domingo, 22 de maio de 2011

Inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira


De A Tribuna On-line


O Ministério da Educação inicia o processo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir das 10h desta segunda-feira. O cadastro é feito exclusivamente pela internet no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

O exame será aplicado nos dias 22 e 23 de outubro. Uma nova edição está marcada para os dias 28 e 29 de abril do ano que vem. A previsão é que o número de inscritos chegue a 6 milhões. O valor da taxa continua o mesmo de 2010: R$ 35. Estudantes que estão concluindo o Ensino Médio em escola pública não pagam.

O Inep reafirmou o veto a pedidos de revisão ou vistas de provas, condicionado a uma manifestação oficial da Justiça.

A prova será impressa pela Gráfica Plural, a mesma do ano passado. Para garantir a segurança da aplicação das provas e evitar o vazamento de dados, mais dois parceiros do Inep foram anunciados. A Módulo, empresa privada, fará o detalhamento da gestão de risco e o Inmetro atuará na certificação da gráfica. O Centro de Seleção e Eventos da Universidade de Brasília (Cespe), continua responsável pela aplicação do exame.

Entre todos os processos necessários para a realização do exame, 400 mil pessoas estarão envolvidas, 12 mil locais serão usados, com 140 mil salas, em 1.599 municípios. Ainda acontecerão 6 mil escoltas policiais.

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário