sábado, 22 de março de 2014

Terceira Chamada da Lista de Espera do SiSU/MEC 2014/ UFRJ

A UFRJ divulga a relação dos candidatos classificados para a confirmação da matrícula na terceira chamada da lista de espera do SiSU.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
1 - Em virtude da greve dos servidores técnico-administrativos da UFRJ, as informações sobre a data e o local para a realização da confirmação da matrícula serão divulgadas posteriormente, na página www.acessograduacao.ufrj.br. A Superintendência de Acesso e Registro também enviará mensagens aos candidatos, através dos e-mails cadastrados no sistema de pré-matrícula da UFRJ, com as informações necessárias para a confirmação da matrícula. Lembramos que, conforme estabelecido no Edital nº 40, de 10 de fevereiro de 2014, a UFRJ não se responsabiliza por fatores de ordem técnica que prejudiquem ou impossibilitem a transferência de dados por falhas de comunicação ou por congestionamento das linhas de comunicação, assim sendo é aconselhável que o candidato consulte a referida página, diariamente,
2 - Os candidatos classificados na terceira chamada da lista de espera do SiSU, que confirmarem a matrícula, serão matriculados no primeiro período letivo de 2014 e, por decisão do Conselho de Ensino de Graduação da UFRJ, só iniciarão os estudos a partir do segundo período letivo de 2014, ficando o primeiro período com trancamento de matrícula.
3 - Conforme estabelecido no Art.6º do Edital nº 40 de 10 de fevereiro de 2014, Parágrafo 3º, a não realização do ato de confirmação de matrícula implica perda definitiva da vaga pleiteada.
4 - Os candidatos classificados na modalidade 1 ou 2 devem imprimir o formulário para análise de renda per capita e entregá-lo, devidamente preenchido, no ato da confirmação de matrícula, juntamente com os demais documentos exigidos.
5 - A documentação necessária para a confirmação da matrícula está relacionada no Artigo 13 do Edital nº 335, de 09 de outubro de 2013, publicado na página www.acessograduacao.ufrj.br.
Veja aqui a relação dos candidatos classificados
 

Ufac convoca candidatos para 5ª chamada do Sisu

A Universidade Federal do Acre tornou público nesta quinta-feira (20) a convocação dos candidatos para o manifesto de interesse em vagas disponíveis na instituição. De acordo com a tabela divulgada no site da Ufac, existem 341 vagas para serem preenchidas, entre os cursos ofertados em Cruzeiro do Sul e Rio Branco. Os candidatos podem manifestar interesse entre os dias 25 a 27 de março através do site da universidade. O edital completo e tabela das vagas em cada curso também estão disponíveis na página online.
Destaca-se que a manifestação do candidato não lhe garante a vaga de imediato, o estudante passa a concorrer à vaga e deve atender a todos os requisitos legais e regulamentares para ingressar no curso escolhido. O candidato só poderá manifestar interesse na vaga do curso para o qual foi inscrito na lista de espera.
A lista da 5ª chamada deve se publicada no site da Ufac no dia 1º de abril. O candidato é responsável pelo acompanhamento do processo.
Autor: G1 AC

UFPI divulga 4ª chamada da lista de espera do Sisu

A Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, torna público o edital nº 27/2014 de convocação para Matrícula Institucional relativo ao preenchimento das vagas remanescentes para ingresso na UFPI, após o encerramento das chamadas previstas no Sistema de Seleção Unificada - SiSU, referente a primeira edição de 2014, listados no site www.ufpi.br.

Os candidatos convocados devem comparecer ao Campus do curso para o qual fizeram opção, para efetivar a Matrícula Institucional nos dias 24 e 25 de março de 2014, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Correções das redações do Enem 2013 devem ser divulgadas na próxima semana

A equipe do Vestibular Brasil Escola entrou em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para averiguar a data de divulgação dos espelhos das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, uma vez que havia a expectativa dela ser realizada hoje, 20 de março. Entretanto, de acordo com a assessoria do instituto, a publicação só será feita na próxima semana, ainda sem data definida.
Receba conteúdos para o Enem no seu celular
O espelho das correções mostra as observações feitas pelos avaliadores nas produções dos participantes, as correções e o motivo da nota aplicada. A divulgação tem caráter apenas pedagógico e não serão aceitos recursos contra o resultado.
As provas do exame foram realizadas nos dias 26 e 24 de outubro do ano passado, com a participação de mais de 5 milhões de estudantes em todo o país. O resultado foi divulgado em 4 de janeiro, veja aqui. O tema escolhido para a dissertação foi: “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”.
Mais informações no Guia do Participante Enem 2013 ou pelo telefone 0800 616161.

sábado, 15 de março de 2014

MEC autoriza 130 vagas de Medicina no Cesmac de Alagoas

O Diário Oficial da União publica nesta sexta-feira (14) a portaria do Ministério da Educação e Cultura (MEC) autorizando o funcionamento do curso de Medicina no Cesmac, com 130 vagas – 65 por semestre. A informação foi transmitida ao presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB), pelo ministro Henrique Paim. O secretário de Regulação e Supervisão de Educação Superior, Jorge Messias, confirmou ter encaminhado nesta quinta-feira a portaria para publicação no DOU.

Logo depois de receber a informação do MEC, Renan parabenizou o reitor do Cesmac, João Sampaio, e o vice-reitor Douglas Apratto, repassando a boa notícia e parabenizando-os pela grande conquista que o Centro de Estudos Superiores de Maceió concretiza com a autorização para iniciar o importante curso já no próximo semestre.

O processo de criação do curso de Medicina no Cesmac teve apoio permanente do senador, que há mais de quatro anos vinha empenhando todo esforço junto aos ex-ministros da Educação – Fernando Haddad e Aloizio Mercadante – e ao atual titular da pasta, Henrique Paim, para tornar possível o sonho de um curso que considera importantíssimo em uma área tão carente de profissionais qualificados no Estado.

“São mais 130 profissionais de medicina que, dentro de seis anos, estarão prontos para cuidar da saúde dos alagoanos”, comemora o presidente do Senado Federal. Na Ufal, segundo Renan, “teremos no próximo Enem a seleção de mais 80 vagas em Medicina para iniciar as aulas no primeiro semestre de 2015 – 60 em Arapiraca e 20 em Maceió’.

Em 2015, com o curso de Medicina no Cesmac, as 60 vagas que a Ufal estará abrindo em Arapiraca e a ampliação de 80 para 100 matrículas no campus da Ufal em Maceió, e, ainda, com as 50 vagas oferecidas pela Uncisal (faculdade estadual), Alagoas pula de 130 para 340 matrículas disponibilizadas à juventude que desejar ingressar na área de medicina.

“Essas conquistas nos trazem a alegria do dever cumprido, não somente da minha parte, mas de todos os integrantes da bancada federal que estiveram ao nosso lado trabalhando para ampliarmos as oportunidades de ensino superior em uma área tão nobre e tão carente como todos nós sabemos que é a de medicina não só em Alagoas mas em todo o Brasil”, concluiu Renan.
Fonte: Assessoria

sábado, 8 de março de 2014

UFMG divulga 4ª da lista de Espera

Relação de Convocados em 4ª Chamada - Lista de Espera 1º/2014

(Publicado em: 06/03/2014)

Modalidades de Reserva de Vaga

BRANQUITO
Modalidade Ação Afirmativa
1 Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
2 Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
3 Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
4 Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
BRANQUITO
» Clique aqui para acessar a Lista de Convocados
» Clique aqui para acessar as Instruções para Registro Acadêmico e Matrícula