sábado, 8 de junho de 2013

ENEM 2013: conheça os possíveis temas da redação


Não é novidade que a redação tem uma parcela significativa de participação na nota do ENEM. Entra ano e sai ano, o temor dos vestibulandos é o mesmo: o tema do texto.

No ENEM do ano passado, o tema proposto para os estudantes foi sobre o movimento imigratório para o Brasil no século XXI. E este ano, quais os possíveis assuntos que podem ser abordados?

Um dos temas potenciais para entrar na prova é sobre a lei de cotas nas universidades. Sancionada em agosto de 2012, o projeto reserva 50% das vagas de instituições federais para alunos de escolas públicas.

O aluno pode desenvolver o texto a partir de questões como o impacto da adoção das cotas para as universidades e se a lei pode minimizar as desigualdades sociais do país.

A atual onda de violência cometida por jovens menores de idade tem colocado em debate a redução da maioridade penal. Essa discussão pode ser levantada pela redação do exame.

O caminho para conduzir o texto seria a reflexão de questões como o que leva os jovens ao crime e se é um problema social ou de caráter.

Outra dica é não esquecer as regras do ENEM. Uma delas é sobre o respeito aos direitos humanos. Logo, o candidato que incitar a violência nos argumentos será desclassificado.

Confira aqui outros temas que podem aparecer na redação e aproveite para treinar o texto.

http://ligadonafacul.com.br/noticias/4162-enem_2013_conheca_os_possiveis_temas_da_redacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário