quarta-feira, 28 de setembro de 2016

MEC libera abertura de 2,3 mil vagas de medicina em 37 cidades

O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (27) a lista das cidades e respectivas instituições de ensino superior privadas que receberam a autorização para abrir 2,3 mil vagas em cursos de medicina. A expansão estava prevista desde 2014 dentro do programa Mais Médicos e as empresas terão até 18 meses para implantar os novos cursos. 

Segundo o Ministério da Educação (MEC), 216 cidades apresentaram propostas e 39 foram classificadas no ano passado. Entretanto, na última análise, as cidades de Tucuruí (Pará) e Limeira (São Paulo) foram eliminadas, por isso a lista final inclui 37 cidades. Com 13 cidades, São Paulo é o estado com o maior total de instituições beneficiadas (Veja abaixo a llista completa).

Cidades, vagas e mantenedora

Veja abaixo a lista das cidades, empresa que vai oferecer o curso e o total de vagas anuais:
  1. Alagoinhas (BA) - 65 vagas - Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá Ltda
  2. Eunápolis (BA) - 55 vagas - Pitágoras - Sistema de Educação Superior Sociedade Ltda
  3. Guanambi (BA) - 60 vagas - Sociedade Padrão de Educação Superior Ltda
  4. Itabuna (BA) - 85 vagas - Instituto Educacional Santo Agostinho Ltda
  5. Jacobina (BA) - 55 vagas - AGES Empreendimentos Educacionais Ltda
  6. Juazeiro (BA) - 55 vagas - IREP Sociedade de Ensino Superior, Medio e Fundamental Ltda
  7. Cachoeiro do Itapemirim (ES) - 100 vagas - Empresa Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão S.A - EMBRAE
  8. Contagem (MG) - 50 vagas - Sociedade Mineira de Cultura
  9. Passos (MG) - 50 vagas - Centro Educacional Hyarte-ML-Ltda
  10. Poços de Caldas (MG) - 50 vagas - Sociedade Mineira de Cultura
  11. Sete Lagoas (MG) - 50 vagas - Centro Educacional Hyarte-ML-Ltda
  12. Jaboatão dos Guararapes (PE) - 100 vagas - Sociedade de Educação Tiradentes S/S Ltda
  13. Campo Mourão (PR) - 50 vagas - CEI - Centro Educacional Integrado
  14. Guarapuava (PR) - 55 vagas - Campo Real Educacional S.A
  15. Pato Branco (PR) - 50 vagas - Associação Patobranquense de Ensino Superior S.C. Ltda
  16. Umuarama (PR) - 60 vagas - Associação Paranaense de Ensino e Cultura
  17. Angra dos Reis (RJ) - 55 vagas - Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá Ltda
  18. Três Rios (RJ) - 50 vagas - Sociedade Universitária Para o Ensino Médico Assistencial Ltda
  19. Vilhena (RO) - 50 vagas - Associação Educacional de Rondonia
  20. Erechim (RS) - 55 vagas - Fundação Regional Integrada
  21. Ijuí (RS) - 50 vagas - UNISEB União dos Cursos Superiores SEB Ltda
  22. Novo Hamburgo (RS) - 60 vagas - Associação Pro Ensino Superior em Novo Hamburgo
  23. São Leopoldo (RS) - 65 vagas - Associação Antonio Vieira
  24. Jaraguá do Sul (SC) - 50 vagas - Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá Ltda
  25. Araçatuba (SP) - 65 vagas - Missão Salesiana de Mato Grosso
  26. Araras (SP) - 55 vagas - Sociedade Regional de Ensino e Saúde S/S Ltda
  27. Bauru (SP) - 100 vagas - Associação Educacional Nove de Julho
  28. Cubatão (SP) - 50 vagas - AMC - Serviços Educacionais Ltda
  29. Guarujá (SP) - 55 vagas - Associação Prudentina de Educação e Cultura APEC
  30. Guarulhos (SP) - 100 vagas - Associação Educacional Nove de Julho
  31. Jaú (SP) - 55 vagas - Associação Prudentina de Educação e Cultura APEC
  32. Mauá (SP) - 50 vagas - Associação Educacional Nove de Julho
  33. Osasco (SP) - 70 vagas - Associação Educacional Nove de Julho
  34. Piracicaba (SP) - 75 vagas - ISCP Sociedade Educacional S.A.
  35. Rio Claro (SP) - 55 vagas - ISCP Sociedade Educacional S.A.
  36. São Bernardo do Campo (SP) - 100 vagas - Associação Educacional Nove de Julho
  37. São José dos Campos (SP) - 100 vagas - ISCP Sociedade Educacional S.A.


Ampliação

A expectativa do MEC era de que fossem ofertadas até 2.460 vagas para formação de médicos. Porém, com a exclusão das cidades de Tucuruí e Limeira, o número de vagas passou para 2.355.
No ano passado, ainda na gestão Dilma Rousseff, a previsão do programa Mais Médicos era abrir 11,5 mil vagas de medicina até 2017. À época, a meta do governo também incluía a criação de 12.372 vagas em residência médica até 2018.
O secretário de regulação e supervisor da educação superior do MEC, Maurício Costa Romão, disse, em entrevista ao G1, que para ter a proposta contemplada, a instituição tinha de cumprir três requisitos: ter bons indicadores de qualidade, robutez financeira e projeto pedagógico para a formação médica. "As propostas que não foram habilitadas não cumpriram um ou mais critérios", afirmou.
Entre esta quarta-feira (29) até o dia 11 de outubro, as mantenedoras serão convocadas para apresentar a garantia de execução dos projetos. No dia 18 de outubro, haverá a assinatura do termo de compromisso entre as instituição com o MEC.
Também está previsto o monitoramento da implantação dos projetos apresentados. De acordo com cada proposta selecionada, esse processo pode ser realizado entre três e 18 meses. O prazo final acaba no dia 18 de junho de 2018, de acordo com o ministério.

Polêmica

Publicado em dezembro de 2014, o edital que previa a seleção das instituições para criação das novas vagas de medicina, foi suspenso em outubro de 2015 pelo Tribunal de Contas da União.
Na ocasião, a ministra Ana Arraes destacou em seu despacho que no edital do MEC não havia "delimitação clara dos critérios de habilitação, principalmente quanto à capacidade econômico-financeira" das mantenedoras. Somente em julho deste ano, o TCU determinou a liberação do edital.

Escolha das cidades

O projeto de expansão prevê que dez por cento das vagas devem ser concedidas com bolsas voltadas para estudantes de baixa renda. O objetivo da abertura de novos cursos é garantir atendimento a municípios considerados prioritários pelo governo (veja a lista de instituições abaixo). Todas as cidades têm pelo menos 70 mil habitantes e não ofereciam a formação médica, segundo o governo.

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Abertas inscrições para vestibular de Medicina Univag 2017/1

O sonho de se tornar médico está próximo. O Centro Universitário de Várzea Grande abriu as inscrições para o vestibular de Medicina 2017/1. Os candidatos podem se inscrever no site da VUNESP (www.vunesp.com.br) e do UNIVAG (www.medicinaunivag.com.br) de 01 de setembro até 18 de outubro.
São disponibilizadas 60 vagas para o período integral. A prova do processo seletivo será realizada no dia 09 de novembro (quarta-feira), das 13h30 às 18h, horário local (uma hora a menos do horário de Brasília), no campus do UNIVAG, localizado na Avenida Dom Orlando Chaves, nº 2655 - bairro Cristo Rei, Várzea Grande-MT.
A avaliação é composta por uma prova com 60 questões de múltipla escolha e redação. O candidato deve estar munido de documento oficial com foto para realizar a prova que terá a duração de quatro horas e trinta minutos.
O curso de Medicina do UNIVAG destaca-se em muitos aspectos, dentre eles a estrutura laboratorial e corpo docente altamente qualificado. Com resgate de valores e uma formação mais humanística e abrangente, a Medicina do UNIVAG é diferente pelo método de ensino inovador que coloca o acadêmico como sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, utilizando a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL – Problem Basic Learning) e a inserção precoce em práticas na comunidade como principais estratégias para alcançar esses objetivos. Isso ajuda a construir no aluno um raciocínio lógico, crítico e ético que é tão importante para o médico.
Na avaliação do Ministério da Educação (MEC), com escala de 01 (mínima) a 05 (máxima), a Organização Didático-Pedagógica do curso possui conceito 04. Já as instalações e o corpo docente de Medicina UNIVAG possuem nota máxima.
Resultado do vestibular
Os resultados serão divulgados por meio de lista de chamada e de espera no dia 02 de dezembro de 2016, a partir das 15h pelo site www.medicinaunivag.com.br.
As matrículas poderão ser feitas entre 05 a 08 de dezembro, das 9h às 21h, para os convocados. Já os contemplados na lista de espera, devem preencher presencialmente, a confirmação de interesse de vaga nos dias 06 e 07 de dezembro, das 09h às 21h, na Central de Atendimento ao Estudante (CAE) do Univag.
As aulas do Curso de Medicina do Centro Universitário de Várzea Grande têm previsão de início no dia 20 de fevereiro de 2017.

Inscrições abertas para o Vestibular 2017/1 de Medicina da São Camilo (SP)

Começam nesta segunda-feira, dia 12 de setembro, as inscrições para o Vestibular 2017/1 de Medicina do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo. O prazo final é dia 4 de novembro e os candidatos devem pagar uma taxa no valor de R$ 409.
É possível se inscrever no vestibular usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio 2016 (Enem) para substiruir a prova objetiva do vestibular.
Faça sua inscrição aqui
As provas do processo seletivo devem acontecer no dia 2 de dezembro, em locais que serão informados a partir de 24 de novembro no site da Fundação Vunesp. O exame será aplicado em dois turnos, organizados da seguinte forma:
- Prova I, das 9h às 13: 20 questões discursivas de Biologia, Química, Matemática e uma Redação;
- Prova II, das 15h às 18h: 50 questões objetivas de Língua Portuguesa, Geografia, História, Língua Inglesa e Física.
Resultado
No dia 4 de janeiro de 2017 será divulgado o resultado final do vestibular, com a lista de candidatos aprovados em primeira chamada. Caso o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) não libere as notas do Enem até 4 de janeiro, quem optou pelo Enem terá a nota da Prova I descartada.
Os que não forem convocados na primeira lista devem manifestar interesse por vagas remanescentes nos dias 5 e 6 seguintes. Uma nova relação de convocados para matrícula deve ser publicada no dia 12 de janeiro.
O prazo para o registro acadêmico dos aprovados em primeira chamada é de 4 a 7 de janeiro de 2017, já os da segunda lista devem se matricular entre os dias 18 e 20 de janeiro.
O Centro Universitário São Camilo oferece 50 vagas para o curso de Medicina que ministrado no Campus Ipiranga na capital paulista. Veja mais detalhes no Edital de Abertura ou no site da Fundação Vunesp.

Famema (SP) inscreve para Vestibular 2017 de Medicina e Enfermagem

A Faculdade de Medicina de Marília (Famema), em São Paulo, inscreve a partir de hoje, 19 de setembro, para o Vestibular 2017. Os interessados podem fazer o cadastro até 11 de novembro. A taxa custa R$ 165.
Inscreva-se Famema 2017

De acordo com o Edital, candidatos matriculados no ensino médio e que tenham remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou que estejam desempregados têm direito a redução de 50% no valor da taxa.
Para isso, os estudantes deverão imprimir e assinar o requerimento de solicitação e enviá-lo pelos Correios junto com os documentos comprobatórios para o seguinte endereço:
VESTIBULAR FAMEMA 2017 – REDUÇÃO DE TAXA
Rua Dona Germaine Burchard 515 – Perdizes – 05002-062 – São Paulo – SP 

A lista de beneficiados com redução da taxa de inscrição está prevista para sair no dia 11 de outubro. Recursos serão recebidos nos dias 13 e 14 seguintes. Já a lista final sai em 21 de outubro.
Vestibular
As provas estão marcadas para o dia 11 de dezembro, das 14h às 19h. Os candidatos vão produzir uma redação e responder oito questões discursivas de Biologia e Química e 40 questões objetivas de português, matemática, geografia, história, inglês e física.
Conforme o cronograma, em 19 de janeiro de 2017 será liberada a lista geral de classificação. A oferta é de 120 vagas, sendo 80 para Medicina e 40 para Enfermagem.
Para mais detalhes, acesse o Edital do vestibular 2017 da Famema.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Mãe coleta recicláveis há 5 anos para manter filho em curso de medicina

“O que uma mãe não faria por um filho?”, questiona Evanildes Maria da Silveira, de 48 anos. Dedicada, iniciou há cinco anos um trabalho de coleta de papelão pelas ruas e empresas do município de Conceição do Coité, a 200 quilômetros de Salvador. Os materiais recolhidos são comercializados para reciclagem. O dinheiro obtido é usado para manter os estudos do filho, um jovem de 22 anos que cursa medicina na cidade de Aracaju, capital de Sergipe.

Evanildes trabalha como merendeira em uma escola pública de Coité. Funcionária terceirizada, enfrenta constantes atrasos nos salários. Ela diz que já chegou a ficar seis meses sem remunerações. “Por conta disso, a dificuldade é maior. Com meu filho estudando, eu precisava me programar”, explica. Por meio do conselho de uma colega de trabalho, que já atuava em reciclagem, foi às ruas atrás de um complemento na renda. “Não é muita coisa, mas já é uma ajudinha”, conta sobre os esforços.ento na renda. “Não é muita coisa, mas já é uma ajudinha”, conta sobre os esforços.

O filho de dona Evanildes conseguiu bolsa integral em uma universidade privada de Aracaju, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). Apesar de não ter custos com mensalidades, tem de arcar com os materiais de estudo, além de aluguel e manutenção pessoal.


A mãe detalha que Prefeitura Municipal de Coité concede uma ajuda de custo no valor de R$ 300, por meio do Programa de Apoio ao Estudante (PAE). Entretanto, o valor não é suficiente para todas as despesas. Por isso, Evanildes dobrou as mangas e foi às ruas.

“Faço com muito orgulho. Não tenho vergonha por isso. Houve pessoas que viraram a cara, mas não há do que eu me envergonhe”, atesta. O trabalho ocorre de domingo a domingo. Com a ajuda da mãe, o filho já completou dez semestres do curso de medicina e tem com previsão de formatura o segundo semestre de 2016.

Tio do estudante, José Carlos da Silveira, de 59 anos, também ajuda nos trabalhos de coleta, mesmo com uma deficiência em uma das pernas. “Fazemos para dar uma ajuda na manutenção. Puxo a carrocinha com o peso de domingo a domingo. Para mim, tem sido uma grande fase de fisioterapia”, diz.

José Carlos detalha, que ao lado da irmã, coleta mais de duas toneladas de papelão por mês. “Fazemos com grande satisfação. Ele [o sobrinho] é um menino inteligente e admirado por todos. A cidade toda tem uma coisa boa para contar sobre ele”, afirma orgulhoso.

Cinco anos após o início das coletas, dona Evanildes confessa que, por diversas vezes, pensou que não conseguiria manter o filho no curso. “Até agora mesmo, ainda não é nada fácil. O desejo de toda mãe é ajudar. Fico na expectativa de que ele tenha um grande futuro. Não tenho vergonha de contar isso. Que nossa história motive outros”, diz.

Fonte: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/08/mae-coleta-reciclaveis-ha-5-anos-para-manter-filho-em-curso-de-medicina.html