domingo, 24 de abril de 2016

PARTICIPE DO 1º SIMULADO ON-LINE

Você que é estudante do 3º ano do Ensino Médio vai poder participar de quatro simulados on-line por meio daPlataforma de Estudo do Hora do Enem. O primeiro já tem data marcada. Vai acontecer logo mais, no dia 30 de abril.
Para se inscrever na plataforma de estudos Hora do ENEM clique aqui e faça o seu cadastro.
As provas foram criadas seguindo a mesma metodologia utilizada nas questões do INEP. Ao completar o simulado, você poderá comparar a sua nota com a necessária para ser aprovado no curso e faculdade em que você quer entrar. A gente faz esse cálculo com base nas notas dos alunos aprovados no ano passado.
Você tem a opção de fazer o simulado da sua casa, escola ou de onde quiser, desde que tenha acesso à Internet. Poderá usar o computador, o celular ou o tablet. Universidades e Institutos Federais, instituições privadas e escolas estaduais de Ensino Médio também vão ceder espaço para a realização do simulado para os alunos que não tiverem acesso à Internet.

MARQUE NA AGENDA

1º Simulado: 30 de abril
20 questões por área do conhecimento (80 no total)

2º Simulado: 25 de junho
20 questões por área do conhecimento (80 no total)

3º Simulado: 13 de agosto
20 questões por área do conhecimento (80 no total)

4º Simulado: 8 e 9 de outubro
45 questões por área do conhecimento (180 no total)

COMO ME INSCREVO?

Todos alunos inscritos na Plataforma de Estudos Hora do Enem já estão automaticamente inscritos para os Simulados. 
Para se inscrever na Plataforma, basta clicar aqui e seguir os passos indicados.

SAIBA MAIS

Como vai funcionar o dia do simulado?
Os simulados serão liberados apenas durante os seus respectivos dias. Ou seja, às 00:01 do dia 30 de abril o 1º Simulado será liberado e você deverá iniciar o seu simulado até às 20:00 do mesmo dia.

Não tenho acesso à internet para fazer o simulado, onde posso fazer?
Se você não tiver acesso à internet e está matriculado no último ano do Ensino Médio em uma escola da rede pública, poderá escolher um local de prova para realizar o simulado. Você deverá ter um CPF válido cadastrado na plataforma de estudos. 
A escolha desse local se dará entre os dias 11 a 15 de abril, prazo prorrogado até 20 de abril por meio de um link na seção Simulados da Plataforma da Estudos Hora do ENEM.
Atenção, as vagas são limitadas e por ordem de chegada.

Quanto tempo terei para realizar o simulado?
Você terá uma média de 3 minutos por questão - o mesmo tempo da prova oficial do Enem.
Nos cadernos contendo 20 questões, o tempo total por caderno é de uma hora. O 1º e 2º Simulado, ambos com 4 cadernos de 20 questões, terão um tempo total de 4h. Nos cadernos de 45 questões (presentes apenas no último simulado), você terá um tempo de 2h 15min por caderno. O tempo total nesse caso fica como o exame do Enem - 9h de prova.
Atenção: após iniciar cada um dos cadernos, ele não poderá ser pausado. Caso você não finalize os cadernos quando o tempo de prova se esgotar, as suas respostas preenchidas até aquele instante serão finalizadas automaticamente.

Preciso ter um tipo específico de celular ou uma conexão rápida para fazer o simulado?
Já é possível ter uma boa experiência a partir de uma conexão 2G, 250 kbps. A plataforma também conta com aplicativo nativo para Android.

Quando as notas do simulado estarão disponíveis?
Assim que o estudante encerra o simulado, ele receberá automaticamente a nota TRI e a comparação dessa nota com a do curso e instituição de ensino escolhidos.