quarta-feira, 30 de abril de 2014

Idosa de 70 anos decide fazer intercâmbio para estudar medicina

Leda Schechter

Ex-funcionária pública e aposentada, Leda Schechter prova que nunca é tarde para realizar um sonho



A aposentada Leda Schechter está aí para inspirar o mundo e provar que sonhos não têm idade! Aos 70 anos, a ex-funcionária pública decidiu se mudar para Argentina e estudar medicina em uma das mais conceituadas universidades de Buenos Aires, a Universidad de Buenos Aires – UBA.


O sonho de Leda a acompanha desde 1964, quando saiu do colégio. Apesar de não ter conseguido cursar medicina, ela não parou! Estudou Biblioteconomia, graduou-se em Letras e agora afirma estar com todo fôlego necessário para iniciar mais uma faculdade.

Além da nova graduação, Leda planeja se aprofundar no idioma espanhol e viajar, futuramente, para a Inglaterra para aperfeiçoar seu inglês.

https://br.noticias.yahoo.com/idosa-de-70-anos-decide-fazer-interc%C3%A2mbio-para-estudar-medicina-174140958.html

Nunca é tarde para correr atrás dos sonhos!

sábado, 19 de abril de 2014

Caloura de medicina da UFRJ conta segredos para texto nota 1.000 no Enem

Após ser a primeira candidata a gabaritar um exame de qualificação da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Beatriz Pêgo, 18, conseguiu ótimos resultados nos vestibulares que prestou e foi aluna nota 1.000 na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013. Ela contou ao UOL os segredos que a fizeram ser caloura do curso de medicina em uma universidade pública.
Beatriz já foi premiada em dois concursos de redação da Academia Brasileira de Letras. Ela conta que seu interesse pela escrita começou quando escreveu um texto que foi selecionado para integrar um livro feito pelo Colégio Pedro II e pela Folha Dirigida.
"Desde então, passei a ser cada vez mais incentivada e com o tempo fui percebendo que escrever era, além de prazeroso, muito gratificante".


  • Para ir bem na redação, ela diz que o essencial é acompanhar de perto as notícias e estar por dentro das atualidades. "Esses assuntos podem participar diretamente da temática elaborada pela banca, como aconteceu no Enem 2013", analisa. Estar atualizado ajuda a conquistar pontos na competência que pede a abordagem de assuntos interdisciplinares no exame, afirma.
Fonte: http://vestibular.uol.com.br/noticias/redacao/2014/04/14/caloura-de-medicina-da-ufrj-conta-segredos-para-texto-nota-mil-no-enem.htm

quinta-feira, 10 de abril de 2014

[Vestibulares 2014.2]


FACERES ...............................04 DE MAIO
PUC-MG ...........................................04 DE MAIO
UFU...................................................10 E 11 DE MAIO
FAMINAS..........................................17 DE MAIO
UNIPAC JUIZ DE FORA..................18 DE MAIO
FUNJOB..........................................18 DE MAIO
UNI-BH.............................................24 DE MAIO
UNEMAT ........................................25 DE MAIO
SUPREMA.........................................25 DE MAIO
FASEH................................................25 DE MAIO
ITAÚNA ...............................................31 DE MAIO
UNAERP .......................................31 DE MAIO
UNILAGO.......................................01 DE JUNHO
UNICID ............................................01 DE JUNHO
UNIVAG ..........................................01 DE JUNHO
PUC-GO.......................................07 DE JUNHO
UNINOVE........................................07 DE JUNHO
PUC-RS......................................07 E 08 DE JUNHO
FASM...........................................08 DE JUNHO
ACAFE.........................................08 DE JUNHO
UNIVAÇO....................................08 DE JUNHO
UCS............................................08 DE JUNHO
UNIMONTES.................................08 DE JUNHO
UERJ...........................................08 DE JUNHO
MEDICINA PITÁGORAS (MC)..........14 E 15 DE JUNHO
USCS.............................................15 DE JUNHO
FUNORTE.....................................22 DE JUNHO
UEM...........................................06 A 08 DE JULHO


https://www.facebook.com/groups/VestibulandodeMedicina/

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Estudantes do Maranhão e de outros estados vão cursar medicina em Pinheiro

PINHEIRO - O supervisor de vendas, Luís Alberto Porto Viana, 50 anos, que mora em São Luís, tirou folga do trabalho na sexta-feira (04) e foi com a mulher, a dona de casa Maria Gilvanete Galvão da Silva Viana, 43, acompanhar o filho, Yago Galvão Viana, 20 anos, em um compromisso na cidade de Pinheiro que entrou para a história de suas vidas e do município.
Naquele dia, o jovem Yago estava entre os quarenta alunos que assistiram à aula inaugural da primeira turma do curso de medicina da UFMA. Ele já havia cursado um ano de ciência e tecnologia em São Luís, mas não titubeou ao trocar a capital pela cidade da baixada maranhense, onde prosseguirá os estudos universitários, agora na carreira que sempre sonhou. “Vai ser bom, por outro lado, terei que aprender a me virar sozinho em uma cidade estranha”, diz o estudante, que quer ser endocrinologista. O que não chega a ser motivo de preocupação para a família. “Se ele está feliz, a gente fica tranquilo”, alega o pai Luís Alberto Viana.
Para o estudante capixaba, Adilao Freitas Costa de Lima, 21 anos, natural de Ibatiba, no Espírito Santo, a chegada à Pinheiro representa uma mudança ainda maior. As diferenças culturais e climáticas e à distância da família, no entanto, não são motivos para desânimo. “A primeira turma é sempre um desafio, mas estou animado com as perspectivas e o empenho demonstrado pela universidade”, enfatiza. Adilao teve todo o incentivo dos pais, os professores Paulo José Costa de Lima e Gilsa Lúcia de Freitas, para se lançar na conquista da tão almejada profissão, sonho também compartilhado pelos familiares. O avô dele foi o primeiro farmacêutico de Ibatiba e fazia pequenos procedimentos cirúrgicos na cidade.
A mobilidade que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) permite para ingresso em uma Instituição Federal de Ensino Superior faz com que as distâncias continentais no Brasil não sejam empecilho quando o objetivo é correr atrás da vocação profissional. Foi o que fez Osyanne Duarte Corrêa, 20 anos, que largou a faculdade de Odontologia na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, para cursar Medicina em Pinheiro. Determinada, ela avisara aos pais, Ozeas Viana Correa e Eliane Cristina Duarte Correa que, como o curso de medicina é muito concorrido, para onde passasse, iria sem vacilar. “Embora seja um curso que tá começando agora estou bem esperançosa, o pessoal da cidade é muito receptivo. Vai dar muito certo”, profetiza.
Na aula inaugural da primeira turma de medicina em Pinheiro, o reitor Natalino Salgado disse que aquele era um momento de se orgulhar por ver que a universidade se renova a cada dia. “A nossa universidade cresce e se transforma para servir a sociedade. Nós temos o desafio de romper com o atraso. E é um projeto desafiador levar conhecimento, ciência e oportunidades para tantos jovens. A educação é o único caminho para buscar a emancipação e promover a cidadania”, conceitua.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Candidato já pode ver correção de redação do Enem 2013

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) colocou à disposição nesta quarta-feira (2) os espelhos com as correções das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. Para acessar o resultado, o candidato precisa entrar na página do Inep e inserir a senha e o número do CPF. O acesso tem apenas caráter pedagógico, pois os alunos não podem mais recorrer para alterar a nota da prova. A redação do ano passado teve como tema "Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil".
 
  NÚMEROS DA REDAÇÃO DO ENEM 2013
Total corrigido
5.049.248 redações
Nota 1.000
481 redações
Nota zero
106.742 redações
Em branco
32.991 redações
Anuladas
73.751 redações
Fuga ao tema
1.398 redações
Fonte: Inep     
Ao todo, foram corrigidos 5.049.248 textos. Desses, 481 obtiveram nota mil, a pontuação máxima. Outras 32.991 redações foram deixadas em branco e 73.751, anuladas, totalizando 106.742 com nota zero.
Segundo o Inep, 48,9% dos textos tiveram com nota igual ou abaixo de 500 pontos, considerada a pontuação média. A maior concentração (27,9%) ficou na faixa de 501 a 600 pontos. Menos de 1% conseguiu mais de 900 pontos.
A principal novidade no Enem 2013 é exatamente sobre os critérios de correção da redação. Desvios gramaticais ou de convenções de escrita só foram aceitos como exceção quando não apresentaram reincidência. Além disso, receberam nota zero 1.398 redações (0,028% do total) que apresentaram parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto. Em 2012, candidatos conseguiram nota mesmo quando inseriram no meio do texto uma receita de miojo ou o hino do Palmeiras.
No espelho da correção, o candidato pode saber qual foi o resultado em cada uma das cinco competências avaliadas e comparar seu desempenho com o dos demais. A prova exige a produção de um texto do tipo dissertativo-argumentativo. Isso significa defender uma ideia, expor a opinião e argumentar.
As competências exigidas na redação do Enem são:
1) Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
2) Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das varias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
3) Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
4) Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
5) Elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Para essa edição, o Enem contou com 7.121 avaliadores. As redações foram avaliadas por dois corretores independentes, que atribuíram nota de zero a 200 pontos para cada competência. Uma terceira correção foi feita em caso de discrepância maior que 100 pontos na soma total (em 2012, a diferença deveria ser de 200 pontos) ou maior que 80 pontos em uma ou mais competências. Se a discrepância persistisse, a redação deveria ser encaminhada a uma banca especial, formada por três membros e responsável por atribuir a nota final.
Ao todo, foram encaminhadas 2.496.754 redações (50%) para um terceiro corretor. Já a banca de especialistas analisou 306.821 textos, correspondentes a 6% do total.
Espelho da redação do Enem mostra a pontuação final e a comparação com outros candidatos (Foto: Reprodução/Inep)