terça-feira, 29 de maio de 2012

Alunos de l medicina do Fies podem pagar financiamento com trabalho

Estudante de Medicina poderá quitar empréstimo do Fies trabalhando em área prioritária depois de formado

Médicos poderão trabalhar em um dos 2,2 mil municípios selecionados pelo Ministério da Saúde

Desde 2010, os estudantes de Medicina que contrataram o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem quitar a dívida do financiamento com trabalhando na rede pública de ensino básico ou de saúde – sendo descontado 1% da dívida do profissional a cada mês de trabalho. A novidade, é que o Ministério da Saúde definiu os municípios considerados prioritários para isso.


De acordo com a medida, publicada na última sexta-feira (26) no Diário Oficial, o profissional poderá escolher um dos 2.219 selecionados, estão contempladas cidades nos 26 estados da Federação. Para definir a lista dos municípios, o ministério considerou como indicadores a presença de população em extrema pobreza e aquela residente na área rural. 

O Ministério também indicou as 19 especialidades médicas que podem ser escolhidas pelos profissionais - anestesiologia, cancerologia, cancerologia cirúrgica, cancerologia clínica, cancerologia pediátrica, cirurgia geral, clínica médica, geriatria, ginecologia e obstetrícia, medicina de família e comunidade, medicina intensiva, medicina preventiva e social, neurocirurgia, neurologia, ortopedia e traumatologia, patologia, pediatria, psiquiatria e radioterapia - e as quatro áreas de atuação prioritárias para o Programa Saúde da Família - cirurgia do trauma, medicina de urgência, neonatologia e psiquiatria da infância e da adolescência. 

Para se candidatar à vaga, o médico deve cumprir uma série de exigências, entre elas, estar inscrito no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (Scnes) e informar ao ministério, em formulário digital, o início, o término e as eventuais interrupções do trabalho no município priorizado.

Mas para contratar médicos, as prefeituras precisam ter constituídas equipes do Saúde da Família e se enquadrar em critérios como atender populações ribeirinhas, quilombolas, indígenas, de assentamentos.

Pela regra, o pagamento das prestações do Fies com trabalho ocorre após o primeiro ano de atividade do médico em equipes do Saúde da Família. O profissional tem direito de abater 1% da dívida a cada mês de atividade. Pelos cálculos do Ministério da Saúde, a quitação ocorre com 100 meses de trabalho, cerca de 8,4 anos.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

No primeiro dia de inscrições, Enem tem média de 600 registros por minuto

Exame nacional

Agência Brasil


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve em média 600 registros por minuto no primeiro dia de inscrições. O prazo segue até 15 de junho e o processo é feito exclusivamente pela internet. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. 

Apesar do número de acessos, o Ministério da Educação (MEC) não registrou problemas na conexão com a página do Enem. Nas redes sociais, o termo "Enem" foi um dos mais citados ao longo do dia.

No ano passado, o exame recebeu mais de 6 milhões de inscrições. Desde 2009, o Enem ganhou mais importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. A prova também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras.

A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento. Os que não estão isentos devem efetuar o pagamento até 20 de junho por meio do boleto que será gerado durante a inscrição. O edital com todos os detalhes do Enem 2012 foi publicado na última sexta-feira, no Diário Oficial da União.

No primeiro dia do exame, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No segundo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Encantada pela Medicina

Escolher uma profissão nem sempre é fácil, no entanto, me encantei com a Medicina, e desde então tenho pesquisado as faculdades pela região do Interior de São Paulo. Meus pais, em especial minha mãe, prefere que eu não faça um curso fora da região, então, resolvi ficar por aqui. Entretanto sei que me apoiariam em qualquer decisão minha, como sempre fizeram, em qualquer situação. Acho importante a maneira como eles agem, não pressionando, não forçando a fazer uma faculdade que eu não me interesse, como vejo acontecer com algumas pessoas, pois isso acaba prejudicando e muito.
Tenho conversado muito com alguns professores meus, com amigos que estão mais ou menos na mesma área, e outros que sonham com o mesmo. Acredito que na área de enfermagem você consiga ter uma ideia de como é. Tenho um amigo que faz faculdade e diz ser um pouco “pesado”, mas não é um bicho de sete cabeças, segundo ele.
Sei que em uma área dessa e em muitas da medicina ou relacionada a ela, é necessário ter muita estrutura, e é isso que estou treinando em mim. Pretendo prestar Fisioterapia também, por ser uma área interessante, em minha opinião.
Bem, depois de muitas pesquisas e conversas, resolvi que vou prestar as duas, por serem áreas que me encantam completamente.

Inscrições para o Enem começam na segunda-feira


As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro e as inscrições já poderão ser feitas a partir de segunda-feira, exclusivamente pela internet. 

Os detalhes sobre a edição do Enem deste ano foram apresentados nesta quinta-feira pelo Ministério da Educação (MEC). Haverá mudanças nos critérios de correção da redação.

De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, as principais mudanças ocorreram na prova de redação, que, a partir deste ano, contará com um novo sistema de correção. “Com essa certificação mais rigorosa, é possível dar mais segurança aos estudantes. Serão filtros precisos para avaliar a redação”. 

Segundo o MEC, as redações passarão a ser avaliadas por dois corretores independentes, que avaliarão cinco competências. Se houver uma diferença de 200 pontos entre as duas as correções, a nota final será feita a partir de uma média aritmética das duas avaliações. No ano passado, a margem de dispersão era de 300 pontos.

Se a diferença final da nota entre os dois avaliadores for maior que 200 pontos, haverá uma terceira correção. Em caso de reincidência, uma banca com outros três avaliadores irá corrigir a redação. Esta banca, segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, será composta de três avaliadores e coordenada por um professor doutor.

Ainda de acordo com o MEC, a redação deve cumprir cinco competências, com valor de 200 pontos cada. Se houver discrepância acima de 80 pontos em alguma das competências, um terceiro corretor também irá avaliar a prova.
Créditos: Arte: A Tribuna On-Line


Além das mudanças na correção das redações, Mercadante também salientou que a logística e a gestão da avaliação nacional estão mais rigorosas. “Estamos quase três vezes mais seguros e fortalecemos também nosso banco de itens”, explicou. 
Créditos: Agência Brasil
Segundo Mercadante, os filtros utilizados para avaliar a redação trarão mais segurança aos estudantes

Mercadante também enfatizou que o Enem se tornou uma “peça estruturante do sistema de ensino superior do Brasil, porque na realidade ele é o grande instrumento de avaliação do mérito e desempenho dos alunos”. 
A partir deste ano, a nota de corte para a aprovação no exame passa a ser de 450 pontos em cada área e de 500 na redação. Até o ano passado, essa nota era de 400 pontos. 

Inscrições 
Os estudantes interessados deverão se inscrever até 15 de junho. A taxa permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio em escola pública estão isentos do pagamento. O edital da prova será publicado na edição de sexta-feira do Diário Oficial da União. O manual da prova deverá ser entregue aos alunos em julho. 


Créditos: Alberto Marques
Inscrições para o exame poderão ser feitas a partir de segunda-feira, pela internet

No primeiro dia do exame, que cairá em um sábado (4 de novembro), os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No domingo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.

Em 2011, mais de 6 milhões de estudantes se inscreveram para participar da prova. Desde 2009, o exame ganhou importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Simulado Aberto ENEM



O OBJETIVO realiza simulados abertos que reproduzem as exigências dos grandes vestibulares: a organização rígida e minuciosa, a inscrição formal, a identificação rigorosa, a inflexibilidade dos horários, a postura em sala, e questões com o mesmo nível de dificuldade. Visa a antecipar o "clima" dos vestibulares e, como envolve um número de inscritos próximo do número de candidatos às provas reais, permite uma pré-avaliação da posição relativa do aluno, no curso que escolheu.
As provas apresentarão o formato do Enem, contendo uma proposta de redação e 180 questões objetivas de múltipla escolha, divididas em quatro áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
O simulado acontecerá em dois dias, com início no dia 26/05/2012 (sábado), às 14 horas.
  • Ciências Humanas e suas tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias.
e término no dia 27/05/2012 (domingo), às 13 horas.
  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Redação
  • Matemática e suas tecnologias.

Evasão na USP Leste cresce e bate recorde de 37%


Crescimento na evasão de alunos do ensino superior é sempre motivo de preocupação. A USP Leste registrou abandono de 37%. O motivo era principalmente a falta de conhecimento dos cursos e de oportunidades no mercado de trabalho.

Por isso, é importante reforçar os critérios de avaliação na hora da escolha da facul! Antes de tudo, conheça o mercado, o curso e a qualidade de ensino oferecido.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Por 10 votos a 1, STF aprova cotas sociais da federal do RS


O relator Ricardo Lewandowski afirmou que cada universidade tem liberdade para definir os critérios de seu sistema de ingresso. Foto: Gervásio Baptista/STF/Divulgação
O relator Ricardo Lewandowski afirmou que cada universidade tem liberdade para definir os critérios de seu sistema de ingresso
Foto: Gervásio Baptista/STF/Divulgação
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou constitucional a reserva de vagas (o sistema de cotas sociais) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no vestibular. O candidato Giovane Pasqualito Fialho, que não conseguiu ingressar na instituição, apesar de ter pontuação maior que outros que entraram por cotas, questiona o sistema, afirmando que ele viola o princípio constitucional da isonomia. Há duas semanas, o STF julgou um caso parecido, no qual foi a favor, por unanimidade, à reserva de vagas para negros na Universidade de Brasília (UnB).
Na UFRGS, as cotas privilegiam tanto os estudantes oriundos do ensino público, quanto os negros. O advogado de Fialho e professor da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), Gustavo Bohrer Paim começou o julgamento ao lembrar dos casos de famílias pobres que se esforçam e poupam para colocar os filhos em colégios particulares e não podem participar das cotas. Alunos de colégios públicos de excelência e aqueles que conseguem fazer cursinhos pré-vestibulares acabam por ter vantagens sobre os demais.
O advogado defende durante o julgamento que a UFRGS só teria um programa efetivamente social se o critério para a reserva das vagas fosse a renda dos candidatos, e não apenas a formação em escola pública.
Já a universidade afirma que seu programa vai de acordo com a Constituição e com o interesse da sociedade. "Ela (a universidade) tem o poder e dever de dispor suas vagas de maneira a contentar o maior número de grupos", disse a defesa da UFRGS. "Hoje ela (a instituição de ensino) é muito mais parecida com a sociedade gaúcha."
O relator Ricardo Lewandowski defendeu em rápido voto o sistema e afirma que cada universidade tem liberdade para definir os critérios de seu sistema de ingresso. Logo após Lewandowski, a ministra Rosa Weber, gaúcha e formada pela UFRGS, acompanhou o relator. Em seguida, Luiz Fux afirmou que a solução de reservar 30% das vagas para alunos de escolas públicas, sendo metade destas para negros, "consegue ser mais perfeita" que a étnico-social, como ocorre na UnB.
Os ministros Cármen Lúcia, Joaquim Barbosa, Cezar Peluso, Dias Toffoli, Celso de Mello e o presidente do STF, Carlos Ayres Britto, acompanharam o relator. Gilmar Mendes também acompanhou, mas chamou atenção para o caso de Porto Alegre, cidade na qual há vários colégios públicos de excelência e que podem acabar ainda mais elitistas que os particulares devido às cotas.
Marco Aurélio Mello foi o único favorável ao recurso, ou seja, contra as cotas da UFRGS. Mello foi a favor das cotas raciais, já que visam corrigir uma injustiça histórica. Para ele, a reserva de vagas para oriundos do ensino público é discriminatório porque não se pode presumir que quem estuda nessas escolas não consegue acesso à universidade. O voto do ministro levou a um princípio de discussão com Joaquim Barbosa, que reiterou seu voto.