segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Plataformas online para estudar para o Enem

Faltam três meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 8 e 9 de novembro. Com a proximidade da prova, contar com a ajuda de ferramentas on-line pode ser uma boa opção na hora de revisar os conteúdos. Para ajudar os estudantes que estão nessa fase, confira a lista com dicas de quatro plataformas que ajudam na elaboração de um roteiro de estudos personalizado.
Entre as plataformas selecionadas, três são gratuitas e uma funciona com um plano de assinatura mensal. As ferramentas promovem diagnósticos do desempenho do estudante em diversas disciplinas e indicam os tópicos que ele apresenta mais dificuldade. Com base nesses dados, o aluno tem conhecimento sobre os conteúdos que precisa se dedicar mais.
Confira a lista:
1. Geekie Games: 
Utilizando tecnologias de aprendizado adaptativo, a ferramenta gratuita promove um teste inicial que identifica as principais dificuldades e níveis de proficiência do estudante. Com base nesse diagnóstico, a Geekie Games traça o plano de estudos personalizado para cada aluno, que leva em conta as necessidades e os conteúdos que exigem maior atenção. Além disso, o estudante também tem acesso a aulas disponíveis na própria plataforma.
Baseado na metodologia TRI (Teoria de Resposta ao Item), a mesma usada no exame oficial, o sistema permite a realização de simulados e faz um comparativo da sua pontuação com a nota de corte dos cursos e faculdades que você escolheu prestar.
2. AppProva
Composto por mais de nove mil questões, o aplicativo gratuito testa os conhecimentos dos estudantes de forma divertida e aponta os principais conteúdos que precisam ser estudados. Com três tipos de treino, os estudantes podem escolher entre jogar um quiz, desafiar os colegas ou realizar um simulado nos moldes do Enem.
Conforme o aluno utiliza o aplicativo e responde as questões disponíveis na plataforma, ele tem acesso a um relatório do seu desempenho que permite acompanhar o desenvolvimento em cada uma das áreas de conhecimento contempladas pelo exame do Enem. Além de estar disponível em uma versão mais completa para o Facebook, a ferramenta também pode ser acessada em smartphones ou tablets.
3. Adaptativa
Centrada na disponibilidade de tempo do aluno, a Adaptativa elabora um plano de estudos sobre os conteúdos que o aluno precisa reforçar até a chegada da prova. Dentro da plataforma, o estudante consegue assistir a videoaulas e à resolução de questões de exames anteriores. A partir dos conteúdos que já foram visualizados, dos exercícios resolvidos e dos simulados, a ferramenta apresenta um relatório sobre disciplinas que ainda precisam ser estudadas para atingir a meta.
Durante o primeiro mês, o estudante tem acesso a todos os conteúdos de forma gratuita. Após esse período de experimentação, o usuário pode escolher um plano de assinatura que se enquadra nas suas necessidades.
4. Estudavest
Com soluções que permitem o uso em dispositivos móveis, a plataforma oferece um banco de dados com questões sobre o Enem e os vestibulares de todo Brasil. A partir da resolução dos exercícios, a ferramenta apresenta as estatísticas de evolução diária, além de destacar as disciplinas e conteúdos específicos que necessitam ser aprimorados.
Após realizar um cadastro e resolver os exercícios, o estudante tem acesso a uma classificação no ranking geral, que mostra como está o seu desempenho em relação aos outros usuários cadastrados na plataforma. Entre as opções disponíveis, o aluno pode escolher entre resolver questões sobre temas específicos, fazer provas de exames anteriores ou participar de simulados com novas questões. A ferramenta é gratuita.

sábado, 9 de agosto de 2014

Curso de Medicina da UFPI em Picos oferecerá 30 vagas por semestre

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (08), no Auditório novo da Universidade Federal do Piauí Campus de Picos, o I Fórum Macrorregional de Expansão do Ensino Médico. Participaram do evento representantes dos territórios do Vale do Guaribas, Vale do Canindé e Vale do Sambito. O foco principal foi discutir a implantação do urso de Medicina na UFPI de Picos.
“O evento tem o objetivo de divulgar a implantação desse curso de Medicina em Picos. Nós começaremos a ofertar as vagas no próximo ano. Tudo que depende da universidade está sendo feito, o Ministério da Educação também está nos apoiando. Então não temos dúvida que em 2015 nós estaremos aqui ofertando o curso de Medicina para Picos”, pontuou o Magnífico Reitor da Universidade Federal do Piauí, José Arimatéia.
Ele disse que a intenção é que as vagas sejam oferecidas ainda no primeiro semestre. Mas caso não seja possível a oferta acontecerá a partir do segundo semestre de 2015. Serão 60 vagas ao todo, sendo 30 a cada seis meses. Atualmente as instalações de vários cursos da área de Saúde estão sendo adaptadas para receber aulas nos primeiros anos da nova graduação a ser oferecida. “E já licitamos a construção de um novo prédio, aqui dentro do Campus mesmo, para atender o curso de Medicina em todos os seus períodos”, informou José Arimatéia frisando que o curso utilizará a estrutura do Centro de Assistência Médica de Picos (Campi) e o novo Hospital para a capacitação dos alunos.
O Magnífico Reitor finalizou dizendo que o MEC já disponibilizou cerca de R$ 1 milhão e 600 mil reais para as primeiras obras necessárias a implantação do curso. “O MEC também vai liberar para 2015 as vagas de docentes e técnicos administrativos necessários para o curso”. Além de José Arimatéia participaram do I Fórum Macrorregional de Expansão do Ensino Médico outras autoridade entre as quais: coordenador de implantação do curso e professor da UFPI, médico, Erani Maia, o secretário de Estado da Saúde, Mirócles Veras, a diretora do Campus da UFPI de Picos, Alvenir Barros, o diretor do Hospital Regional Justino Luz, José Airton Bezerra, a secretária municipal de Saúde, psicóloga, Ana Eulálio, e o prefeito de Picos, Kleber Eulálio(PMDB).