quarta-feira, 21 de setembro de 2011

ENEM 2011 AMEAÇADO PELA GREVE DOS CORREIOS

Historicamente o Enem sempre foi cercado por fatos marcantes. Com o Enem 2011 não poderia ser diferente. Desde que o Novo Enem em 2009 teve sua importância aumentada devido a sua nova função – a de selecionar candidatos para vagas em universidades federais, institutos técnicos de ensino federais e demais instituições participantes, o Enem esteve marcado por sobressaltos e surpresas de última hora que quase puseram todo esforço a perder.
PROVA DO ENEM 2011
No Enem 2009 houve o episódio do roubo das provas do Enem, ocorrido no interior da gráfica responsável pela impressão dos cadernos de provas do Enem.
O vazamento da prova quase pôs fim ao Enem. Uma nova prova teve que ser impressa e o Novo Enem quase recebeu um golpe mortal em seu nascimento.
Já no Enem 2010 a surpresa ruim também veio da gráfica contratada para a impressão das provas, gabaritos e cadernos de questões. O problema se deu com o conjunto de provas do Caderno Amarelo, que teve alguns lotes com os cabeçalhos impressos incorretamente no Caderno de Respostas.
Após a batalha judicial que se seguiu, o problema foi solucionado com a repetição da prova apenas para o dia e para as provas dos candidatos que apresentaram problemas. E o Enem mais uma vez foi salvo.
ENEM 2011 E A GREVE DOS CORREIOS
Agora, surge um novo problema representando nuvens negras e um futuro incerto para todos os participantes do Enem 2011. Os Correios entraram em greve nacional.
Os números são divergentes. Segundo o governo, cerca de 30% dos funcionários dos Correios aderiram ao movimento grevista. Já segundo os sindicatos envolvidos, 70% dos carteiros e demais cargos estão paralisados. Eles reivindicam aumento salarial de R$300,00 reais mais reposição de perdas no valor de 41% dos salários, bem como um novo plano de carreira, cargos e salários.
A greve tem duração indeterminada e é aí que está o problema. Marcado para os dias 22 e 23 de outubro, o Enem 2011 pode ser prejudicado pela greve, uma vez que os cartões de confirmação de inscrição ainda não começaram a ser entregues aos participantes, justamente pelos Correios. A situação é parecida com o que ocorreu em 2009, quando os correios também decretaram greve no mês de setembro.
Os cartões de confirmação de inscrição do Enem 2011 possuem a importante função de informar ao participante do Enem 2011 o local de prova, bem como número de inscrição, data e horário de realização da prova e é de porte obrigatório no dia do Exame.
Caso os cartões não sejam entregues, ainda resta a alternativa de acessar a página de acompanhamento de inscrição do Enem 2011 para saber o local de prova, devendo o participante imprimir as informações contidas na página de acompanhamento no endereço http://enem.inep.gov.br/inscricao/ e levar consigo no dia do Enem 2011. Os participantes poderão ainda verificar seus dados pelo telefone do Fala Brasil (0800-616161).
A pergunta é se os sistemas informatizados do INEP vão suportar a demanda e se todos os participantes conseguirão obter esta importante informação. Mais uma vez, o Enem está ameaçado e junto com ele o futuro de milhões de jovens brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário