quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Ensino PBL e Tradicional em Medicina

O ensino atual de Medicina foca em uma formação básica junto à formação clínica. Porém, existem metodologias de ensino diferentes, como o método PBL, que estão se popularizando cada vez mais. Essas novas formas de ensino estimulam a participação dos alunos, já nos anos iniciais da graduação, na realidade médica de hospitais e ambulatórios, o que incentiva mais o raciocínio clínico.

O método tradicional

Uma graduação tradicional em Medicina é, normalmente, dividida em 3 ciclos:

Ciclo básico (1º e 2º anos)

Nos dois primeiros anos, são ministradas disciplinas básicas, como anatomia, fisiologia bioquímica, citologia, genética, embriologia, biofísica, microbiologia e parasitologia, que servirão de subsídio para o aprendizado posterior. Em anatomia, por exemplo, os alunos estudam o corpo humano em sala de aula e nos laboratórios, onde ocorrem as dissecações de partes de cadáveres para, assim, aprender sobre ossos, músculos, vasos, nervos e órgãos. Em geral, o contato com pacientes é extremamente reduzido nesses anos iniciais. Em algumas faculdades, os alunos podem atuar nesse período como agentes comunitários nos trabalhos de promoção de saúde e prevenção de doenças em unidades básicas de saúde, creches, centros comunitários e asilos.

Ciclo clínico (3º e 4º anos)

Neste ciclo, os alunos começam a fase clínica e têm contato com pacientes em hospitais e ambulatórios dos hospitais-escola e centros de saúde conveniados. Os estudantes aprendem a realizar anamneses (entrevistas médicas), exames físicos e a analisar e interpretar exames laboratoriais, eletrocardiogramas, raios X, tomografias e ressonâncias magnéticas. Dessa forma, os futuros médicos começam a compreender a relação dessas análises com os exames físicos e as entrevistas realizadas. Também são estudados os fundamentos das especialidades médicas principais, como pediatria, clínica médica, cardiologia, ginecologia, dermatologia, psiquiatria e oftalmologia. Pequenas cirurgias são realizadas, como retirada de cistos e verrugas.

Internato (5º e 6º anos)

Nos últimos anos, o contato com os pacientes e a experiência prática nos hospitais-escola são intensificados, para, assim, aprimorar o raciocínio de diagnóstico. Os estágios e plantões no serviço de emergência são mais comuns, e os alunos aprendem procedimentos de atendimento emergencial e cirúrgico. Pequenas suturas já são feitas de maneira mais independente, entre outros atendimentos mais básicos. Na conclusão do curso, o aluno se forma como médico generalista e, ao se cadastrar no Conselho Regional de Medicina (CRM), recebe o seu número de registro profissional.

O método PBL

O Aprendizado Baseado em Problemas (Problem-Based Learning - PBL) destaca o uso de um contexto clínico para o aprendizado, promove o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo, e também estimula o estudo individual, de acordo com os interesses e o ritmo de cada estudante. O aprendizado passa a ser centrado no aluno, que sai do papel de receptor passivo, para o de agente e principal responsável pelo seu aprendizado.Os professores que atuam como tutores (ou facilitadores) nos grupos têm a oportunidade de conhecer bem os estudantes e de manter contato com eles durante todo o curso.

A metodologia do PBL enfatiza o aprendizado auto-dirigido, centrado no estudante. Grupos de até 12 estudantes se reúnem com um docente (tutor ou facilitador) duas ou três vezes por semana. O professor não "ensina" da maneira tradicional, mas facilita a discussão dos alunos, conduzindo-a quando necessário e indicando os recursos didáticos úteis para cada situação.

Uma sessão tutorial inicial trabalha os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o assunto apresentado; os problemas são primeiramente identificados e listados, e em seguida são formulados os objetivos de aprendizado, com base em tópicos considerados úteis para o esclarecimento e a resolução do problema (sete passos). Na etapa seguinte os estudantes vão trabalhar independentemente, na busca de informações e na sua elaboração (estudo auto-dirigido) antes da próxima sessão tutorial, quando as informações trazidas por todos serão discutidas e integradas no contexto do caso-problema.

A metodologia do PBL é considerada ideal para os estudantes que:

Têm iniciativa para estudar por conta própria;
Sentem-se à vontade formulando objetivos de aprendizado flexiveis mesmo que apresentem, por vezes, alguma ambiguidade;
Aprendem melhor com leitura e discussão;
Consideram desejável que seu aprendizado seja sempre em um contexto clínico.


fonte:http://www2.unifesp.br/centros/cedess/pbl/
http://poliedromedicina.com.br/As%20Faculdades/O%20m%C3%A9todo%20PBL.html

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