sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Prazo de uso do Fies é ampliado por um ano após conclusão dos cursos


Alunos poderão ficar até 1 ano a mais na faculdade sem perder o benefício.

Estudante pode pedir prazo maior no último mês de encerramento do curso.


O prazo para utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para pagar as mensalidades da faculdade foi ampliado. Agora o estudante pode pedir a extensão do financiamento por até dois semestres após o prazo previsto para conclusão do curso. Ou seja, o ele poderá ficar um ano a mais na faculdade sem perder o financiamento.
A portaria que autoriza a medida foi publicada no Diário Oficial da União da quarta-feira (5). Até então, os estudantes só podiam contar com o financiamento durante o período exato do curso. “Eu me formo agora em bacharel em Educação Física e a prorrogação vai me ajudar muito porque eu posso fazer também a licenciatura no ano que vem, sem perder o benefício”, comemorou o estudante de Educação Física, Rodrigo Gregório.
A medida ajuda também os universitários que foram reprovados em alguma matéria ou que ficaram afastados por problema de saúde. O reitor da Uniararas, José Antônio Mendes, considera a mudança positiva. “Ela vem se somar aos diversos benefícios que o Fies já oferecia. É uma possibilidade extraordinária de acesso dessa camada da população que antes não tinha acesso à universidade”, analisou Mendes.
Estudantes podem ficar até 1 anos a mais na faculdade com o Fies (Foto: Reprodução EPTV)Estudantes podem ficar até 1 anos a mais na
faculdade com o Fies (Foto: Reprodução EPTV)
Desde que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o agente operador do Fies, em 2010, foram firmados mais de 535 mil contratos de financiamento estudantil. Só neste ano, foram mais de 305 mil contratos.
Como proceder
O aluno pode pedir o prazo maior do Fies no último mês do semestre de encerramento do curso.

Para cada semestre a ser estendido, o aluno deve fazer a solicitação aluno deve fazer a solicitação no Sistema Informatizado do Fies (SisFies). O pedido deve ser validado pela Comissão Permanente de Supervisão e Avaliação (CPSA) da instituição de ensino superior.
O programa
O Fies é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar prioritariamente estudantes de graduação. O estudante só começa a fazer o pagamento das mensalidades após a conclusão do curso, quando possivelmente já estará no mercado de trabalho.
Pagamento
O prazo para o estudante começar a pagar o Fies não mudou. A carência é de um ano e meio a partir da conclusão do curso
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário