segunda-feira, 25 de abril de 2011

Portaria do MEC garantem a estudantes mais tempo para concluir curso de graduação

ProUni


De A Tribuna On-line

Créditos: Arquivo
O Ministério da Educação (MEC) ampliou o prazo para bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) utilizarem o benefício. Com a mudança,  o prazo passa de uma vez e meia a duração do curso para duas vezes a duração da graduação. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

Segundo o texto, o estudante de um curso de quatro anos, que antes teria até seis para se formar, passa a ter oito para concluir a graduação.

Ainda de acordo com o MEC, a medida dá ao estudante que eventualmente não consiga terminar o curso no tempo regular — por necessidade de trancamento ou outros motivos — o direito à bolsa até a conclusão dessa etapa dos estudos.

Para o estudante que obtém a bolsa em curso no qual já esteja matriculado, o período cursado antes da concessão do benefício será deduzido do prazo total que, pela nova regra, ele terá para concluir a graduação.

Programa

O ProUni foi criado em 2004 e oferece bolsas integrais e parciais (50% da mensalidade) a estudantes em instituições particulares de educação superior. Desde então, 863 mil estudantes foram contemplados com bolsas de estudos.