quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Simulado aberto Anglo.

Serão realizadas provas semelhantes aos vestibulares da Fuvest, Unicamp, Unesp e UEL

Getty Images
Getty Images
Os dois candidatos com melhor desempenho em cada prova serão premiados com iPads
No dia 29 de setembro, a partir das 13h, os sistemas de ensino Anglo e pH realizarão um simulado aberto do Enem e dos vestibulares da Fuvest, Unicamp, Unesp e UEL. A participação é gratuita e a prova pode ser feita em 250 locais, em diversos estados brasileiros.
Os participantes poderão optar pelo modelo de prova que querem fazer. Após a realização, serão divulgados o boletim de desempenho do aluno e a correção dos exercícios.
Serão distribuídos iPads aos dois estudantes que obtiverem maior pontuação em cada prova.
As inscrições podem ser feitas até 26 de setembro, pelo site Simulado Aberto.

domingo, 22 de setembro de 2013

Cola Matemática ajuda você a melhorar o cálculo

O “Cola Matemática” é uma ferramenta grátis que dá uma ajuda de última hora com fórmulas e atalhos para resolver cálculos. O aplicativo também serve para resolver problemas geométricos.
O aplicativo também dá um auxílio para os estudantes façam suas tarefas escolares.

Estão no programa todo o detalhamento das resoluções de problemas matemáticos, oferecendo o passo a passo de todos os cálculos (numa lista de equação do 2º grau, conversões numéricas, teorema de Pitágoras e muito mais).

A geometria também não está de lado. O aplicativo dá dicas também de figuras geométricas de trapézio, quadrado, retângulo e hexágono.
Para baixar, clique aqui.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Propostas de Redação do Enem

Site disponibiliza aulas de redação para ajudar na preparação para o Enem

O site Ligado no Enem oferece diversas vídeo-aulas para ajudar os estudantes a se prepararem para o exame.
Assista abaixo a primeira aula sobre como entender um texto para a prova.  Algumas propostas já passadas são sempre bons exemplos de temas de redação.


Assista todos os vídeos no site Ligado no Enem

Matemática: Portal disponibiliza mais 80 lições gratuitamente

Estudantes podem responder a quizzes e simulados e consultar material de revisão

Getty Images
Getty Images
Roteiro ajuda estudantes a se organizarem
O UOL disponibilizou uma série de materiais para quem quer se preparar para o vestibular.
O portal criou um roteiro de estudos com duração de 28 semanas, com conteúdo de duas disciplinas por dia. Estudantes podem responder a quizzes e simulados e consultar material de revisão.
Confira todo o conteúdo de Matemática disponibilizado pelo UOL:

Portal oferece simulado online e gratuito do Enem

Estudantes também terão acesso a 3 mil vídeos sobre questões do exame

Getty Images
Participantes concorrerão a prêmios
Em setembro, estudantes poderão testar seus conhecimentos e se preparar para o Enem com um simulado online gratuito, resultado da parceria entre a Folha de S.Paulo e a Adaptativa.

Além do simulado, que conta com questões objetivas e redação, os alunos poderão assistir videoaulas das disciplinas cobradas no Enem: Matemática e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; e Linguagens, códigos e suas tecnologias.
A correção das redações será feita de forma colaborativa pelos próprios estudantes, com supervisão de professores.

O simulado será realizado em duas etapas: os alunos terão de 16 a 22 de setembro para resolver questões objetivas e fazer a redação; e de 23 a 29 de setembro para a correção colaborativa.
Mais informações e inscrições no site.

Site mostra o que pode cair e o que já caiu no Enem

Para entender melhor como se preparar para o Enem, o candidato não precisa folhear o burocrático manual do exame. O site InfoEnem traz informações importantes sobre a prova de maneira didática e simples.

O portal lista que conhecimentos são cobrados em cada disciplina, explica o formato da prova, traça um histórico do Enem, entre outras informações. É possível, ainda, conferir os exames e gabaritos dos anos passados.

Há também seções que explicam o funcionamento do ProUni, programa de concessão de bolsas em instituições privadas, e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
Confira o conteúdo no site InfoEnem.

UOL corrige e comenta redações enviadas por internautas

Portal propõe temas e convida leitores a enviarem textos

Getty Images
Getty Images
Redações dos vestibulares costumam tratar de temas atuais, com viés social
Uma das grandes preocupações dos estudantes quando vão fazer o Enem é a redação. A falta de prática em escrever pode ser um grande obstáculos para os candidatos a vagas nas universidades neste momento. O portal UOL tem um recurso que pode estimular os alunos a escreverem no formato pedido pelos vestibulares.
No banco de redações, profissionais do site indicam propostas sobre temas atuais e convidam os internautas a enviarem suas redações. Depois, os textos são expostos, com notas e correções comentadas.
O site oferece ainda uma seção com dicas e notícias sobre o Enem.

Aulas na internet ajudam aluno a se preparar para Enem; veja 18 cursos

Ao lado de apostilas, revisões, exercícios e fichas de memorização, as videoaulas disponíveis na internet também servem como material de estudo para as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

"A formação do aluno ocorre basicamente ao longo do ensino médio, mas toda e qualquer forma de ação complementar é importante para o preparo do aluno para o exame", afirma o professor Leonardo José Steil, da UFABC (Universidade Federal do ABC), instituição de ensino superior que oferece gratuitamente a 160 estudantes de Mauá (região metropolitana de SP) um curso preparatório para o Enem.
O professor cita ainda outra vantagem. "São uma alternativa interessante por estarem disponíveis a qualquer momento." Essa acessibilidade e a interdisciplinaridade são, de acordo com ele, descrevem o potencial de contribuição das videoaulas no processo de aprendizado do estudante.
Segundo Steil, o ideal é retomar conteúdos clássicos, aplicados à problemática do cotidiano, pois o "formato adotado pelo Enem promove uma abordagem interdisciplinar de temas cada vez mais atuais".

Estudo

Com mais de um bilhão de acessos mensais, o Youtube é um dos principais meios para localizar videoaulas focadas em disciplinas tradicionais que caem no Enem. Como qualquer pessoa pode postar uma videoaula, o mais recomendado é buscar as mais vistas e as avaliadas positivamente pelos usuários.
Se tem uma deficiência em uma determinada disciplina, faça buscas específicas sobre o assunto para localizar as videoaulas referentes. Também não descarte na busca os que foram postados em anos anteriores: como o conteúdo é voltado para o Enem, eles continuam atuais.

Cursos gratuitos

O UOL selecionou 18 cursos gratuitos para ajudar no estudo para o Enem. Confira:


Confira 18 videoaulas para o Enem - 17 vídeos

Biologia

- Doenças originadas por vírus e medidas profiláticas 
- Tipos de células e membranas
- Transcrição e tipo de RNA

Física

Tipos de movimentos e suas aplicações

Geografia

- Processos de globalização

História

Civilização grega e romana
- Renascimento cultural
- República Velha e Era Vargas

Matemática

- Seno, cosseno e tangente
- Noções básicas sobre porcentagem
- Sequência e sucessões

Português

- Concordância verbal e nominal
- Uso de crase 

Química

- Conceitos básicos cobrados no Enem
- Química orgânica

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Inscrições para o vestibular da Uncisal iniciam nesta terça-feira

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) realiza a partir das 14 hs desta terça-feira (17) até as 23h59 do dia 30 de outubro as inscrições para o Vestibular 2014.
As inscrições para o PROSEL/UNCISAL 2014 serão realizadas exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico http://vestibular.uncisal.edu.br.
Segundo consta no edital o candidato deverá fazer o seu cadastro no endereço eletrônico http://vestibular.uncisal.edu.br. Após a realização do cadastro o interessado deverá preencher uma ficha de inscrição online existente no endereço eletrônico http://vestibular.uncisal.edu.br, e após a conferência dos dados, haverá a confirmação de sua inscrição.
Com o preenchimento de todos os dados o candidato deverá imprimir o Documento de Arrecadação – DAR gerado pelo sistema da Uncisal e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, observando a data de vencimento deste, nas agências bancárias credenciadas, caixa eletrônico ou qualquer outro estabelecimento autorizado a receber pagamentos por Documento de Arrecadação do Estado de Alagoas.

Cotas
Os candidatos optantes por aderir às cotas deverão selecionar, dentre as opções disponíveis no Sistema de Inscrição a instituição pública de ensino onde estudou em cada série dos últimos quatro anos do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) e nas séries Ensino Médio (1º a 3º ano).

Provas
As provas do Vestibular Uncisal 2014 serão realizadas no dia 07de dezembro de 2013 no horário das 13h às 17h (horário local), e no dia 08 de dezembro de 2013, no horário das 13h às 18h (horário local). Os locais de realização das provas serão divulgados no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br.
Aqueles que requererem condição específica para realização da prova (candidatos sabatistas), deverão comparecer no local de prova no mesmo horário que os demais candidatos, no entanto, no dia 07, o horário de realização das provas para estes será das 18h às 22h (horário local).

Cursos e Vagas
O curso de Medicina terá disponibilidade de 50 vagas, Fisioterapia 40, Fonoaudiologia 30, Terapia Ocupacional 40, Enfermagem 40, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 60, Processos Gerenciais 60, Tecnologia em Radiologia 60 e Tecnologia em Sistemas Biomédicos 60 vagas. Lembrando que 50% das vagas são destinadas aos cotistas.

Resultado e matrículas
O resultado do Vestibular 2014 da Uncisal acontecerá no dia 17 de janeiro de 2014 a partir das 16 horas com o tradicional trote do Fera Uncisal. A festa será no Campus da Universidade no Trapiche da Barra. O listão dos aprovados também estará disponibilizada no site da Uncisal.
As matrículas dos novos alunos serão realizadas entre os dias 20 e 23 de janeiro na gerencia de Controle Acadêmico da Uncisal. Informações pelo telefone: (82) 3315-6736.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

As 10 melhores técnicas de estudo, segundo a ciência

Um estudo recentemente publicado em janeiro de 2013 na revista científica Psychological Science in the Public Interest avaliou dez técnicas comuns de aprendizagem para classificar quais possuem de fato a melhor utilidade.
O resultado do paper (íntegra aqui) traz algumas surpresas para o estudante.
Técnicas bastante populares no Brasil, como resumir, grifar, utilizar mnemônicos, visualizar imagens para apreensão de textos e reler conteúdos foram classificadas como as de utilidade mais baixa.
Três práticas foram encaradas como de utilidade moderada: interrogação elaborativa, auto-explicação e estudo intercalado.
E as duas que obtiveram o mais alto grau de utilidade na aprendizagem foram as técnicas de teste prático e prática distribuída.
É a ciência desaprovando boa parte do meu método de estudo, muito baseado em resumos, grifos, mnemônicos e mapas mentais. Por outro lado, foi confirmada a impressão que eu tinha de que a realização de exercícios em doses cavalares era extremamente efetiva para o estudo para concursos públicos.
Lembre-se de que o ranking reflete os resultados do estudo, porém cada pessoa tem o seu estilo de estudo e nada está escrito em pedra. Dito isto, falemos agora sobre as dez técnicas, das piores para as melhores.

Grifar (utilidade: baixa)

grifar 595x396 As 10 melhores técnicas de estudo, segundo a ciência
Tão fácil quanto ineficiente.
Prepara-se para dar um descanso ao seu grifador amarelo. O estudo aponta que a técnica de apenas grifar partes importantes de um texto é pouco efetiva pelos mesmos motivos pelos quais é tão popular: praticamente não requer esforço.
Ao fazer um grifo, seu cérebro não está organizando, criando ou conectando conhecimentos. Então, grifar só pode ter alguma (pouca) utilidade quando combinada com outras técnicas.

Releitura (utilidade: baixa)

reler 595x396 As 10 melhores técnicas de estudo, segundo a ciência
Deixa eu ler pela quinta vez…
Reler um conteúdo, em regra, é menos efetivo do que as demais técnicas apresentadas. O estudo, no entanto, mostrou que determinados tipos de leitura (massive rereading) podem ser melhores do que resumos ou grifos, se aplicados no mesmo período de tempo. A dica é reler imediatamente depois de ler, por diversas vezes.

Mnemônicos (utilidade: baixa)

mnemonico 595x446 As 10 melhores técnicas de estudo, segundo a ciência
Remember, remember, SoCiDiVaPlu.
Segundo o dicionário Houaiss, mnemônico é algo relativo à memória; que serve para desenvolver a memória e facilitar a memorização (diz-se de técnica, exercício etc.); fácil de ser lembrado; de fácil memorização.
Em apostilas e sites de concursos públicos, é muito comum ver o uso de mnemônicos com as primeiras letras ou sílabas, como SoCiDiVaPlu para decorar os fundamentos da República Federativa do Brasil (artigo 1º da Constituição).
O estudo da Psychological Science in the Public Interest mostrou que os mnemônicos só são efetivos quando as palavras-chaves são importantes e quando o material estudado inclui palavras-chaves fáceis de memorizar.
Assuntos que não se adaptam bem a geração de palavras-chaves não conseguiram ser bem aprendidos com o uso de mnemônicos. Então, utilize-os em casos específicos e pouco tempo antes de teste.

Visualização (utilidade: baixa)

mindmap visualizacao 595x464 As 10 melhores técnicas de estudo, segundo a ciência
Exemplo de mapa mental.
Os pesquisadores pediram que estudantes imaginassem figuras enquanto liam textos. O resultado positivo foi apenas em relação a memorização de frases. Em relação a textos mais longos, a técnica mostrou-se pouco efetiva.
Surpreendentemente (ao menos para mim), a transformação das imagens mentais em desenhos também não demonstrou aumentar a aprendizagem e ainda trouxe o inconveniente de limitar os benefícios da imaginação.
Isso não invalida completamente o uso de mapas mentais para estudos, já que esses consistem além de desenho a conexão de ideias e conceitos.
De qualquer maneira, o resultado do estudo é que a visualização não é uma técnica efetiva para provas que exijam conhecimentos inferidos de textos.

Resumos (utilidade: baixa)

resumir 595x395 As 10 melhores técnicas de estudo, segundo a ciência
Vou resumir para você.
Resumir os pontos mais importantes de um texto com as principais ideias sempre foi uma técnica quase intuitiva de aprendizagem.
O estudo mostrou que os resumos são úteis para provas escritas, mas não para provas objetivas.
Embora tenha sido classificado como de utilidade baixa, a técnica de resumir ainda é mais útil do que grifar e reler textos. O paper diz que a técnica pode ser uma estratégia efetiva para estudantes que já são hábeis em produzir resumos.

Interrogação elaborativa (utilidade: moderada)

perguntar 595x348 As 10 melhores técnicas de estudo, segundo a ciência
Por que é que a vida é assim?
A técnica de interrogação elaborativa consiste em criar explicações que justifiquem por que determinados fatos apresentados no texto são verdadeiros.
O estudante devem concentrar-se em perguntas do tipo Por quê? em vez de O quê?.
Seguindo o exemplo que demos pouco antes, em vez de decorar um mnemônico como SoCiDiVaPlu, o ideal seria perguntar-se por que o Brasil adota a dignidade da pessoa humana como fundamento da República? E buscar a resposta na origem do estado democrático de Direito e na adoção do princípio da dignidade da pessoa humana pelas principais democracias ocidentais após a Revolução Francesa.
Note que esse tipo de estudo requer um esforço maior do cérebro, pois concentra-se em compreender as causas de determinado fato, investigando suas origens.
Falando especificamente de concursos públicos, a interrogação elaborativa é um grande diferencial na hora de responder redações e questões discursivas.

Auto-explicação (utilidade: moderada)

autoexplicacao 595x396 As 10 melhores técnicas de estudo, segundo a ciência
Entendeu, Eu Mesma?
A auto-explicação mostrou-se ser uma técnica útil para aprendizagem de conteúdos mais abstratos. Na prática, trata-se de ler o conteúdo e explicá-lo com suas próprias palavras para você mesmo.
O estudo mostrou que a técnica é mais efetiva se utilizada durante o aprendizado, e não após o estudo.

Estudo intercalado (utilidade: moderada)

estudo intercalado 595x483 As 10 melhores técnicas de estudo, segundo a ciência
Vou alternar as matérias, na ordem dessa pequena pilha.
O estudo intercalado é o que chamamos de rotação de matérias em posts anteriores.
A pesquisa procurou saber se era mais efetivo estudar tópicos de uma vez ou intercalando diferentes tipos de conteúdos de uma maneira mais aleatória.
Os cientistas concluíram que a intercalação tem utilidade maior em aprendizados envolvendo movimentos físicos e tarefas cognitivas (como ciências exatas).
O principal benefício da intercalação, como já havíamos observado, é fazer com que a pessoa consiga manter-se mais tempo estudando.

Teste prático (utilidade: alta)

teste marcar x 595x396 As 10 melhores técnicas de estudo, segundo a ciência
Simular é o melhor caminho.
Realizar testes práticos sobre o que você está estudando é uma das duas melhores maneiras de aprendizagem. A pesquisa científica mostrou que realizar testes práticos é até duas vezes mais eficiente do que outras técnicas.
No caso específico de concursos públicos, a recomendação é fazer toneladas de exercícios de provas anteriores. Não apenas do cargo para o qual você está estudando, mas qualquer tipo de questão que encontrar pela frente.
Como já recomendamos anteriormente, a maneira mais fácil de realizar testes é utilizando sistemas específicos para isso, como o site Questões de Concursos.

Prática distribuída (utilidade: alta)

distributed 595x377 As 10 melhores técnicas de estudo, segundo a ciência
Vou rever o conteúdo a cada 15 dias.
A prática distribuída consiste em distribuir o estudo ao longo do tempo, em vez de concentrar toda a aprendizagem em um bloco só (a.k.a. na véspera da prova).
Pesquisas mostram que o tempo ótimo de distribuição das sessões de estudo é de 10% a 20% do período que o conteúdo precisa ser lembrado. Por essa conta, se você quer lembrar algo por cinco anos, vocÊ deve espaçar seu aprendizado a cada seis meses. Se quer lembrar por uma semana, deve estudar uma vez por dia.
A prática distribuída também pode ser interpretada como a distribuição do estudo em pequenos períodos ao longo do dia, intervalando com períodos de descanso. Por exemplo, uma hora de manhã, uma hora à tarde e outra hora à noite.
Essa é exatamente a teoria de Tony Schwartz aplicada em técnicas de timebox como a Pomodoro Technique.

Quais as suas técnicas de estudo?

Se você está estudando algo, seja para concursos ou não, deixe suas opiniões sobre a pesquisa na caixa de comentários.
Quais dessas técnicas você utiliza? Você concorda com os resultados? Que outras técnicas de estudo você recomendaria?
Fonte: Big Think

Simulado Objetivo ENEM

COMECE JÁ A VIVER O CLIMA DO ENEM

O OBJETIVO realiza simulados abertos que reproduzem as exigências dos grandes vestibulares: a organização rígida e minuciosa, a inscrição formal, a identificação rigorosa, a inflexibilidade dos horários, a postura em sala, e questões com o mesmo nível de dificuldade. Visa a antecipar o "clima" dos vestibulares e, como envolve um número de inscritos próximo do número de candidatos às provas reais, permite uma pré-avaliação da posição relativa do aluno, no curso que escolheu.
As provas apresentarão o formato do Enem, contendo uma proposta de redação e 180 questões objetivas de múltipla escolha, divididas em quatro áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Sábado - 5 de outubro, às 14h
Ciências Humanas e suas Tecnologias
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Domingo - 6 de outubro, às 13h.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Matemática e suas Tecnologias

Não aceito Aceito

terça-feira, 10 de setembro de 2013

O Geekie Games oferece um plano de estudos personalizado de acordo com o perfil do participante

A Geekie, empresa brasileira que atua com educação e tecnologia e parceira do Catraca Livre, lançou a plataforma Geekie Games – O Desafio do Enem.
O projeto visa ajudar os estudantes a se prepararem para o Exame, por meio de um plano de estudos personalizado de acordo com o perfil de cada pessoa.

Para participar, é preciso se inscrever no site e indicar qual o curso e a faculdade que têm interesse. A próxima etapa é a realização de uma avaliação de diagnóstico, elaborada com base na Teoria de Respostas ao Item (TRI), mesma utilizada pelo Enem, para definir os pontos fracos e fortes de cada participante.
Depois, será desenvolvido um plano de estudo e, por último, uma avaliação final.

A cada etapa realizada, o estudante acumula pontos e pode melhorar sua posição no ranking da competição.
A prova de diagnóstico estará disponível a partir do dia 31 de agosto e a avaliação final será realizada entre os dias 9 e 16 de outubro.

Além dos estudantes, o Geekie Games foi pensado também para os professores, que terão acesso ao diagnóstico de seus alunos e ao o desempenho e evolução de cada um deles durante o game. Esse acompanhamento visa aprimorar o trabalho realizado em sala de aula.
Conheça o Geekie Games e bom estudo.

domingo, 8 de setembro de 2013

Medicina lidera nota de corte no Sisu: 723,20 a 820,76 em 2013.1

Não é à toa que os principais cursinhos do País colocam na propaganda os ex-alunos que foram aprovados para Medicina. É o curso com as maiores notas de corte no Sisu. Na principal edição do Sisu 2013 não foi diferente. Cinco universidades federais romperam a barreira dos 800 pontos na nota de corte para Medicina: Universidade Federal de Goiás (UFG); Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Universidade Federal do Paraná (UFPR); e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Na disputa por Ampla Concorrência ou na disputa por Cotas Sociais ou Raciais foi uma pedreira só.  O mito que se criou em torno da profissão médica, que tem elementos do sucesso pessoal e financeiro, além da arte de diagnosticar e de curar, faz do curso de Medicina um alvo difícil nas notas de corte.
Dica 1 – Quer ver também as notas de corte para os 10 cursos mais procurados no Sisu 2013? Veja aqui nota de corte para Direito, Administração, Engenharia, Pedagogia, etc. http://blogdoenem.com.br/category/basicao/notas/
A disputa mais acirrada para Medicina aconteceu no Rio de Janeiro, na UFRJ, onde os candidatos na Ampla Concorrência tiveram que superar a barreira mínima de 820,76 pontos na nota de corte para Medicina no Sisu 2013.1. Traduzindo em bom português: Só quem tinha nota do Enem acima de 820,76 pontos conseguiu passar da porta para dentro na UFRJ para estudar Medicina no começo do ano.
Logo depois, também acima de 800 pontos na nota de corte para Medicina vieram duas universidades federais em Minas Gerais.  No câmpus Umuarama, da Federal de Uberlândia, nota de corte de 817,77. E, no câmpus do Morro do Cruzeiro, na Universidade Federal de Ouro Preto, nota de corte de 810,34 pontos. Muito disputado, e com todas estas notas na disputa por Ampla Concorrência.
Dica 2 – Quer estudar para o Enem ou Vestibular  com uma apostila gratuita? O radar do Blog do Enem fez uma busca e selecionou para você apostilas completas para uma boa revisão. Veja aqui: http://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/
As notas de corte mais baixas para Medicina no Sisu 2013 do começo do ano aconteceram em disputas de Cotas Raciais. A menor nota de corte foi registrada na cota de indígenas no câmpus do Bacanga, na Universidade Federal do Maranhão, com 723,20 pontos. Depois vieram as notas de corte nas cotas raciais com renda até 1,5 salários mínimos no câmpus Universitário da Federal do Acre, e no câmpus do Cariri da Universidade Federal do Ceará, com 724,29 e 725,08 pontos respectivamente. Tabela completa no final do post.
Dica 3 – Quer fazer um simulado Enem gratuito? Veja aqui  10 Simulados Enem Online para você testar os seus conhecimentos 24 horas por dia: http://blogdoenem.com.br/enem-simulado-gratuito/
Dica 4 – Veja as notas de corte para Medicina em 2013.2, e depois compare com a tabela geral de 2013.1: http://blogdosisu.com.br/2013/06/18/sisu-2013-notas-de-corte/
Notas de Corte para Medicina – Sisu 2013.1 – Todas as Instituições

Notas de Corte Medicina – Sisu 2013 1 – Todas as instituições
Instituição
Câmpus
Turno
Disputa
Nota de Corte
UFCSPA Central Int Ampla Concorrência 798,74
UFCSPA Central Int Cota racial até 1,5 SM 757,66
UFCSPA Central Int Cota racial renda livre 775,48
UFCSPA Central Int Cota Esc. Pública até 1,5 SM 772,98
UFCSPA Central Int Cota Esc. Pública renda livre 796,76
UFT Palmas Int Ampla Concorrência 792,78
UFT Palmas Int Cota racial até 1,5 SM 754,10
UNIVASF CENTRO Int Ampla Concorrência 777,40
UNIVASF CENTRO Int Cota racial até 1,5 SM 734,58
UNIVASF CENTRO Int Cota racial renda livre 740,90
UNIVASF CENTRO Int Cota Esc. Pública até 1,5 SM 744,14
UNIVASF CENTRO Int Cota Esc. Pública renda livre 761,28
UNEMAT Cáceres Int Ampla Concorrência 783,53
UESC Ilhéus Int Ampla Concorrência 786,30
UESPI Pirajá Int Ampla Concorrência 762,11
UESB Jequié Int Ampla Concorrência 786,13
UFPB Sede Int Ampla Concorrência 791,46
UFPB Sede Int Cota racial até 1,5 SM 739,72
UFPB Sede Int Cota racial renda livre 755,02
UFPB Sede Int Cota Esc. Pública até 1,5 SM 758,58
UFPB Sede Int Cota Esc. Pública renda livre 782,38
UFAL A. C. Simões Int Ampla Concorrência 780,02
UFAL A. C. Simões Int Cota racial até 1,5 SM 738,84
UFAL A. C. Simões Int Cota racial renda livre 743,26
UFAL A. C. Simões Int Cota Esc. Pública até 1,5 SM 750,88
UFAL A. C. Simões Int Cota Esc. Pública renda livre 766,08
UFG Goiânia Int Ampla Concorrência 804,28
UFG Goiânia Int Cota racial até 1,5 SM 763,50
UFG Goiânia Int Cota racial renda livre 772,54
UFG Goiânia Int Cota Esc. Pública até 1,5 SM 780,62
UFJF Sede Int Ampla Concorrência 796,60
UFJF Sede Int Cota racial até 1,5 SM 750,10
UFJF Sede Int Cota racial renda livre 761,12
UFJF Sede Int Cota Esc. Pública até 1,5 SM 762,76
UFJF Sede Int Cota Esc. Pública renda livre 784,26
UFMT Cuiabá Int Ampla Concorrência 784,78
UFMT Cuiabá Int Cota racial até 1,5 SM 736,24
UFMT Cuiabá Int Cota racial renda livre 748,94
UFMT Cuiabá Int Cota Esc. Pública até 1,5 SM 751,52
UFMT Cuiabá Int Cota Esc. Pública renda livre 773,00
UFMS Campo Grande Int Ampla Concorrência 786,18
UFMS Campo Grande Int Cota racial até 1,5 SM 748,69
UFMS Campo Grande Int Cota racial renda livre 760,63
UFMS Campo Grande Int Cota Esc. Pública até 1,5 SM 779,35
UFMS Campo Grande Int Cota Esc. Pública renda livre 787,79
UFOP Morro do Cruzeiro Int Ampla Concorrência 810,34
UFOP Morro do Cruzeiro Int Cota racial até 1,5 SM 784,89
UFOP Morro do Cruzeiro Int Cota racial renda livre 774,47
UFOP Morro do Cruzeiro Int Cota Esc. Pública até 1,5 SM 783,57
UFOP Morro do Cruzeiro Int Cota Esc. Pública renda livre 801,00
UFPEL DA SAÚDE Int Ampla Concorrência 787,18
UFPEL DA SAÚDE Int Cota racial até 1,5 SM 748,30
UFPEL DA SAÚDE Int Cota racial renda livre 756,60
UFPEL DA SAÚDE Int Cota Esc. Pública até 1,5 SM 758,32
UFPEL DA SAÚDE Int Cota Esc. Pública renda livre 776,24
UFRR Paricarana Int Ampla Concorrência 771,17
UFRR Paricarana Int Cota racial até 1,5 SM 736,24
UFRR Paricarana Int Cota racial renda livre 758,87
UFSCAR Sede Int Ampla Concorrência 784,29
UFSCAR Sede Int Cota racial até 1,5 SM 735,31
UFSCAR Sede Int Cota racial renda livre 744,61
UFSCAR Sede Int Cota Esc. Pública até 1,5 SM 748,09
UFSCAR Sede Int Cota Esc. Pública renda livre 768,43
UFSJ CENTRO-OESTE Int Ampla Concorrência 770,89
UFSJ CENTRO-OESTE Int Cota racial até 1,5 SM 734,72
UFSJ CENTRO-OESTE Int Cota racial renda livre 744,01
UFU Umuarama Int Ampla Concorrência 817,77
UFU Umuarama Int Cota racial até 1,5 SM 772,60
UFU Umuarama Int Cota racial renda livre 773,03
UFU Umuarama Int Cota Esc. Pública até 1,5 SM 796,61
UFU Umuarama Int Cota Esc. Pública renda livre 801,46
UFV Viçosa Int Ampla Concorrência 791,78
UFV Viçosa Int Cota racial até 1,5 SM 762,80
UFV Viçosa Int Cota racial renda livre 763,68
UFV Viçosa Int Cota Esc. Pública até 1,5 SM 776,54
UFV Viçosa Int Cota Esc. Pública renda livre 792,82
UFAC Universitário Int Ampla Concorrência 765,80
UFAC Universitário Int Cota racial até 1,5 SM 724,29
UFAC Universitário Int Cota racial renda livre 735,03
UFAC Universitário Int Cota Esc. Pública até 1,5 SM 740,70
UFAC Universitário Int Cota Esc. Pública renda livre 746,53
UFAM FAC MEDICINA Int Ampla Concorrência 773,46
UFAM FAC MEDICINA Int Cota racial até 1,5 SM 738,19
UFAM FAC MEDICINA Int Cota racial renda livre 744,59
UFC SOBRAL Int Ampla Concorrência 777,00
UFC Fortaleza Int Ampla Concorrência 784,70
UFC CARIRI Int Ampla Concorrência 775,24
UFC SOBRAL Int Cota racial até 1,5 SM 741,76
UFC Fortaleza Int Cota racial até 1,5 SM 751,04
UFC CARIRI Int Cota racial até 1,5 SM 725,08
UFC SOBRAL Int Cota racial renda livre 746,68
UFC CARIRI Int Cota racial renda livre 744,96
UFC Fortaleza Int Cota racial renda livre 761,88
UFC CARIRI Int Cota Esc. Pública até 1,5 SM 755,48
UFC Fortaleza Int Cota Esc. Pública até 1,5 SM 761,14
UFC SOBRAL Int Cota Esc. Pública até 1,5 SM 763,24
UFC CARIRI Int Cota Esc. Pública renda livre 766,14
UFC Fortaleza Int Cota Esc. Pública renda livre 775,86
UFC SOBRAL Int Cota Esc. Pública renda livre 773,74
UNIRIO MARIZ E BARROS Int Ampla Concorrência 788,50
UNIRIO MARIZ E BARROS Int Cota racial até 1,5 SM 750,58
UNIRIO MARIZ E BARROS Int Cota racial renda livre 768,60
UNIRIO MARIZ E BARROS Int Cota Esc. Pública até 1,5 SM 777,18
UNIRIO MARIZ E BARROS Int Cota Esc. Pública renda livre 785,78
UFMA Bacanga Int Ampla Concorrência 779,62
UFMA Bacanga Int Cota indígena, até 1,5 SM 733,38
UFMA Bacanga Int Cota Indígena. Renda livre 723,20
UFMA Bacanga Int Cota racial até 1,5 SM 736,78
UFMA Bacanga Int Cota racial, renda livre 743,90
UFMA Bacanga Int Cota Esc. Pública até 1,5 SM 752,80
UFMA Bacanga Int Cota Esc. Pública renda livre 761,56
UFPR Curitiba Centro Int Ampla Concorrência 810,02
UFPR Curitiba Centro Int Cota racial até 1,5 SM 766,68
UFPR Curitiba Centro Int Cota racial renda livre 768,94
UFPR Curitiba Centro Int Cota Esc. Pública até 1,5 SM 787,94
UFPR Curitiba Centro Int Cota Esc. Pública renda livre 801,00
UFPI Petrônio Portella Int Ampla Concorrência 772,78
UFPI Petrônio Portella Int Cota racial até 1,5 SM 730,12
UFPI Petrônio Portella Int Cota racial renda livre 740,73
UFRJ Fundão Int Ampla Concorrência 820,76
UFRJ Fundão Int Cota racial até 1,5 SM 781,28
UFRJ Fundão Int Cota racial renda livre 800,11
UFRJ Fundão Int Cota Esc. Pública até 1,5 SM 785,66
UFRJ Fundão Int Cota Esc. Pública renda livre 809,26
FURG Carreiros Int Ampla Concorrência 797,63
FURG Carreiros Int Cota racial até 1,5 SM 764,72
FURG Carreiros Int Cota racial renda livre 770,41
FURG Carreiros Int Cota Esc. Pública até 1,5 SM 769,82
FURG Carreiros Int Cota Esc. Pública renda livre 785,78
UFF FAC MEDICINA Int Ampla Concorrência 792,88
UFF FAC MEDICINA Int Cota racial até 1,5 SM 751,74
UFF FAC MEDICINA Int Cota racial renda livre 766,66
UFF FAC MEDICINA Int Cota Esc. Pública até 1,5 SM 761,42
UFF FAC MEDICINA Int Cota Esc. Pública renda livre 791,06
Sisu
Confira o Simulado Enem 2013  - Clique AQUI.
Confira Como se preparar para o Enem 2013 - Clique AQUI.


http://blogdoenem.com.br/medicina-nota-de-corte-sisu/

domingo, 1 de setembro de 2013

Objetivo é ajudar as pessoas na preparação para concursos e vestibulares

Iniciativa de um estudante de matemática e de engenharia, o site Calcule Mais disponibiliza 600 vídeo-aulas gratuitamente. O objetivo é ajudar as pessoas a se prepararem para concursos, vestibulares e Enem.
Além de explicação teórica, as aulas contêm resolução de exercícios práticos.
O conteúdo do site é utilizado pelo MEC em seu portal do professor.