos

07.09.2011 | Atualizado em 07.09.2011 - 12:26


Florence Perez | Redação CORREIO
mais@correio24horas.com.br

Quatro novos cursos incluindo Medicina e 194 vagas a mais. As novidades anunciadas pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) para o vestibular 2012 são mais uma motivação para os cerca de 50 mil alunos que, a partir de amanhã (dia 8), devem se inscrever no processo seletivo da instituição.

As inscrições vão durar um mês no site da Uneb (www.vestibular.uneb.br) e a previsão é que as provas aconteçam nos dias 11 e 12 dezembro. “Muito massa essa oportunidade! Quanto mais opções, mais chances terei. É bom saber que não teremos só a Ufba para tentar”, comemora o estudante Marcos Antônio dos Reis Júnior, 17 anos.

Isenção  
A taxa para realizar as provas custa R$ 90, mas os alunos de baixa renda podem pedir isenção do pagamento. “Vou prestar vestibular para Engenharia e a oportunidade de não pagar é ótima, porque não tenho condições de pagar a taxa. Só não sei o que fazer para ser contemplado”, diz o estudante Bruno Lopes, 17 anos.

Para aqueles que, como Bruno, não sabem como conseguir o benefício é bom ficar atento, pois o cadastro deve ser feito no site da universidade até o dia 14 de setembro. Basta preencher o formulário on-line e aguardar os prazos.
A relação dos contemplados será divulgada até o dia 21 de setembro e, nos dias 22 e 23, os selecionados devem apresentar a documentação exigida no edital, como histórico escolar, no campus que atende o curso almejado.

“Esses alunos precisam ter estudado da 5ª série ao 1º ano em colégios da rede pública e estarem aprovados em matemática e português. Dessa forma, eles só pagarão R$ 5 pela inscrição”, explica o pró-reitor de graduação da Uneb, José Bites.

A universidade ainda reserva cotas de 40% das vagas para negros da rede pública de ensino e 5% para indígenas. Serão disponibilizadas 4.006 vagas distribuídas no total em mais de 100 cursos de graduação, em 24 cidades baianas.

EstimativaCom a implementação desses novos cursos, o números de candidatos deve ser ainda maior que ano passado e pode ultrapassar 50 mil inscritos no estado. “Desses, 10% das inscrições serão destinadas aos que solicitaram isenção”, avalia Bites.

Entre as novas graduações, estão bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais em Salvador, Direito em Brumado e Engenharia de Pesca em Xique-Xique. Mas é a implementação do curso de Medicina na capital que deixou milhares de concorrentes mais esperançosos.

“Tentarei Medicina em várias universidades públicas do país. Mas, fiquei muito feliz em saber que tenho uma chance a mais de não precisar sair do estado”, diz a estudante Ana Áurea, 17 anos.

Pierfranco Pepe, 20 anos, também pretende concorrer para Medicina na Uneb, mas teme a qualidade do curso. “Ainda não há a primeira turma formada. Não sei qual será a estrutura do curso, o nível dos professores”, afirma ele.

Planejamento  O pró-reitor diz que não há motivo para receios. “É importante entender que a universidade optou por abrir novas vagas este ano após avaliar e planejar de forma consciente abertura desses cursos. Vamos inicialmente aproveitar o corpo docente e a estrutura da Uneb para englobá-los”.

José Bites lembra que, para o curso de Medicina, por exemplo, já há cinco cursos na área de saúde e os alunos contarão com salas de aula, 40 laboratórios e um posto médico. “Além disso, nossos cursos de graduação já são bem avaliados no MEC e no Conselho Estadual de Educação. É uma instituição tradicional em ensino de qualidade”, afirma.

Bites diz ainda que, em três anos, o projeto das novas graduações será enviado para reconhecimento no MEC e até dezembro será aberto concurso para contratação de professores auxiliares para suprir a nova demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário