segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Correção de redação do Enem será entre 12 e 20 de novembro


As redações feitas neste domingo (27) pelos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão corrigidas entre 12 de novembro e 20 de dezembro, segundo apurou o jornal O Estado de S. Paulo. Com o aumento do rigor na avaliação das redações, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) estima que 52% das redações sejam avaliadas por um terceiro corretor – no ano passado, a proporção foi de 26%.

A correção das redações do Enem vai mobilizar 8.795 corretores, contingente 54,46% superior à edição do ano passado. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 79,8% dos corretores são mulheres e 20,2%, homens. Todos são graduados na área de Letras com formação em Língua Portuguesa.

UFGD publica locais de prova e concorrência do Vestibular 2014


Medicina registra 103 candidatos por vaga, enquanto alguns cursos não receberam inscrições.


As informações sobre locais de prova e concorrência do Vestibular 2014 da Universidade Federal da Grande Dourados estão disponíveis para os candidatos. O processo seletivo ocorrerá no dia 8 de dezembro, em Amambai, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas, Bela Vista, Costa Rica, Camapuã, Porto Murtinho e São Gabriel do Oeste.

Locais de prova
Concorrência do Vestibular 2014

Ao todo, o vestibular da UFGD recebeu 13.533 inscrições para 33 cursos presenciais, que oferecem 954 vagas, e para os cursos a distância de Administração Pública e Física, que oferecem 300 vagas. O curso mais concorrido é Medicina, que recebeu 4.149 inscrições para as 40 vagas oferecidas, uma concorrência de 103,73 candidatos por vaga.
O segundo curso mais disputado é Direito, com 54,96 inscritos por vaga, seguido por Engenharia Civil (39,73), Agronomia (24,24) e Psicologia (19,27). Os cursos de Física a distância da modalidade PARFOR nos polos em Camapuã e Costa Rica não receberam nenhuma inscrição.
As provas do dia 8 de dezembro serão aplicadas das 8h às 10h30, quando os candidatos farão uma redação, e das 13h às 17h30, quando os candidatos deverão responder 80 questões objetivas de conhecimentos gerais. Pela manhã, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 7h15 e fechados às 8h, enquanto à tarde abrirão às 12h15 e fecharão às 13h.
No dia do vestibular, os vestibulandos devem chegar com antecedência de 45 minutos, portando o documento de identificação com foto utilizado na inscrição, lápis preto, borracha e caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente.
Os gabaritos serão divulgados no dia seguinte às provas, aqui no Brasil Escola. As notas obtidas nas questões objetivas e a pontuação mínima exigida para correção da redação serão liberadas em 15 de janeiro. O resultado final do Vestibular 2014 sairá em 3 de fevereiro e o boletim de desempenho será divulgado até 31 de março.

Outros detalhes no Edital, pelo telefone (67) 3427-2587 ou pelo e-mail vestibular@ufgd.edu.br.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

YouTube lança plataforma de educação com 8 mil vídeos de professores brasileiros

O YouTube lançou hoje (21) em um evento em São Paulo o YouTube Edu, uma plataforma que reúne 8 mil vídeos educacionais de 26 canais brasileiros com conteúdos do ensino médio. O acesso é gratuito para aulas sobre matemática, biologia, língua portuguesa, física e química.
Segundo o Google, a ideia não é substituir o ensino formal com os vídeos do Youtube, mas sim disponibilizar conteúdos de forma democrática. No entanto, o projeto não vai oferecer nenhuma forma de monetização diferenciada aos professores do YouTube Edu, apenas o convencional ganho por veiculação de publicidade por meio do Google AdSense.

Até o fim deste ano, o YouTube Edu contará com um total de 12 mil aulas em vídeo.
A curadoria das vídeo-aulas foi feita pelo Instituto Lemann, por meio de uma parceria com a empresa. Eram 93 mil vídeos classificados como educacionais. Entretanto, muitos deles eram tutoriais que não se enquadravam no perfil lecionado no ensino médio. Com a ajuda de um algoritmo, 112 canais foram selecionados e uma equipe de cerca de vinte pessoas avaliaram por amostragem a qualidade dos materiais.
“No Brasil, segundo a comScore, há cerca de 60 milhões de pessoas que acessam o YouTube mensalmente e muitas delas estão produzindo conteúdo”, afirmou Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.
Segundo a empresa, seis bilhões de horas de vídeo foram vistas em maio deste ano e cerca de 100 horas de novos conteúdos são publicados por minuto no YouTube.
“Eu acredito que a educação vai passar por uma transformação enorme e a internet será um fator crucial”, afirmou Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do Brasil e criador da Fundação Lemann, que se dedica ao setor de educação pública, sem fins lucrativos.
“Espero que, com esse novo mundo que está surgindo, todas essas novas tecnologias sirvam para os professores aprenderem mais e que os alunos se beneficiem disso. Espero que dentro de alguns anos tenham um Brasil competitivo em termos de educação.”
Quanto a forma dos conteúdos, Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann, afirma que "cada aluno aprende melhor de um jeito e um grande diferencial da plataforma é justamente possibilitar que as pessoas escolham o professor que melhor se adapta ao seu perfil". Portanto, Mizne diz que o foco foi julgar a qualidade e não a forma do conteúdo. Ou seja, há professores que ensinam pelo método tradicional, bem como quem ensine por meio de músicas e outros recursos didáticos.
César Medeiros, professor de matemática, mais conhecido no YouTube como "Nerc", afirmou a INFO que consegue atualmente viver "plenamente de educação na internet", com um site e um canal de vídeos. "Acredito que esse projeto é bom para o aluno, porque antes ele acessava conteúdos e não sabia se eles estavam ou não corretos", disse.
Confira abaixo a entrevista com Flávia Simon, diretora de marketing do Google e responsável pela implantação do YouTube Edu no Brasil.

Há planos de oferecer alguma de remuneração diferenciada aos professores, visto que o conteúdo deles é mais qualificado que os dos demais?
O YouTube é uma ferramenta monetizável por meio de anúncios. Hoje, 55% fica para o produtor de conteúdo e 45% vai para o Google. Aceredtio que promovendo o YouTube Edu todos saem ganhando,  Porque as pessoas vão ficar sabendo, vão se inscrever nos canais, vai ter uma audiência mais cativa e mais visualizações. Consequentemente há mais lucratividade.

Por que o Brasil, se há outros países mais carentes de informação?
Por que a gente quis. Nós fomos lá e conversamos com a equipe do Google na Califórnia, fizemos diversas reuniões e mostramos porque o Brasil é importante. O país é o terceiro mais importante para o YouTube, em termos de audiência. A educação é grande problema para o nosso país e a gente acha que só é possível mudar a vida do cidadão com educação, portanto, priorizamos o projeto.

Quanto tempo levou para o projeto ficar pronto?
Seis meses, desde o dia da primeira aprovação interna até hoje.

Mais vídeos serão publicados no YouTube Edu ainda neste ano?
Sim. É um processo orgânico, estamos fazendo a curadoria dos vídeos e já temos 12 mil aprovados. Para hoje, conseguimos oferecer 8 mil.

Você tem ideia de quanto o Google investiu para trazer o projeto para o Brasil?
Não podemos revelar números, mas a educação é uma área na qual continuaremos a investir em 2014.

Quais são os planos de expansão?
Temos vários planos. Vamos estender os conteúdos para os níveis fundamental e superior. Além disso, estamos avaliando como usar outras plataformas além do YouTube, como a Google Play. Estamos visitando escolas para saber com a tecnologia pode ir para a sala de aula, não só para dentro de casa.

Como os professores podem usar os vídeos nas salas de aula?
Pesquisamos como o YouTube Edu está nos Estados Unidos. Lá, a sala de aula é um local para discussão, formação de senso crítico, mas o conteúdo da matéria tem que estar disponível de uma forma democrática, gratuita e aberta todos, como um ferramental pós-aula. Para que a pessoa faça a pesquisa  e vem com esse conhecimento para a escola. Acreditamos que isso é um recurso não só para o aluno, mas também para o professor e para as escolas. Isso deve ser gratuito e disponível para o Brasil melhorar.

 http://info.abril.com.br/noticias/internet/2013/11/youtube-lanca-plataforma-de-educacao-com-8-mil-videos-de-professores-brasileiros.shtml

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

UERN lança edital do PSV 2014 e anuncia mudanças

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) publicou nesta quarta-feira, 6 de novembro, o Edital do Processo Seletivo Vestibular (PSV) 2014. A oferta será de 2.180 vagas para os cursos em Mossoró, Caicó, Assu, Pau dos Ferros, Patu e Natal.

Baixe o Edital do PSV 2014

As inscrições terão início às 9h do dia 18 de novembro e irão até às 23h59 do dia 6 de dezembro. A taxa será de R$ 110 e os candidatos que estudaram todo o ensino médio em escolas públicas no Rio Grande do Norte têm direito a isenção.
As provas serão realizadas nos dias 02 e 03 de fevereiro de 2014, em Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó. Antes aplicadas pela manhã, no PSV 2014 as provas serão aplicadas no período da tarde, das 13h30 às 17h30. O candidato com necessidade especial terá uma hora a mais para responder as questões.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 poderá ser combinado com o resultado do vestibular, desde que beneficie o candidato. Nesse caso, as provas do PSV representam 80% da nota e o Enem, 20%. A opção pelo Enem deve ser feita no ato de inscrição.
A partir do PSV 2014, 5% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência comprovada através de laudo médico, por profissional cadastrado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, no PSV 2014 serão ofertadas 131 vagas para pessoas com deficiência.
Outra novidade é a ampliação das vagas para o curso de Medicina em Mossoró, de 26 para 60. A Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UERN, Inessa Linhares, explicou que o projeto pedagógico do curso já previa a ampliação do número de vagas. Nos próximos anos o número de vagas pode chegar a 80.