segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Gabarito Oficial Fuvest

Índice de abstenção na 1ª fase do vestibular da Fuvest é de 9,8%
 
Motivo de ansiedade e muito estudo e um dos vestibulares mais disputados por quem quer ingressar em faculdade pública, a primeira fase da prova da Fuvest, realizada neste domingo (29), teve 2.726 estudantes inscritos na Baixada Santista. Eles concorrem a 9.688 vagas disponíveis para 2016. No Estado, foram 142.721 candidatos. Destes,  13.922 não compareceram, o que corresponde a uma abstenção de 9,8%. No vestibular passado, estavam inscritos 141.888 candidatos, faltaram 14.457 (abstenção de 10,2%).

Em Santos, dos 2.726 candidatos, 280 não compareceram para fazer a prova, o que representa uma abstenção de 10,3%

As provas foram realizadas 121 locais no estado de São Paulo. Nenhum incidente foi registrado e nenhuma das 90 questões, elaboradas de acordo com o conteúdo do núcleo comum do Ensino Médio, foi anulada.
Em Santos, a Unisanta, no Boqueirão, e a Unip, na Vila Mathias, foram locais de prova. Candidatos de todas as cidades da região precisaram acessar as faculdades. O Colégio Objetivo, em parceria com A Tribuna On-line, divulgou o gabarito extraoficial corrigido da prova.

> Confira o gabarito oficial da prova
> Confira a resolução extraoficial da  Prova V 
Vestibulando de primeira viagem, o estudante Luis Felipe da Silva, 17 anos, mora em Mongaguá e chegou uma hora antes de os portões abrirem. “Estou ansioso. Me preparei fazendo simulados na escola e espero que a prova seja mais direta que o Enem”. 
A estudante Priscila Lujan Gonzalez, de 19 anos, foi de Itanhaém até a Unip. Este era o terceiro ano consecutivo em que ela realizaria a prova. 
“Moro em Itanhaém e cheguei duas horas antes, para não ter problema”, explicou “Fiz nos últimos dois anos, para Economia e para Direito. Mas, este ano, quero Psicologia”. 
Com esta troca de cursos, Priscila entra em uma corrida atrás da vaga mais acirrada: enquanto Direito teve 24,47 inscritos por vaga, em média, Psicologia teve 59,80 inscritos por vaga, segundo a organização da Fuvest.
 
Professores do Objetivo analisam primeira fase
A pedido de A Tribuna On-line, professores do Colégio Objetivo analisaram o exame e afirmaram que os candidatos que estudaram durante o ano todo foram bem nesta etapa do processo.
De acordo com o professor de história Robson Santiago,  a prova nesta disciplina foi  de nível médio. " As questões foram coerentes com o conteúdo do Ensino Médio. Foram perguntas analíticas e bem elaboradas, mas distribuíram bem conteúdo e caiu História Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea".

O professor de matemática Lúcio Ribeiro fez uma análise crítica da prova. Ele se surpreendeu com algumas questões originais, como a que falava sobre a transição da moeda no Brasil, desde o século XVI até chegar ao Real, apesar das questões terem sido dentro das expectativas quanto ao conteúdo. 
"O restante seguiu a linha tradicional com logaritmo, geometria, trigonometria. A prova de matemática é clássica. O nível de dificuldade pode ser maior por causa da interpretação, mas está nos padrões Fuvest. Não considerei a avaliação tão difícil porque já existe uma tendência e por isso a gente já vai preparando o aluno. Quem estiver bem preparado certamente vai conseguir passar tranquilamente", avalia.

Professora de português e literatura Luci Rocha preparou mais de mil alunos para a avaliação aplicada neste domingo (29). De acordo com ela, a  prova se mostrou com nível de dificuldade mediano. A surpresa foi pelas mudanças nas questões de gramática que apareceram pouco, o que foge da tradição da Fuvest.  "Foi uma surpresa. Mas,  para os alunos foi ótimo! A interpretação de texto contou com conteúdos de história e biologia mesclados com o português. Inclusive, uma das perguntas chegou a questionar sobre a história do Brasil e outra sobre o vírus da varíola foi muito legal", comentou.

"A gramática radical não ficou evidenciada. Penso que é uma tendência  valorizar a leitura e não se ater a  nomenclatura gramatical. Achei a prova mais atual, na qual valoriza o conhecimento de mundo do aluno".
Já para o professor de Geografia Edilson Adão fez uma análise e uma correção minuciosa do conteúdo. A preocupação não se deve pelo duvidar sobre a veracidade, mas sim pelos questionamentos que surgem diante dos comentários "extraoficiais" a respeito da avaliação. Adão considerou a disciplina sem  muitas novidades e seguiu uma linha tradicional.
 
"A Fuvest não ousa igual ao Enem, pois a prova se mostrou bem óbvia, dentro da Geografia tradicional bem distribuída do ponto de vista de sistemas, equilibrando Geografia Geral e do Brasil e Cívica e Humana. Achei esta prova bem mais fácil do que o vestibular da Unicamp. Mas, em termos de qualidade teórica a disciplina se mostrou bem abaixo do Exame Nacional que apresentou com qualidade conceitual bem acima", opinou.
 
 Em cima da hora
Na porta da Unisanta, onde a Reportagem aguardava o fechamento dos portões, não houve atraso de estudantes. Um participante de 17 anos, entretanto, chegou na garupa de uma moto pontualmente às 13 horas e entrou rapidamente no local de prova. O pai dele, o professor de Educação Física Airton Luis Tondin conta que eles moram na Vila Margarida,em São Vicente, e tinham ido à missa naquela manhã. “Também peguei muito trânsito. Ainda bem que deu tempo”.
Os candidatos tiveram cinco horas para responder 90 questões de múltipla escolha. Para ser chamado para a segunda fase, a pontuação do candidato deverá ser igual ou superior à nota de corte na carreira. No dia 21 de dezembro a Fuvest divulgará a lista dos aprovados e os locais de prova da segunda fase do processo.
 
Segunda fase
A segunda fase é constituída de três provas analítico-expositivas. Será realizada de 10 a 12 de janeiro de 2016. No dia 10 (domingo), os convocados farão prova de Português (10 questões) e Redação; no dia 11 (segunda-feira) a prova terá 16 questões sobre as disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio (História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês e questões interdisciplinares) e no dia 12 (terça-feira) a prova terá 12 questões de duas ou três disciplinas, de acordo com a carreira escolhida.
Para os candidatos de Artes Cênicas, Curso Superior do Audiovisual, Arquitetura e Design, o vestibular continuará com as provas de habilidades específicas entre os dias 13 e 15 de janeiro de 2016. No dia 02 de fevereiro de 2016 será divulgada a primeira chamada para matrícula.