quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Vagas Medicina SISU 2014

MEDICINA
UFBA 160
UFRJ – 126
UFMG – 160
UFOP – 40
UFRN – 100
UNB 18
UFAC – 80
UNEMAT – 30
UFPB – 120
UFSCAR – 40
UFSJ – 40
UFU – 20
UNIFAP – 30
UFMA – 90
UFPI – 40
UNIFAL – 60
UNIVASF – 80
UFCSPA - 88
TOTAL: 1322 VAGAS até o momento.

RESULTADO ENEM/ SISU

[RESULTADO ENEM/ SISU] -
CRONOGRAMA SISU 2013:
RESULTADO ENEM: 28 DE DEZEMBRO
SISU: 7 (SEG) a 11 (SEX) DE JANEIRO DE 2013
MATRICULA PRIMEIRA CHAMADA: 18 (SEX) 21 (SEG) 22 (TER) DE JANEIRO

CRONOGRAMA SISU 2014:
SISU: 6 (SEG) a 10 (SEX) DE JANEIRO DE 2013
MATRICULA PRIMEIRA CHAMADA: 17 (SEX) 20 (SEG) 21 (TER) DE JANEIRO

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

"ELE É A PROVA QUE NÃO DEVEMOS NUNCA DESISTIR DE NOSSOS SONHOS...."




"ELE É A PROVA QUE NÃO DEVEMOS NUNCA DESISTIR DE NOSSOS SONHOS, MESMO QUE DEMORE 1, 2, 4, 9 OU 57 ANOS"

Ex-engraxate de 57 anos é aprovado em medicina  Depois de 35 anos longe da sala de aula, o bancário aposentado Jeová David Ferreira, de 57 anos, resolveu largar tudo e tentar realizar o grande sonho da vida dele: ser médico. Para isso, nos últimos dois anos a rotina de estudos começou bem cedo.

 “Levantava às 5h da manhã e logo em seguida assistia ao Tele Curso, até umas 6h. Depois, ia para o colégio. Chegando ao colégio, assistia aula o dia todo, até umas 22h. Isso todos os dias”, lembra o aposentado. Para isso, nos últimos dois anos a rotina de estudos começou bem cedo.

 Jeová foi aprovado para medicina em uma faculdade particular de Rio Verde, no sudoeste do estado. Medicina é um dos cursos mais disputados do estado e ele enfrentou a concorrência de 70 candidatos por vaga. “Estou animado para fazer a prova amanhã. Mas vestibular é sempre uma caixinha de surpresas. 

A gente nunca se sente preparado. Quando a gente chega lá, dá a tensão pré-vestibular, que é a TPV e parece que o relógio dispara. Quando você vê, já acabou o tempo”, revela o aposentado. Para a família, o ex-engraxate é um grande orgulho. “É um exemplo para a gente. E a moçada mais nova que for fazer a prova amanhã tem um concorrente forte aí porque o velhinho está preparado”, declarou Fernando David Ferreira, filho do aposentado. “Desde pequeno, ele falava para a minha mãe que ia ser médico”, lembra a irmã mais velha de Jeová, Maria Aparecida Ferreira.

Medicina - Programa "Na Real"




Cesar Biselli Ferreira, formado pela faculdade de Medicina da USP, fala dos anos de universidade, do internato e dos desafios após a residência

MEC amplia lista de municípios selecionados para ter novo curso de Medicina

O Ministério da Educação (MEC) acrescentou os municípios de Contagem (MG), Pato Branco (PR), Angra dos Reis (RJ), Itaboraí (RJ), Vilhena (RO), Jaraguá do Sul (SC) e Guarulhos (SP) à lista que já contava com 42 municípios pré-selecionados para a implantação de cursos de Medicina em instituições particulares de educação superior. A iniciativa faz parte do programa Mais Médicos para ampliar o número de vagas de graduação - a ideia é que sejam criadas aproximadamente três mil e quinhentas.





Uma comissão de especialistas visitará os municípios para verificar a estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes nos locais. Para ser considerado habilitado, cada município teve de se comprometer em oferecer a estrutura de serviços, ações e programas de saúde necessários para a autorização de funcionamento do curso.
O processo de inscrições foi realizado on-line por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). Mais de 200 prefeituras buscaram o acesso o sistema. Dessas, 154 finalizaram formalmente o processo e encaminharam a documentação à análise do MEC, que deferiu 42 propostas. A lista foi publicada no Diário Oficial da União.

Veja os municípios pré-selecionados:

Bahia
Alagoinhas
Eunápolis
Guanambi
Itabuna
Jacobina
Juazeiro
Ceará
Crato
Espírito Santo
Cachoeiro de Itapemirim
Goiás
Aparecida de Goiânia
Maranhão
Bacabal
Minas Gerais
Muriaé
Passos
Poços de Caldas
Sete Lagoas
Pará
Ananindeua
Tucuruí
Pernambuco
Jaboatão dos Guararapes
Piauí
Picos
Paraná
Campo Mourão
Guarapuava
Umuarama
Pato Branco
Rio de Janeiro
Três Rios
Angra dos Reis
Itaboraí
Rondônia
Vilhena
Rio Grande do Sul
Erechim
Ijuí
Novo Hamburgo
São Leopoldo
Santa Catarina
Jaraguá do Sul
São Paulo
Araçatuba
Araras
Assis
Bauru
Cubatão
Guarujá
Guarulhos
Indaiatuba
Jaú
Limeira
Mauá
Osasco
Pindamonhangaba
Piracicaba
Rio Claro
São Bernardo do Campo
São José dos Campos

sábado, 14 de dezembro de 2013

Resultado do Enem 2013 sai na Próxima Semana

O Resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2013), realizado nos dias 26 e 27 de outubro, poderá ser divulgado já na próxima semana (20/12). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) tem a previsão oficial de divulgar na primeira semana de janeiro o Resultado Oficial do Enem 2013, no entanto, é certo que a publicação será antecipada.
Ano passado os resultados individuais do Enem foram divulgados no dia 28 de dezembro, conforme previsto no Edital. Em 2011, o resultado estava previsto para 04 de janeiro e foi antecipado para o dia 22 de dezembro.
Em entrevista coletiva concedida após o primeiro dia de prova, Aloizio Mercadante, Ministro da Educação, afirmou que o resultado do Enem 2013 será divulgado na primeira semana de janeiro do ano que vem (2014). Tal informação não constava no edital onde estão todas as regras do Exame. A antecipação facilita a vida dos estudantes na preparação para as próximas fases do cronograma do Ministério da Educação: Inscrições do Sisu 2014 e Inscrições do Prouni 2014.

Como consultar o Resultado do Enem 2013

Quando o resultado do Enem 2013 for publicado ele poderá ser consultado através do endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/. No mesmo site já se encontra disponível o gabarito oficial do Enem. Caso o estudante queira conferir seu número de acertos, acesse a página e veja as respostas dos dois dias e de todos os cadernos de questões.
Para fazer a consulta, cada participante deverá informar o número do CPF e senha, ou número de inscrição e senha do Enem 2013. Quem perdeu os dados terá a oportunidade de recuperá-los em um link disponível na própria página.

Na correção das questões, a TRI não leva em conta apenas o número de acerto dos candidatos, mas também valoriza o nível de dificuldade de cada item. Desta maneira, candidatos com o mesmo número de itens corretos podem ter médias finais diferentes.

Houve cerca de 7,1 milhões de inscritos no Enem 2013, dentre esses, mais de 2 milhões não compareceram para fazer o exame. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), os ausentes custaram aproximadamente R$ 58 milhões aos cofres da nação.
O caderno de provas do primeiro dia do Enem teve 45 questões objetivas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física e química). No segundo dia de provas, os candidatos tiveram que fazer uma redação com o tema “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil” e responder 90 questões objetivas divididas igualmente entre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e Matemática e suas Tecnologias.

Durante os dois dias de provas, o MEC e o Inep monitoraram todo o processo nas redes sociais. Ao todo, 36 participantes foram eliminados por postarem fotos de dentro dos locais de provas nas redes sociais.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

MEC autoriza 560 novas vagas de medicina em universidades federais

O Ministério da Educação autorizou a criação de cursos de graduação em medicina em nove campus de sete universidades federais do país. Serão criadas 560 vagas. A portaria foi publicada nesta quinta-feira (12) no "Diário Oficial da União".
A maioria das vagas são para instituições federais de ensino superior do Maranhão e de Minas Gerais (160 vagas em cada estado). Veja as universidades e o número de vagas:
UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
60 vagas no campus de Diamantina (MG).
A universidade tem uma Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mas não oferece curso de medicina.
UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei
40 vagas no campus de São João Del-Rei (MG).
A universidade já tem um curso de medicina em Divinópolis com 60 vagas.
UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas
60 vagas no campus de Alfenas (MG)
A universidade conta com um curso de graduação em biomedicina, com 40 vagas.
UFMA - Universidade Federal do Maranhão
80 vagas no campus de Imperatriz (MA)
80 vaga no campus de Pinheiro (MA)
A universidade conta com um curso de medicina no campus de São Luís.
UFMT - Universidade Federal do Mato Grosso
60 vagas no campus de Sinop (MT)
40 vagas no campus de Rondonópolis (MT)
A universidade tem um curso de medicina com 80 vagas no campus de Cuiabá.
UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
60 vagas no campus de Santo Antônio de Jesus (BA).
A universidade já tem um curso de medicina neste campus com 60 vagas.
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
80 vagas no campus de Caruaru (PE)
A universidade tem curso de graduação em medicina no Recife com 140 vagas.
A iniciativa segue o objetivo da lei do programa Mais Médicos sancionada pela presidente Dilma Rousseff que, entre outras coisas, prevê a criação de 11.447 vagas em faculdades de medicina até 2017.
Também nesta quinta-feira, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), anunciou que vai ampliar o número de vagas oferecidas no curso de medicina. As atuais 80 vagas anuais passarão para 120 em 2016 (60 por semestre). O aumento, no entanto, terá início já em 2015, quando serão ofertadas 50 vagas por semestre no curso mais concorrido da Universidade. Em 2015, novos servidores serão contratados para o curso. Ingressarão na UFU mais 27 docentes 20 técnicos administrativos.
No início do mês, o MEC divulgou a relação de 42 municípios pré-selecionados para a implantação de novos cursos de graduação em medicina por instituições particulares de ensino superior. Para ser selecionado, o município deverá atender, obrigatoriamente, aos seguintes critérios: ter no mínimo 70 mil habitantes; não ser uma capital e não ter curso de medicina em seu território. São Paulo é o estado com mais municípios pré-selecionados: 16.
Municípios pré-selecionados
Bahia: Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro
Ceará: Crato
Espírito Santo: Cachoeiro de Itapemirim
Goiás: Aparecida de Goiânia
Maranhão: Bacabal
Minas Gerais: Muriaé, Passos, Poços de Caldas e Sete Lagoas
Pará: Ananindeua e Tucuruí
Pernambuco: Jaboatão dos Guararapes
Piauí: Picos
Paraná: Campo Mourão, Guarapuava e Umuarama
Rio de Janeiro: Três Rios
Rio Grande do Sul: Erechim, Ijuí, Novo Hamburgo e São Leopoldo
São Paulo: Araçatuba, Araras, Assis, Bauru, Cubatão, Guarujá, Indaiatuba, Jaú, Limeira, Mauá, Osasco, Pindamonhangaba, Piracicaba, Rio Claro, São Bernardo do Campo e São José dos Campos
Os municípios pré-selecionados receberão visita da comissão de especialista para verificação da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes. Esta será a segunda etapa do processo. A terceira etapa será a análise de projeto de melhoria destes equipamentos.

Prova objetiva Unifesp

Nesta quinta-feira, os vestibulandos fazem, a partir das 14 horas, a prova com questões objetivas.  Ja na sexta, no mesmo horário, ocorre o exame com testes discursivos. Os concorrentes têm 4 horas para finalizar o vestibular.

Os exames que ocorrem na Unip nesta quinta e sexta-feira são referentes às vagas oferecidas nos campi de São Paulo, pelo método misto, onde é levada em consideração a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o vestibular. São oferecidas 428 vagas, divididas em 6 cursos, entre eles Medicina.
No campus da Baixada Santista, localizado em Santos, são oferecidas 540 vagas para 7 cursos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para estas vagas, não haverá prova, onde somente a nota do Enem é utilizada como avaliação.

Resolução da prova

A partir das 18 horas, a Fundação Vunesp publica o caderno de questões e o gabarito. 

domingo, 1 de dezembro de 2013