segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Enfermeiro de 34 anos passa em 1º lugar no curso mais concorrido da USP

  • O enfermeiro Cleidileno Teixeira Silveira foi aprovado em primeiro lugar no curso de medicina da USP de Ribeirão Preto (SP)
    O enfermeiro Cleidileno Teixeira Silveira foi aprovado em primeiro lugar no curso de medicina da USP de Ribeirão Preto (SP)
Filho de um ex-vendedor de alho em Santo André, no ABC Paulista, o enfermeiro Cleidileno Teixeira Silveira abandonou dois empregos em 2013, nos quais ganhava cerca de R$ 7.000, para tentar, aos 34 anos, realizar o sonho de ser médico. Em janeiro deste ano, descobriu que passou em primeiro lugar no curso de medicina da USP (Universidade de São Paulo) em Ribeirão Preto (313 km da capital).
Com 62,91 candidatos para cada vaga, o curso em que Cleidileno foi aprovado era omais concorrido da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) 2014, que seleciona alunos para a USP e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. 
"Eu entrei em estado de choque quando me contaram, não conseguia juntar as palavras e cheguei a ficar sem dormir algumas noites", afirmou. O enfermeiro, que possui mestrado, dava aulas em faculdades e trabalhava na seção administrativa do hospital A. C. Camargo, que cuida de pacientes com câncer, área na qual pretende futuramente se especializar como médico.
  • José Bonato/UOL
    O enfermeiro Cleidileno Teixeira Silveira com a família em Ribeirão Preto, onde vai cursar medicina na USP
O futuro "doutor" disputou uma das cem vagas oferecidas em Ribeirão Preto com outros 62 concorrentes. Na primeira fase, acertou 70 dos 90 testes. Nas duas etapas do processo seletivo, obteve 851,7 dos mil pontos possíveis, segundo a Fuvest.
Silveira ajudou o pai a vender alho pelas ruas de Santo André e sempre estudou em escolas públicas. Ele diz que foi chamado de "louco" quando resolveu trocar a estabilidade profissional pelo banco do cursinho.
De segunda a sexta-feira, estudava cinco horas e meia por dia. No final de semana, dedicava 11 horas às apostilas "para tentar nivelar" com os colegas do curso pré-vestibular Anglo que iam prestar medicina, a maioria deles egressos de escolas particulares.
A primeira vez que Silveira tentou uma vaga em medicina foi em 1999. "Mas como trabalhava e estudava à noite, o resultado ficou muito aquém do que eu esperava", disse. Naquele ano, acabou ingressando em enfermagem na USP.

PoupançaO enfermeiro afirma que decidiu levar adiante o sonho de cursar medicina quando soube que uma prima, moradora de Juiz de Fora (MG), havia se formado médica pelo sistema de cotas. A decisão aconteceu em setembro de 2012.
Ele conta que tinha um "pé-de-meia" suficiente para cursar três anos de cursinho sem trabalhar. "Não esperava passar logo no primeiro ano." Além da USP, o candidato conseguiu vaga em outras quatro faculdades.
Com o dinheiro que sobrou, Silveira alugou uma quitinete na avenida do Café, em Ribeirão, pela qual se chega à entrada da USP.
No último final de semana, o enfermeiro recebeu a visita do pai, Antonio, 60, da mãe, Solange, e da irmã, Regiane, também enfermeira. "Estamos muito orgulhosos dele", falou o pai.
Silveira gostou da nova cidade. "Pretendo agora estudar bastante, também curtir a vida e voltar a treinar futebol", diz o enfermeiro, que jogou como lateral-esquerdo no Santo André, aos 12 anos, e no Rio Branco, aos 17 anos.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Estudantes de Medicina poderão ter 100% do curso financiado

Recentemente a presidente Dilma Rousseff lançou o Programa Mais Médicos, com o objetivo de criar novas vagas nos cursos de Medicina no País, a promoção da presença de médicos em regiões carentes, entre outros.
 Com a edição da Medida Provisória 621, que trata o assunto no Congresso Nacional, o primeiro-vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT-PR), apresentou uma emenda ao texto, para garantir aos aprovados no vestibular de Medicina, o ingresso automático ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), com o financiamento integral dos encargos educacionais.
De acordo com Vargas, a medida garante o acesso ao curso aos alunos de baixa renda, “com esta medida o governo federal poderá oferecer financiamento a todos os estudantes de graduação em medicina, independente das condições econômicas familiares”, explicou.
Atualmente os alunos de Medicina estão contemplados pelo Fies, contando inclusive com um sistema especial, denominado Fiesmed, que consiste no abatimento mensal de 1% do saldo devedor do aluno graduado, além do período estendido de carência aos estudantes em residência médica.
Com a emenda de Vargas, os estudantes que optarem pelo financiamento ficam ainda dispensados da exigência de fiador. “A apresentação de um fiador com condições de garantir o pagamento das onerosas mensalidades do curso de Medicina, constitui obstáculo aos estudantes mais pobres”, diz, garantindo que essa medida incentiva o acesso de alunos carentes ao curso, cujo valor das mensalidades nas universidades particulares são elevados e a exigência de um fiador dificulta o seu ingresso.
Divulgação

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Estudante do TO conta história de superação em programa de TV


Dowglas Pereira de Oliveira, de 17 anos,
Dowglas Pereira de Oliveira, de 17 anos,
REDAÇÃO


O tocantinense Dowglas Pereira de Oliveira, de 17 anos, participou nesta quinta-feira, 23, do programa "Encontro com Fátima Bernardes" (Globo). O jovem, que mora em Gurupi, ficou famoso após conquistar o 1º lugar no vestibular de medicina do Centro Universitário Unirg.

Dowglas contou um pouco da sua história, a infância pobre, os sonhos e os projetos para o futuro. "Desde bem pequeno, eu dizia para ela [a mãe] que eu iria me tornar médico, que não ia demorar muito e eu daria uma chácara para ela”, declarou.

Mesmo sabendo do alto valor da mensalidade do curso dos seus sonhos - R$ 2.841,75, Dowglas disse que tinha certeza que iria fazer medicina. Confiante, o jovem dedicou-se a este propósito. Após uma rotina de estudos que incluia horas na frente dos livros, o tocantinense alcançou a proeza tão desejada: passar no vestibular de medicina e na primeira colocação.

No palco do "Encontro", Dowglas falou que recebeu algumas doações em dinheiro. O valor, segundo ele, foi suficiente para a primeira matrícula e para a compra das primeiras roupas. A prefeitura se comprometeu a arcar com as mensalidades dos três primeiros anos da faculdade. "E depois como vai ser"?, questionou Fátima. "Eu não sei, só sei que será", respondeu Dowglas, arrancando aplausos da plateia.

Para conferir o vídeo com a participação de Dowglas no "Encontro", clique aqui

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Unifesp divulga terceira chamada de aprovados do vestibular 2014

A  Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) divulgou nesta quarta-feira a lista dos candidatos convocados na terceira chamada por meio do vestibular misto.  Neste sistema os candidatos precisam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como primeira fase do processo seletivo.

> Confira a lista



Os estudantes devem fazer as matrículas nesta quinta-feira  no campus do curso nos horários e locais indicados a seguir:

Campus São Paulo - das 8h às 12h:
Rua Botucatu, nº 740, 2º andar, Vila Clementino – São Paulo/SP

Campus Diadema - das 15h às 19h:
Av. Conceição, nº 329 - Centro - Diadema/SP.

A quarta chamada será divulgada no dia 25 de fevereiro.

Para a matrícula

Os documentos necessários para a matrícula deverão ser entregues em fotocópias simples, juntamente com a apresentação do documento original para conferência e validação:

- 2 (duas) fotocópias legíveis da cédula de identidade (RG ou RNE);
- 2 (duas) fotocópias legíveis de CPF próprio;
- 2 (duas) fotocópias legíveis de certificação de conclusão do ensino médio;
- comprovante de preenchimento do formulário socioeconômico.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Nove universidades de MG ainda têm 5029 vagas em aberto; UFMG tem a maior lista

Um mês após a primeira chamada, quase um terço das cadeiras nas federais de Minas não foram preenchidas, aumentando a expectativa de alunos. Só na UFMG, há 35,6 mil na lista de espera



Estudantes enfrentam nova batalha para ingressar no ensino superior. Desta vez, o campo de luta é a lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Um mês depois da divulgação do resultado da primeira chamada, não foram preenchidas pelo menos 32% das vagas oferecidas neste primeiro semestre nas universidades federais em Minas Gerais.

Em alguns câmpus, há uma espécie de “vestibular” à vista, dada a quantidade de inscritos na lista de espera – apenas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 35,6 mil candidatos alimentam o sonho de se tornar calouros. A expectativa das instituições é de continuar chamando estudantes até meados de março.

De 15.710 cadeiras oferecidas pelas nove instituições que informaram a quantidade de convocados em terceira chamada, pelo menos 5.029 estão em aberto. As universidades federais de Lavras (Ufla) e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) ainda não sabem quantos candidatos chamarão, pois estão recebendo e analisando documentos de matrícula de calouros cotistas da lista anterior.

A lista de espera comprova que a dança das cadeiras do Sisu ainda está longe de terminar. Há possibilidade de aumento do número de vagas em aberto. Podia participar dessa lista quem não foi aprovado na primeira e na segunda chamadas, além dos selecionados para a segunda opção de universidade, independentemente de terem feito matrícula. Por isso, é permitido a alguém que se matriculou numa instituição, mas foi convocado para outra da primeira escolha, desistir da inscrição já feita. Com isso, abrem-se mais oportunidades.

Em números absolutos, a UFMG tem a maior quantidade de cadeiras a serem ocupadas: 947. O número de estudantes interessados na lista de espera é de mais da metade do total de inscritos em vestibulares anteriores, quando houve cerca de 60 mil candidatos. A universidade, que se destacou no Sisu como a mais concorrida do país, com 52,65 candidatos por vaga, enfrenta agora outra disputa acirrada, com 37,6 alunos interessados em se matricular. Para medicina, um dos cursos mais cobiçados, foram convocados 28 alunos.
A instituição com a maior proporção de vagas em aberto é a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba. De 844 cadeiras oferecidas, 400 ainda estão à espera de alunos (47,4%). Medicina, o curso mais tradicional da instituição, registrou a maior quantidade de matrículas nas duas primeiras chamadas: foram preenchidas 73% das vagas – 11 (de 40) serão disputadas na lista de espera. O curso com a maior oferta é o de geografia, que teve apenas 27% das matrículas concretizadas.

UBERLÂNDIA A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) registra índices parecidos: 47,1% das vagas ainda não preenchidas representam 880 matrículas que ainda podem ser feitas. Na sequência, vêm as federais de Viçosa (UFV), na Zona da Mata, e de Ouro Preto (Ufop), na Região Central do estado – 34,9% do total ofertado ainda está em aberto. Na Ufop, há 429 cadeiras. Os cursos com mais vagas são jornalismo (23); administração; farmácia e pedagogia (21 cada); e letras (20).

A UFV registra a maior quantidade de cadeiras em números absolutos (910) e espera grande disputa para agronomia. O curso mais tradicional da universidade é o que tem mais vagas (85 de 210), seguido por educação infantil (39), economia doméstica e pedagogia (37 cada). A expectativa é fazer até 10 chamadas, metade daquelas registradas em anos anteriores, de acordo com Gilberto Filho de Freitas, chefe do Serviço de Graduação da Diretoria de Registro Escolar. A última está programada para 18 de março. Para evitar a sobra de vagas, serão convocados até 10 candidatos/cadeira.

Freitas atribui a dinâmica às características do Sisu. “O aluno tem muitas oportunidades, tanto aquele que está estudando no local que não era de sua preferência quanto aquele que não entrou nas duas primeiras chamadas. Ficou bom para todos: o estudante sai por opção própria e quem chega vem feliz da vida”, diz.

DISPUTA
Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 304 vagas (17,5% do total) alimentam a esperança de estudantes que desejam ingressar no ensino superior. A seleção é apertada, com 42,8 candidatos em busca de uma cadeira, levando em conta a classificação no Enem. A instituição teve 13 mil inscritos na lista de espera, superando a concorrência da primeira chamada, quando houve 34,4 interessados a cada vaga.

O coordenador de Assuntos Acadêmicos da UJFJ, José Fonseca Marangon, informa: apesar da disponibilidade, houve queda expressiva de desistências de matrículas. Em relação a 2013, elas passaram de 40% para 34% entre os aprovados em primeira chamada. A última convocação será em 2 de abril. As aulas começam em 17 de março. “Esse é o número mínimo de vagas oferecidas, pois pode haver mais desistências. Ano passado, foram seis reclassificações. Como instituição pública, não podemos deixar vagas ociosas. Caso isso ocorra, elas serão destinadas para a seleção do segundo semestre”, informa Marangon.

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), no Campo das Vertentes, é a que tem menos vagas (199) disponíveis, de acordo com levantamento parcial da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve). Na primeira chamada, quase 90% das matrículas foram efetivadas.

ANGÚSTIA
A estudante Isadora Werneck, de 18 anos, foi aprovada para direito na Ufop, mas cancelou a matrícula ao ser convocada pela UFMG, sua primeira opção. A espera foi angustiante. Na primeira chamada, a garota deixou de ser classificada por uma diferença de três pontos em relação ao último colocado. Na segunda vez, foram convocados 25 candidatos ao período noturno. Isadora, a 26ª da lista, ficou de fora novamente por uma diferença mínima – apenas 0,02.

A jovem estudante não teve dúvidas em aderir à lista de espera, confiante em nova chance na UFMG. “Fiquei muito aflita, mesmo com todos me tranquilizando. Estou muito feliz agora, pois vou cursar a universidade no turno que sempre quis”, conclui.

UFPI divulga 1ª chamada da lista de espera do Sisu 2013 nesta segunda-feira

A Lista de Espera será disponibilizada em ordem de classificação, com base no resultado de cada candidato obtido no ENEM 2013

A Universidade Federal do Piauí divulga hoje (17) a primeira chamada da lista de espera do SiSU 2014. Os nomes estarão a disposição dos candidatos no site da instituição. Para constar da Lista de Espera, o candidato deve, obrigatoriamente, ter confirmado no SiSU a manifestação de interesse na vaga, durante o período de 27 de janeiro a 07 de fevereiro.

A Lista de Espera será disponibilizada em ordem de classificação, com base no resultado de cada candidato obtido no ENEM 2013, obedecendo também à política de cotas adotada pela UFPI, bem como seus critérios, conforme Termo de Adesão. Os candidatos inscritos na lista de espera serão convocados para Matrícula Institucional, em um número igual ao número de vagas remanescentes de cada curso.

O candidato convocado para realização da matrícula institucional deverá comparecer ao campus do curso para o qual foi convocado, no dia 20 desse mês, munido dos documentos necessários para a matrícula, determinados no Termo de Adesão da UFPI e nas Instruções de Matrícula (disponíveis na página eletrônica www.ufpi.br), conforme Edital Nº 20/2013-UFPI.

O candidato que não comparecer para realização da matrícula e/ou não apresentar a documentação necessária para a matrícula, será considerado desistente e perderá o direito à vaga. A segunda convocação para Matrícula Institucional dos candidatos da lista de espera acontecerá no dia 27 de fevereiro.

FONTE: Aline Damasceno

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Candidatos aprovados na Fuvest podem fazer matrícula online a partir de hoje

Os candidatos aprovados no Vestibular 2014 da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) podem fazer sua matrícula pela internet nesta terça e quarta-feira.

A Fuvest seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP) e para Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa. A USP tem neste ano 11.057 vagas e a Santa Casa, 100.

Mesmo efetuando a matrícula no sistema, é obrigatório o comparecimento para a matrícula presencial, prevista para os dias 12 e 13 de fevereiro, juntamente com os convocados em segunda chamada, com divulgação prevista para 7 de fevereiro, e terceira chamada, programada para 11 de fevereiro.

 A divulgação da quarta chamada será no dia 19 de fevereiro, com matrícula presencial no dia 21 do mesmo mês. A quinta chamada acontece em 25 de fevereiro e a matrícula ocorre em 26 e 27 do mesmo mês.

Nos dias 26 e 27 de fevereiro todos os candidatos matriculados em primeira, segunda, terceira e quarta chamadas deverão confirmar a matrícula.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

MEC divulga a segunda chamada do Prouni

Estudantes que se inscreveram no Programa Universidade Para Todos (Prouni) já podem conferir o resultado da primeira chamada pelo site do programa, pelo número 0800 616161 ou nas instituições participantes. Os selecionados têm até quinta-feira para comprovar as informações.

Os candidatos selecionados precisam comprovar renda bruta familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa, para quem quiser bolsa integral, e até três salários mínimos por pessoa em caso de disputa por bolsa parcial de 50%. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter alcançado nota mínima de 450 pontos, além de não ter tirado 0 na prova de redação.

Os candidatos que não conseguirem apresentar a documentação exigida ou perderem o prazo serão reprovados. Cabe ao estudante selecionado verificar na instituição os horários e o local onde deve comparecer para comprovar as informações.

Os candidatos que não tiverem sido aprovados em nenhuma das duas chamadas poderão manifestar interesse por uma vaga na lista de espera nos dias 13 e 14 de fevereiro. As bolsas remanescentes serão distribuídas para esses candidatos conforme as notas no Enem. Caso seja chamado na lista de espera, o candidato terá os dias 19 e 20 de fevereiro para comparecer à instituição com a comprovação dos dados da ficha de inscrição.

Para o primeiro semestre de 2014, o ProUni oferece 191,6 mil bolsas, sendo 131.636 integrais e 59.989 parciais, em 25,9 mil cursos em instituições particulares de ensino