sábado, 30 de junho de 2012

Inscrições para o Prouni seguem abertas até segunda-feira


Créditos: Nirley Sena
Oferta é de 90.311 bolsas para o 2º semestre
Os candidatos a bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação têm até segunda-feira, 2 de julho, para fazer sua inscrição. 

Para este segundo semestre, a oferta é de 90.311 bolsas — 52.487 integrais e 37.824 parciais (50% da mensalidade) — oferecidas por 1.316 instituições. O número total de cursos chega a 322.

Ao inscrever-se, o estudante pode fazer até duas opções de curso e de instituição. A primeira chamada será divulgada em 5 de julho. O candidato tem até o próximo dia 13 para comparecer à universidade em que vai estudar para apresentar a documentação e providenciar a matrícula. A segunda chamada está prevista para 20 de julho, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 26.
Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933). As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866) por pessoa.
Além de ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, com um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas e nota na redação que não seja zero, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral. Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.
Espera — Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem pedir inclusão na lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas. O período para manifestação de interesse na lista irá de 2 a 4 de agosto próximo. Ao fim desse prazo, a partir do dia 7 de agosto, serão feitas as convocações dos integrantes.

Inscreva-se: http://siteprouni.mec.gov.br/

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Estudantes protestam pela melhoria da qualidade nas federais


As universidades federais continuam em greve e os alunos sem aula. Muitos deles apoiam o movimento e aproveitam para reivindicar a melhoria da qualidade de ensino.

Na última terça-feira, dia 26, um grupo de mais de 2 mil estudantes de todo o Brasil participou de umamanifestação na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).

Com rostos pintados, bandeiras, cartazes e gritos de guerra, eles pediam pela melhoria dainfraestrutura nas universidades, aumento do salário dos professores e outros funcionários, construção e reforma dos restaurantes universitários, além de creches, moradias, bolsas e outros auxílios para garantir a permanência dos estudantes no ensino superior.

Os alunos defendem ainda que 10% do PIB seja destinado à educação. O movimento foi organizado pela União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Associação Nacional dos Pós-graduandos (ANPG).

A greve em 56 instituições federais já completa 43 dias. Fatos como esse e as próprias alegações dos alunos ressaltam a importância dos cuidados na escolha da facul.

Ao optar por uma instituição pública, é preciso avaliar seus fatores de risco, como é o caso das greves e a falta de infraestrutura. Fique ligado para investir no seu futuro com a garantia de que terá qualidade no ensino.
Por Livia Fonseca Nunes.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Projeto Medicina- Workshop na Escola

Você quer prestar Medicina - mas já se IMAGINOU fazendo Medicina?

Mais uma vez, a Escola Paulista de Medicina abre suas portas para alunos do Ensino Médio e demais vestibulandos sentirem na pele a rotina de um estudante de medicina, a Escola e seus arredores (a Atlética, o bandex) num dia repleto de atividades.

O Workshop será realizado no decorrer de um dia, com duas opções: 7(sábado) ou 8 (domingo) de julho, com inscrições limitadas!

Mais informações: http://workshopnaescola.wordpress.com/
sábado, 7 de Julho às 08:00 em Escola Paulista de Medicina - EPM

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Simulado 1 - ENEM 2012


Simulado 1 voltado para o ENEM 2012 elaborado pela Equipe do Projeto Medicina.

 
Anexos:
Fazer download deste arquivo (simulado_1_2012_enem.pdf)Simulado 1 - ENEM 2012[ ]1014 Kb

Projeto Medicina

Sobre o Projeto Medicina

Somos um site dedicado aos estudantes que se preparam especificamente para os vestibulares de Medicina no Brasil. Através de uma rede colaborativa com Instituições Parceiras, disponibilizamos gratuitamente aos usuários materiais de qualidade pra quem se prepara especificamente para Vestibulares de Medicina. Nosso lema é: "Se você acredita nos seus sonhos, nós acreditamos em você."

http://www.projetomedicina.com.br/site/ 

Inscrições para o Sisu terminam nesta sexta-feira .

De A Tribuna On-line

Termina nesta sexta-feira o prazo de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para o segundo semestre de 2012 são ofertadas 30.548 vagas em 56 instituições de Ensino Superior. Os interessados devem se inscrever  até as 23h59 no site do programa.

De acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), até as 18 horas desta quarta-feira, já estavam inscritos 484.756 estudantes. Como cada candidato pode optar por até dois cursos, foram registradas 936.808 inscrições. No ano passado, ao final dos cinco dias, o sistema havia registrado um total de 446.508 candidatos e 849.359 inscrições realizadas.

Até o momento, os estados com o maior número de inscrições recebidas são, respectivamente, Rio de Janeiro (197.517), Minas Gerais (124.460), Ceará (120.045), Maranhão (76.983) e Bahia (66.791).

O Sisu é um ambiente virtual criado pelo Ministério da Educação com o objetivo de selecionar estudantes para instituições públicas de ensino superior, por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Créditos: Reprodução
Para o segundo semestre de 2012 são ofertadas 30.548 vagas em 56 instituições
Cronograma 

O resultado da primeira chamada da seleção será divulgado na próxima segunda-feira. O período de matrícula dos convocados será aberto no dia 29 e se estenderá até 2 de julho. Em 6 de julho, será divulgada a segunda chamada, que terá matrículas nos dias 10 e 11. As instituições convocarão os candidatos classificados na lista de espera a partir de 17 de julho.

imprimir

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Sisu de meio de ano bate recorde de inscrições

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o segundo semestre de 2012 bateu o recorde de inscritos registrado no mesmo período do ano anterior. No Sisu de meio de ano de 2011, 446 mil candidatos se inscreveram para disputar 26 mil vagas. Neste ano, o número de vagas cresceu, agora são 30.548 vagas em 56 universidades públicas e institutos federais de educação profissional. O número de candidatos também aumentou. Até as 18h de quarta-feira (20), 484 mil estudantes já haviam realizado a inscrição.



O período para realizar o cadastro e entrar na disputa termina às 23h59 da próxima sexta-feira (22). As inscrições devem ser feitas pela internet, no site do Sisu. O resultado da primeira chamada será divulgado na segunda-feira (25) e os alunos selecionados deverão fazer a matrícula nas instituições de ensino no período de 29 de junho a 2 de julho.
Está prevista ainda uma segunda chamada para 6 de julho. Quem não for convocado em nenhuma das duas chamadas poderá participar de uma lista de espera que será usada pelas universidades para selecionar os alunos em caso de sobra de vagas.
O sistema foi criado pelo Ministério da Educação em 2009 para unificar a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o último balanço, o Sisu registra 936 mil inscrições, já que cada estudante pode escolher até duas opções de cursos para os quais quer se candidatar.
Podem participar do Sisu os estudantes que fizeram o Enem de 2011. Ao acessar o sistema, o candidato pode escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Ao longo do período de inscrições, ele pode visualizar a nota de corte preliminar de cada curso e sua classificação parcial. As opções de curso escolhidas previamente podem ser alteradas se o candidato achar que tem mais chances de ser aprovado em outra graduação ou instituição.

Vagas de medicina SISU 2012/ 2 º semestre

CE - Ceará
UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
SOBRAL (Sobral, CE)
CURSOGRAUTURNOTOTAL
DE VAGAS
AÇÕES
AFIRMATIVAS
MEDICINA
BachareladoIntegral (Mat/Vesp)40Não
UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CARIRI (Barbalha, CE)
CURSOGRAUTURNOTOTAL
DE VAGAS
AÇÕES
AFIRMATIVAS
MEDICINA
BachareladoIntegral (Mat/Vesp)40Não
UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
FORTALEZA (Fortaleza, CE)
CURSOGRAUTURNOTOTAL
DE VAGAS
AÇÕES
AFIRMATIVAS
MEDICINA
BachareladoIntegral (Mat/Vesp)80Não
MA - Maranhão
UFMA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CAMPUS DO BACANGA (São Luís, MA)
CURSOGRAUTURNOTOTAL
DE VAGAS
AÇÕES
AFIRMATIVAS
MEDICINA
BachareladoIntegral (Mat/Vesp)50Sim
MG - Minas Gerais
UFOP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
CAMPUS MORRO DO CRUZEIRO (Ouro Preto, MG)
CURSOGRAUTURNOTOTAL
DE VAGAS
AÇÕES
AFIRMATIVAS
MEDICINA
BachareladoIntegral (Mat/Vesp)40Sim
UFSJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI
CAMPUS CENTRO-OESTE (Divinópolis, MG)
CURSOGRAUTURNOTOTAL
DE VAGAS
AÇÕES
AFIRMATIVAS
MEDICINA
BachareladoIntegral (Mat/Vesp)3Sim
PE - Pernambuco
UNIVASF - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
CAMPUS CENTRO (Petrolina, PE)
CURSOGRAUTURNOTOTAL
DE VAGAS
AÇÕES
AFIRMATIVAS
MEDICINA
BachareladoIntegral (Mat/Vesp)40Sim
RJ - Rio de Janeiro
UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CIDADE UNIVERSITÁRIA (Rio de Janeiro, RJ)
CURSOGRAUTURNOTOTAL
DE VAGAS
AÇÕES
AFIRMATIVAS
MEDICINA
BachareladoIntegral (Mat/Vesp)96Sim
UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACAÉ (Macaé, RJ)
CURSOGRAUTURNOTOTAL
DE VAGAS
AÇÕES
AFIRMATIVAS
MEDICINA
BachareladoIntegral (Mat/Vesp)30Sim
TO - Tocantins
UFT - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS (Palmas, TO)
CURSOGRAUTURNOTOTAL
DE VAGAS
AÇÕES
AFIRMATIVAS
MEDICINA
BachareladoIntegral (Mat/Vesp/Not)10Não

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Veja as universidades que ganharão curso de Medicina

Veja as universidades que ganharão curso de O Ministério da Educação (MEC) anunciou ontem, 5 de junho, a criação de mais 2.415 vagas em cursos de Medicina, sendo 1.615 em universidades federais e 800 em instituições particulares de ensino superior. A expectativa é que todas as vagas estejam disponíveis para ingresso até o final de 2013, mas algumas faculdades já podem oferecê-las nos seus Vestibulares 2012/2.


A maioria das vagas (1.365) é para as regiões Norte e Nordeste. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a intenção é manter os médicos em suas localidades de formação. “Há uma dispersão muito grande quando analisamos médicos e vagas. Não basta apenas uma política de desconcentração, mas para fixação”, explicou. Veja abaixo a localização dos novos cursos de Medicina das federais:
Na tabela acima já estão contabilizadas as 220 vagas das universidades federais do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), do Sul da Bahia (UFSBA) e do Oeste da Bahia (Ufoba), que devem ser criadas em breve. As outras 355 vagas serão criadas em cursos de Medicina já existentes em instituições públicas.
Para abastecer os novos cursos serão contratados 1.618 professores e 868 técnicos administrativos. A meta do governo é aumentar a proporção de médicos por habitantes no Brasil, que hoje é de 1,8 médicos para cada mil habitantes. A média de vizinhos como Argentina e Uruguai chega a 3,1 e a 3,7, respectivamente. Em países europeus a diferença é ainda maior: França (3,5), Alemanha (3,6), Portugal (3,9) e Espanha (4,0).

Universidades em greve são as que oferecem maioria das vagas do Sisu

As inscrições de meio do ano no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta segunda-feira com 75% das vagas disponíveis em instituições que estão em greve. Das 30.548 vagas oferecidas no processo, 22.902 estão em universidades e institutos federais com parte das atividades paralisadas por conta do movimento. A greve pode prejudicar o calendário das universidades e a matrícula dos novos alunos.

O Sisu é o sistema informatizado que concentra as vagas das instituições de ensino que adotam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como processo vestibular. O processo é aberto duas vezes por ano, no fim e no meio. Das dez instituições que mais oferecem vagas nessa edição, apenas duas não estão em greve. A campeã em oferta, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 3,6 mil vagas, é uma das que estão em greve.

Com exceção da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) - que mantém indicativo de greve, mas ainda não aprovou a adesão -, todas as universidades federais que participam do Sisu no meio de ano aderiram à paralisação nacional. As instituições que não estão em greve e participam do Sisu são institutos e universidades estaduais.

A greve dos professores das instituições federais completou ontem um mês. Ao longo desse período, o movimento cresceu e conta com 54 instituições. A categoria pede, sobretudo, a reformulação no plano de carreira, mas a melhora na precariedade dos campus e unidades também entrou na pauta.

Na semana passada, os servidores técnicos também cruzaram os braços. Em geral, são eles que efetuam as matrículas, marcadas para o dia 29. Decisões judiciais anteriores exigem que os servidores mantenham mínimo de 30% das atividades em funcionamento mesmo com a greve. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

domingo, 17 de junho de 2012

Workshop da Faculdade de Medicina de Botucatu

O Centro Acadêmico Pirajá da Silva (CAPS) e a Associação Atlética Acadêmica Carlos Henrique Sampaio de Almeida (AAACHSA) realizam o tradicional Workshop da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP, nos dias 18 e 19 de agosto de 2012.

Feito especialmente para alunos de ensino médio e de cursos pré-vestibular o evento busca mostrar um pouco da realidade de um curso de Medicina e de como é a vivência em uma das grandes universidades do país. Assim, o Workshop contará com oficinas de:
ANATOMIA
PATOLOGIA
SEMIOLOGIA
CIRURGIA
PSIQUIATRIA
PRIMEIROS SOCORROS
PARASITOLOGIA
ENFERMAGEM

Com isso, espera-se sanar possíveis dúvidas, ajudando os estudantes na escolha da carreira profissional, e além disso, estimulá-los a continuar lutando pela tão sonhada vaga!!

Não perca essa oportunidade! Venha ser aluno da Medicina Unesp por um dia!
Vagas limitadas!

ATENÇÃO:
1)As inscrições online deverão ser pagas através do depósito bancário no banco CAIXA ECONÔMICA FEDERAL na conta corrente 20001-4, agência 3971, nominal à Julia Raffa Silveira.

2)as inscrições só serão confirmadas se forem feitas via depósito bancário IDENTIFICADO (realizado no caixa do banco) ou por meio do envio ANEXADO do COMPROVANTE de pagamento para o email: workshopunesp@yahoo.com.br.

3)Escolas que conseguirem um grupo de 20 pessoas ou mais ganham desconto de R$10,00 por aluno. Para confirmação de inscrição e pagamento, além dos requisitos vistos no item 2, a escola deverá enviar o nome completo de todos os alunos pertencentes ao grupo para o email: workshopunesp@yahoo.com.br.

4)Alunos de instituição pública possuem desconto (R$30,00) e devem APRESENTAR DOCUMENTO da respectiva instituição (atestado de matrícula ou boletim) juntamente com documento com foto.

5)Por favor, para mais informações, leia o regulamento no item inscrições, fique atento aos prazos e valores.

Para maiores dúvidas ou informações: workshopunesp@yahoo.com.br.

Atenciosamente,
Comissão Organizadora.

Apoio/Realização
FMB - Faculdade de Medicina de Botucatu.
FAMESP - Fundação para desenvolvimento médico hospitalar.
CAPS - Centro Acadêmico Pirajá da Silva.
AAACHSA - Associação Atlética Acadêmica Carlos Henrique Sampaio de Almeida.
STAEPE - Seção Tec de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão.

INSCRIÇÕES PELO SITE: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/



fonte: https://www.facebook.com/events/288078267955401/

https://www.facebook.com/MedicinaUnesp

Inscrições para o Sisu têm início nesta segunda-feira

Os estudantes que pretendem disputar uma vaga em instituições públicas de Ensino Superior podem consultar a relação de vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deste meio de ano. As inscrições serão abertas nesta segunda-feira. 

São oferecidas 30.548 vagas. A oferta é 16% maior que no processo do meio do ano passado. Os estudantes podem se candidatar a até duas opções de curso, oferecidas por 56 instituições públicas de Ensino Superior. Ao todo, 8.688 cadeiras estão reservadas para políticas afirmativas, como cotas. 

Ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas diariamente no portal do Sisu para consulta a qualquer hora do dia. No próprio sistema, o estudante pode tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera. 

O sistema ainda permite ao estudante localizar cursos e vagas por meio de pesquisa com a indicação do município, da unidade da Federação e da instituição de ensino. É possível ainda saber em quais instituições estão as vagas pretendidas.

Cronograma 

No dia 25 próximo será divulgado o resultado final. A matrícula dos estudantes selecionados em primeira chamada deve ser feita entre o dia 29 próximo e 2 de julho. Os selecionados para a segunda opção ou que não atingirem a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos podem permanecer no sistema e ser convocado na chamada seguinte, a partir de 6 de julho. Quem não for selecionado em nenhuma das chamadas pode pedir inclusão em lista de espera.

O candidato aprovado na primeira opção de curso será automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga.