terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Vagas medicina 2012. SISU

Universidade Federal de Alagoas – UFAL – Maceió/AL – Vagas: 80
.
Universidade Federal do Amazonas – UFAM – Manaus/AM – Vagas: 56
.
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC - Ilhéus/BA – Vagas: 21
.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB – Jequié/BA – Vagas: 11
.
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB – Vitória da Conquista/BA – Vagas: 18
.
Universidade Federal do Ceará – UFC – Cariri/CE – Vagas: 40
.
Universidade Federal do Ceará – UFC – Fortaleza/CE – Vagas: 80
.
Universidade Federal do Ceará – UFC – Sobral/CE – Vagas: 40
.
Universidade Federal de Goáis – UFG – Goiânia/GO – Vagas: 22
.
Universidade Federal do Maranhão – UFMA – São Luis/MA – Vagas: 50
.
Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP – Ouro Preto/MG – Vagas: 40
.
Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ – Divinópolis/MG – Vagas: 03
.
Universidade Federal de Uberlândia – UFU – Uberlândia/MG – Vagas: 20
.
Universidade Federal de Viçosa – UFV – Viçosa/MG – Vagas: 40
.
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS – Campo Grande/MS – Vagas: 60
.
Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT – Cuiabá/MT – Vagas: 80
.
Universidade Federal da Paraíba– UFPB – João Pessoa/PB – Vagas: 24
.
Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF – Petrolina/PE – Vagas: 40
.
Universidade Federal do Piauí – UFPI – Teresina/PI – Vagas: 80
.
Universidade Federal do Paraná – UFPR – Curitiba/PR – Vagas: 18
.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO – Rio de Janeiro/RJ – Vagas: 154

Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – Macaé/RJ – Vagas: 30
.
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – Rio de Janeiro/RJ – Vagas: 96
.
Universidade Federal Fluminense – UFF – Niterói/RJ – Vagas: 36
.
Universidade Federal de Roraima – UFRR – Boa Vista/RR – Vagas: 06
.
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA – Porto Alegre/RS - Vagas: 88
.
Universidade Federal de Pelotas – UFPel – Pelotas/RS – Vagas: 90
.
Universidade Federal do Rio Grande – FURG– Rio Grande/RS – Vagas: 70
.
Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR – São Carlos/SP – Vagas: 40
.
Fundação Universidade Federal do Tocantins – UFT – Palmas/TO – Vagas: 10

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=42064722&tid=5688824770839716731&na=3&npn=2&nid=42064722-5688824770839716731-5689593063179559803

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

108 mil vagas em universidades serão oferecidas pelo Sisu



O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é lançado nesta segunda-feira pelo  Ministério da Educação, O programa vai oferecer, em 2012, 108.552 vagas no ensino superior em 3.327 cursos de 95 instituições.

A seleção será feita de acordo com o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, divulgado na última quarta-feira. No site do Enem, os estudantes podem consultar as notas individualmente. O candidato precisa inserir seu CPF e a senha cadastrada no sistema.

Segundo o MEC, o número de vagas disponíveis no SiSU cresceu 30% desde o ano passado e inclui universidades, faculdades, institutos e centros universitários estaduais e federais dos 26 estados brasileiros, com exceção do Distrito Federal..

Neste ano, 77,6% das vagas estão concentradas em duas regiões. O Nordeste tem o maior número de vagas disponíveis pelo sistema. Das 108.552 vagas, 37.634 estão na região, ou 34,6% do total. As instituições do Sudeste oferecerão 35.924 vagas, ou 33% das ofertas. O Sul tem 15.756 vagas, seguido do Centro-Oeste, com 13.985. A região Norte tem 5.253 vagas, mais da metade oferecida pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

 Em números absolutos, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) é a campeã de ofertas de vagas pelo SiSU em 2012: 5.954 estudantes serão selecionados para 99 cursos de acordo com seu desempenho no Enem. Já a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é quem participa do sistema com maior discrição: apenas 25 vagas do curso de oceanografia estão em disputa por meio do SiSU.

Veja abaixo a lista de instituições que participam do sistema no processo seletivo de 2012. A lista completa de cursos e vagas está disponível no site do MEC

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

MEC antecipa resultado do Enem 2011 e notas já estão disponíveis

Ministério da Educação (MEC) antecipou a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previstos inicialmente para o início de janeiro. Os candidatos que participaram das provas aplicadas em outubro podem consultar sua pontuação a partir de hoje (21) no site do exame. (Clique aqui). Para acessar os resultados, o estudante precisa informar seu CPF e a senha cadastrada durante o período de inscrição. Caso o participante tenha perdido a senha é possível recuperá-la no sistema. O boletim apresenta o desempenho do candidato nas quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza), além da nota de redação.

A metodologia utilizada na correção do Enem é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), modelo estatístico que permite que diferentes edições da prova sejam comparáveis. Para o cálculo da nota, leva-se em conta não apenas o número de acertos do candidato, como nos vestibulares tradicionais, mas o nível de dificuldade de cada item. Uma questão que teve baixo índice de acertos é considerada “difícil” e, portanto, tem mais peso na pontuação final. Aquelas que têm alto índice de acertos são classificadas como “fáceis” e contam menos pontos na nota final. Dessa forma, dois participantes que acertaram o mesmo número de itens podem ter médias finais diferentes.

Na TRI não existe uma pontuação máxima e mínima que o candidato pode atingir – com exceção da redação, que não é corrigida por esse modelo e cuja nota varia de 0 a 1000. A partir do desempenho dos participantes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) constrói uma escala de notas máximas e mínimas que permite ao aluno comparar seu desempenho com o dos demais estudantes. A escala será divulgada posteriormente pelo Inep.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Ministro Alexandre Padilha anuncia curso de Medicina para Parnaíba.

Alexande Padilha anuncia curso de Medicina, apoio no tratamento contra o câncer e autoriza 7 UPAS em Parnaíba
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve nesta sexta-feira, dia 16, na cidade de Parnaíba onde realizou visita a obras do Governo Federal em convênio com a Prefeitura de Parnaíba, e participou de sessão solene da Câmara Municipal de Parnaíba onde recebeu o Título de Cidadão Parnaibano e assinou autorização para licitação de sete Unidades Básicas de Saúde, juntamente com o Prefeito José Hamilton.
O ministro desembarcou no aeroporto de Parnaíba por voltas das 18h, em companhia do senador do PT do Piauí, Wellington Dias, e do deputado federal, Assis Carvalho, e foi recepcionado pelo presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, o vereador Gustavo Lima, além dos vereadores Antônio Cardoso, Neta Castelo Branco, Ronaldo Prado, João Câncio Neto e Carlos Alberto Teles, além do Prefeito José Hamilton, seu vice Florentino Veras Neto, e demais autoridades.
Em seguida, Alexandre Padilha e a comitiva realizaram uma visita às obras de urbanização do Bairro Santa Luzia promovidas pelo Programa Aceleração do Crescimento – PAC. Estas obras compreendem serviços de drenagens, construção de calçamentos e uma galeria de esgotamento de águas, totalizando 800 metros de extensão por 6,25cm de medidas internas.
A comitiva ainda visitou as obras da Clínica Oncológica Dr. João Silva Filho, obra de uma entidade beneficente de Parnaíba. Na ocasião, o ministro Alexandre Padilha garantiu sua vinda para a inauguração da clínica, que acontecerá em agosto de 2012 e que o Ministério da Saúde vai garantir tratamentos de quimioterapia e radioterapia na nova instituição de saúde.
Ainda como parte da programação da visita do ministro Alexandre Padilha, a Câmara Municipal de Parnaíba realizou um Sessão Solene no auditório da Associação Comercial de Parnaíba para que fosse feita a entrega do Título de Cidadania Parnaibana ao ministro e ao deputado federal Paes Landim, pelos serviços prestados à cidade de Parnaíba.
Em seu discurso, Gustavo Lima relembrou que a comenda trata-se da demonstração de apreço e reconhecimento que Parnaíba tem aos homenageados por trabalharem sempre com o propósito de engrandecimento do Piauí e em especial de Parnaíba.
O deputado Paes Landim agradeceu aos vereadores pela homenagem e firmou o compromisso de continuar a contribuir e lutar pelo desenvolvimento de Parnaíba. “Continuarei forte, na bancada federal, na busca de mais recursos para este município sempre bem aplicados pelo prefeito José Hamilton”, concluiu o deputado.
Na ocasião, o ministro Padilha assinou a autorização para licitação de sete Unidades Básicas de Saúde para Parnaíba, todas com recursos garantidos pelo Ministério da Saúde e condecorou a Farmácia Pague Menos como sendo a primeira de Parnaíba a aderir aos programas do Governo Federal de medicamentos com preços populares.
De acordo com o prefeito de Parnaíba, José Hamilton, as construções dessas unidades básicas de saúde fazem parte da luta da Municipalidade, que visa melhorar a cada dia a vida dos parnaibanos. “O município de Parnaíba está disposto, com o apoio do Ministério da Saúde, a contribuir na solução dos problemas encontrados na área da Saúde nesta região”, disse o José Hamilton.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, agradeceu aos vereadores pelo título, anunciou a vinda novos recursos através de seu ministério e garantiu a vinda do curso de Medicina para a cidade. “Parnaíba tem tudo para acompanhar o crescimento acelerado pelo qual o Brasil vem passando. Queremos um país rico e sem pobreza” finalizou Padilha

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Fuvest divulga lista com as notas de corte do vestibular 2012


De A Tribuna On-line
A Fuvest divulgou a nota de corte dos cursos do vestibular 2012 nesta segunda-feira. A nota determina os candidatos que vão fazer as provas da segunda fase do vestibular. 

>Confira a lista completa da nota de corte

A primeira fase teve uma questão de matemática anulada, portanto, apenas 89 questões foram consideradas. A lista dos convocados para a segunda fase será anunciada no dia 19. A segunda fase será de 8 a 10 de janeiro de 2012.

Os cursos com notas de corte mais altas foram os de medicina (Pinheiros) e ciências médicas (Ribeirão Preto) com 73 pontos. Em terceiro lugar ficou engenharia aeronáutica com 67 pontos, seguido por engenharia civil (São Carlos) e engenharia da Escola Politécnica, ambos com 63 pontos.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Curso de medicina da Uneb supera número de inscritos do curso na USP


G1

A Universidade Estadual da Bahia (Uneb) divulgou nesta sexta-feira que o número de inscritos para o Vestibular 2012, mais de 52.585 candidatos, superou o número da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que teve 36.284 pessoas inscritas. Com um total de 30 vagas ofertadas para cada semestre, o curso de medicina da Uneb tem cerca de quatro vezes mais inscritos do que o curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP), que para o processo seletivo 2012 tem concorrência 51,18 candidatos para cada vaga. 

Essa é a primeira vez que a Universidade Estadual da Bahia oferece vaga para o curso. Para quem se increveu para o início do curso no primeiro semestre de 2012, a concorrência é de 215,83 candidato por vaga. Quem optou por começar as aulas no segundo semestre enfrenta uma concorrência menor, de 106,53 candidatos por vaga. Logo depois, vem o curso de direito com concorrência de 68 vagas para cada candidato, nutrição (1º semstre), com 66 inscritos para cada vaga e engenharia de produção civil, com concorrência de 58 candidatos para cada vaga. 

A UFBA, considerada a instituição mais tradicional no curso de medicina na Bahia, oferece 128 vagas, dividas para o primeiro e segundo semestre, e teve 6.358 candidatos inscritos. A concorrência para quem concorre a uma vaga de medicina na Universidade é de 49,67 candidato inscrito para cada vaga ofertada.

 

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Curso de medicina da UFSJ em Divinópolis foi autorizado pela SERES

11/2011 09:33:42

SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

PORTARIA No- 452, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011

O Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, no uso da competência que lhe foi conferida pelo Decreto nº 7.480, de 16 de maio de 2011, tendo em vista o Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, e suas alterações, e a Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em 29 de dezembro de 2010, conforme consta do registro e-MEC nº 200902744, do Ministério da Educação, resolve:
Art. 1o Autorizar o curso de Medicina, bacharelado, com 60 (sessenta) vagas totais anuais, no turno diurno, a ser ministrado pela Universidade Federal de São João Del Rei, na Rua Sebastião Gonçalves Coelho, n° 400, bairro Chanadour, na cidade de Divinópolis, Estado de Minas Gerais, mantida pela Fundação Universidade Federal de São João Del Rei, com sede na cidade de São João Del Rei, no Estado de Minas Gerais.
Art. 2o Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

LUÍS FERNANDO MASSONETTO


Fonte: DOU

Cotas Nota de Corte / Sisu – Medicina – 17/01/2011


Nome Instituição
Local de Oferta
Vagas
Modalidade
Nota de Corte – ENEM 2010
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CAMPUS DO BACANGA
12
Escolas Públicas
725,20
12
Negros de Escolas Públicas
701,04
01
Indígena
643,22
01
Portadores de Deficiência
711,26
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO MORRO DO CRUZEIRO
12
Escolas Públicas
776,97
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI
CAMPUS CENTRO-OESTE
01
Escolas Públicas
751,27
01
Negros e Indígena de Escolas Públicas
720,19
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
UNIDADE SEDE
01
Escolas Públicas
750,14
02
Negros de Escolas Públicas
746,16
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
CAMPUS CENTRO
40
Escolas Públicas
731,54
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
UNIDADE SEDE
08
Escolas Públicas
688,99
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
CAMPUS I - CENTRO CURITIBA
03
Escolas Públicas
761,04
03
Negros de Escolas Públicas
741,34
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CAMPUS - RIO DE JANEIRO - ILHA DO FUNDÃO
38
Escolas Públicas
746,22
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MACAÉ
12
Escolas Públicas
714,10
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
UNIDADE SEDE
10
Escolas Públicas
762,57
06
Negros de Escolas Públicas
710,81