quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Aluno de MS que tirou nota máxima em matemática dá dicas sobre Enem

Jovem acertou 44 das 45 questões e tirou 973.6, maior nota do país. Estudante também teve bom desempenho na redação, com nota 980.


Treinamento para adquirir confiança é o que recomenda o campo-grandense Rafael Ribeiro Tostes, de 18 anos, para garantir um bom desempenho na área de Matemática e suas Tecnologias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O jovem acertou 44 das 45 questões da prova e tirou 973.6, nota máxima alcançada entre os candidatos de todo o Brasil, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

O estudante afirma que passou a se dedicar aos estudos nos últimos dois anos. Este é o terceiro Enem que ele faz. “Fiz um no segundo ano, mas não fui bem. Depois, fiz outro no terceiro ano e, novamente, agora, no cursinho”.
Tostes acredita que o aluno que treina, que resolve questões da área todos os dias e que faz simulados adquire prática e, com isso, mais confiança na hora de fazer a prova. “Na maioria das vezes, o candidato erra uma questão da área de matemática por não ter atenção ou por confundir as informações”. Outra dica do aluno é revisar os conteúdos no dia em que eles são dados em sala. “Sempre fiz minhas anotações e procurei estudar as matérias nos mesmos dias das aulas”, afirmou.
O Inep não informou ao G1 o número de candidatos que alcançaram a nota na área de Matemática e suas Tecnologias no Enem 2014. O órgão divulga as notas mínimas e máximas obtidas em cada uma das quatro provas objetivas. A nota de matemática, alcançada por Rafael, foi a maior entre as quatro provas. Essas notas servem para 'calibrar' o desempenho dos candidatos, que podem ver se ficou mais perto da nota maior ou menor. Veja abaixo:
Notas mínimas e máximas das provas objetivas do Enem 2014 (Foto: Reprodução/Inep)
Notas mínimas e máximas das provas objetivas do Enem 2014 (Foto: Reprodução/Inep)
 
 
 
Redação
 
Além do ótimo desempenho na área de matemática e suas Tecnologias, o estudante chegou perto da nota máxima na Redação. Ele tirou 980. Em todo o país, apenas 250 candidatos tiraram 1.000, nota máxima da avaliação, segundo o Inep.
Jovem de Campo Grande tira nota máxima em matemática no Enem  (Foto: Lucas Lourenço/G1MS) 
 
Jovem também se destacou na redação, com nota 980 (Foto: Lucas Lourenço/G1MS)
Ao G1, o jovem disse que pretende cursar economia. “Eu me identifico com o curso porque ele agrega as duas áreas que eu gosto, tanto a área de Exatas quanto a de Humanas”, explicou.
O resultado do Enem 2014 foi divulgado nesta terça-feira (13) pelo Ministério da Educação (MEC). Mais de 529 mil tiraram nota zero na redação e foram eliminados do exame.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Vestibular Unesp

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) começa a receber, a partir desta segunda-feira (14), as inscrições de candidatos para o vestibular de 2016. São oferecidas 7.355 vagas, em 23 cidades de São Paulo. Na última edição do processo seletivo, 101.080 pessoas se inscreveram para disputar as vagas. 
 
O cadastro para o vestibular deve ter início às 10 horas de hoje e poderá ser realizado até 13 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 155,00. 
 
As provas da primeira fase serão realizadas no dia 15 de novembro. Os candidatos aprovados nesta etapa fazem os exames de segunda fase nos dias 13 e 14 de dezembro. 
 
Neste processo seletivo, as provas da primeira fase serão realizadas no dia 15 de novembro. As aplicações do exame acontecem em 31 cidades paulistas e também em Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG).  
 
Já a segunda fase acontece nos dias 13 e 14 de dezembro, com início também às 14h. Os exames da segunda fase são de conhecimentos específicos. No primeiro dia, são 12 questões de ciências humanas e 12 de ciências da natureza e matemática. No segundo dia, os candidatos precisam responder a 12 questões de linguagens e fazer uma redação.