sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

MEC publica regras de seleção para Fies no 1º semestre de 2017

 Brasília - O Ministério da Educação publicou nesta quinta-feira, 21, no Diário Oficial da União (DOU) as regras de seleção dos estudantes a serem financiados com recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre de 2017. A portaria também define os procedimentos que as empresas de ensino devem adotar para participar do programa.

De acordo com o ato, podem se inscrever na seleção do Fies o candidato que, cumulativamente, tenha participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero; e tenha renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos.

Já as mantenedoras de Instituições de Educação Superior (IES) interessadas em aderir ao processo seletivo devem assinar termo de participação entre esta quinta-feira e o dia 6 de janeiro. Esse documento deve conter a proposta de oferta de vagas da instituição, entre outros dados. Todos os procedimentos necessários à emissão e à assinatura do termo deve ser realizados exclusivamente por meio do Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), disponível no endereço eletrônico http://fiesoferta.mec.gov.br.

As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet, em período que ainda será especificado no edital da seleção

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

lista de aprovados no Processo Seletivo Formativo 2017/1 da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Bahiana)

Já está disponível a lista de aprovados no Processo Seletivo Formativo 2017/1 da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Bahiana) para ingresso no curso de Medicina.

Confira o resultado

Os convocados deverão realizar a matrícula online no dia 5 de janeiro de 2017, neste link. Já a etapa presencial deve ser feita no dia 10 seguinte, das 8h30 às 17h, na Biblioteca da Unidade Acadêmica Brotas, que fica na Av. D. João VI, 275, Brotas.

Na ocasião, eles deverão apresentar originais e fotocópias dos seguintes documentos:

    Cédula de identidade;
    Certidão de nascimento;
    Certidão de casamento (em caso de mudança de nome);
    Título de eleitor;
    Prova de regularidade com o serviço militar;
    Comprovante de endereço;
    CPF;
    Contrato de Prestação dos Serviços Educacionais impresso em duas vias (documento disponibilizado via web) e assinado pelo aluno e responsável legal, se menor de 18 anos;
    RG e CPF do responsável legal, apenas no caso dos convocados menores de 18 anos;
    Histórico Escolar e do Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

O processo seletivo foi realizado em duas etapas. A primeira aconteceu em 13 de novembro com questões objetivas de conhecimentos gerais contemporâneos e no dia 25 com atividades vivenciais. Já a segunda, composta por prova discursiva e redação, foi realizada no dia 29 seguinte.

Serão preenchidas 100 vagas no curso de Medicina, que será ministrado em Salvador. Outras 340 oportunidades foram ofertadas para Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia. Neste caso, o resultado sai amanhã.

UFPE vai oferecer 6.952 vagas no Sisu 2017

Vestibulandos interessados em ingressar na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) já podem conferir as vagas que a instituição vai oferecer no próximo ano pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Serão 6.952 vagas em 96 cursos. Comparado com o ano passado, houve a redução de 20 vagas. A diminuição é na graduação em ciências econômicas de Caruaru, que terá cem vagas em vez de 120.

Do total de vagas no Sisu, 3.470 vagas vão para ampla concorrência e 3.482 vagas para candidatos cotistas (que estudaram todo o ensino médio em escola pública). No site da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad) há o quantitativo de vagas e os pesos e notas mínimas de cada curso.

Segundo a UFPE, 14 graduações sofreram mudanças, já divulgadas em junho deste ano, nos pesos e notas mínimas: administração, arquitetura e urbanismo, enfermagem, engenharia cartográfica e de agrimensura, engenharia de produção, fisioterapia, hotelaria, matemática (bacharelado), medicina, nutrição, odontologia, química (bacharelado), terapia ocupacional e design.

Sobre a redução de 20 vagas no curso de ciências econômicas de Caruaru, o pró-reitor acadêmico da UFPE, Paulo Goes,  disse que houve uma reestruturação do projeto pedagógico, com reavaliação do mercado de trabalho para o curso.
FORA DO SISU

Outros seis cursos, totalizando 195 vagas, não participam do Sisu. São as graduações em música/bacharelado – canto, música/bacharelado – instrumento, música/licenciatura, dança, letras – libras e licenciatura intercultural indígena. O edital dos cursos de Música já foi lançado.

Os cursos de educação a distância também não integram o Sisu: bacharelado em ciências contábeis e as licenciaturas em geografia, letras – língua espanhola, letras – língua portuguesa e matemática. Essas seleções são feitas via editais específicos.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai oferecer 6.279 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai oferecer 6.279 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para concorrer às vagas nos cursos presenciais de graduação, os candidatos devem, obrigatoriamente, ter participado da edição de 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, posteriormente, efetuar inscrição na primeira edição de 2017 do processo seletivo do Sisu.

As normas dessa edição do Sisu serão estabelecidas em edital da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), ainda não publicado, e em editais da UFMG.

A classificação e a seleção dos candidatos inscritos no Processo Seletivo Sisu 1ª edição de 2017 serão realizadas por meio de chamada regular a ser divulgada no portal do Sisu e na página Sisu/UFMG – exclusivamente neste site, serão divulgadas as chamadas referentes à lista de espera do processo seletivo.

Resultados no Enem

A seleção dos candidatos será feita com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Enem 2016. De acordo com a diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da UFMG, Daniele Zárate, as notas míninas e máximas da edição passada do Sisu servem apenas como referência, pois não é possível prever o desempenho dos candidatos no processo seletivo de 2017.

Os cursos presenciais de graduação da UFMG cujas vagas são preenchidas por meio do Sisu estão relacionadas nos quadros 1, 2 e 3 do edital disponível na página Sisu/UFMG.

Daniele Zárate enfatiza que os candidatos "devem ficar atentos, já que a UFMG preencherá as vagas de seus cursos de graduação em uma única seleção, realizada em janeiro, e não participará da segunda edição anual do Sisu”.

Os candidatos que preencherão as 6.279 vagas, com ingresso nos dois períodos letivos de 2017, farão o registro acadêmico online em datas a serem divulgadas, sendo posteriormente convocados para apresentação dos documentos. Todas as instruções para esse procedimento serão divulgadas na página Sisu/UFMG.