quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Site "TO SABENDO MAIS"







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Este é o espaço onde serão postados os vídeos de aulas de revisão para o ENEM. Aqui estarão as dicas dos melhores professores, disponíveis 24 horas por dia, direto para o seu computador. É o espaço para estudar e se preparar melhor para o ENEM e para o vestibular.

Então...É esperar, preparar livros, cadernos, e voltar aqui mesmo para aproveitar as melhores aulas e os mais completos conteúdos.



Mudanças Climáticas
Níveis de Linguagem
Mudanças Climáticas
Música Popular
América de Obama
Pandemias e Epidemias
Pandemias e Epidemias
América de Obama
Pandemias e Epidemias
Parte 1
Pandemias e Epidemias
Parte 2
Matrizes Energéticas
Matrizes Energéticas
Governo Vargas
Matrizes Energéticas
Parte 1
Matrizes Energéticas
Parte 2
Governo Vargas
África
Oriente Médio
Pontuação
África
Oriente Médio
Pontuação
Crise Mundial
Revolução Industrial
Relação Racial Brasileira
Crise Mundial
Revolução Industrial
Relação Racial Brasileira

   
     

SIMULADO ENEM 2010

Simulado feito pelo governo do Maranhão...pode ser interessante fazê-lo!




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Estudo virtual para o Enem conquista jovens

12 mil membros


Cerca de 12 mil jovens encontraram uma nova maneira de estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Eles fazem parte da rede social “Eu no Enem”, criada há dois meses por um portal de educação na internet. A ferramenta ajuda na preparação para o teste, uma das principais formas de acesso às universidades.

O site www.eunoenem.com.br tem um mecanismo de funcionamento semelhante ao do Orkut e ao do Facebook. Depois de se cadastrarem gratuitamente, os alunos podem trocar mensagens sobre seus hábitos de estudo, participar de fóruns e discutir temas da atualidade que são cobrados na avaliação. Na página, é possível ainda ter acesso a simulados de provas, enviar redação por email e tê-la corrigida por um professor. A partir da próxima semana, haverá aulas online.

Menos estresse
De acordo com a diretora do site Escola 24 horas, Luzia Regina Alves, a rede tem o objetivo de tornar o estudo menos estressante:

— O Enem é um processo estressante para o jovem, em que um colega de classe acaba concorrendo à mesma vaga. Quando colocamos pessoas de todas as partes do Brasil interagindo sobre o assunto, torna-se mais leve.

Estudante do 2º ano do ensino médio do Colégio Mopi, Davi Basílio, de 17 anos, faz parte da rede:

— Na corrida para o vestibular, você acha que está sozinho. Vi que há pessoas com problemas parecidos.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Conteúdos da área de Ciências Humanas cobrados pelo novo Enem

Este post encerra, parcialmente, a análise que venho feito sobre o que é necessário saber e estudar para fazer o novo Enem. Depois de abordar os Eixos Cognitivos e as Competências e Habilidades, é hora de falar nos conteúdos que vão ser cobrados.

Aqui é visível a grande mudança que se prevê para a área de Ciências Humanas. Se concretizado, não vai mais haver diferenciação entre as duas principais disciplinas de humanas cobradas em vestibular - História e Geografia.

>>> Não deixe de conferir:
- Tudo sobre o Novo Enem
- Os guias de estudo de história para o vestibular continuam valendo?



Aliás, talvez esta fusão venha ser a maior experiência interdisciplinar do novo Enem. Todas os cinco eixos temáticos abordam as duas disciplinas, tendo história como norteadora dos aspectos geográficos.

Conteúdos

Obs.: Estou fazendo um teste para saber se o MEC está sendo coerente entre o que manda estudar e o que cobra na prova do Enem. Assim, abaixo dos conteúdos, estão as questões correspondentes. Bom estudo!!!


Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade

- Cultura material e imaterial; patrimônio e diversidade cultural no Brasil.

- A Conquista da América. Conflitos entre europeus e indígenas na América colonial. A escravidão e formas de resistência indígena e africana na América.

- História cultural dos povos africanos. A luta dos negros no Brasil e o negro na formação da sociedade brasileira.

- História dos povos indígenas e a formação sócio-cultural brasileira.

- Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida política e social.

Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado

- Cidadania e democracia na Antiguidade; Estado e direitos do cidadão a partir da Idade Moderna; democracia direta, indireta e representativa.

- Revoluções sociais e políticas na Europa Moderna.

Questão (Enem-2009): Movimentos sociais de 1968

- Formação territorial brasileira; as regiões brasileiras; políticas de reordenamento territorial.

- As lutas pela conquista da independência política das colônias da América.

- Grupos sociais em conflito no Brasil imperial e a construção da nação.

- O desenvolvimento do pensamento liberal na sociedade capitalista e seus críticos nos séculos XIX e XX.

- Políticas de colonização, migração, imigração e emigração no Brasil nos séculos XIX e XX.

- A atuação dos grupos sociais e os grandes processos revolucionários do século XX: Revolução Bolchevique, Revolução Chinesa, Revolução Cubana.

- Geopolítica e conflitos entre os séculos XIX e XX: Imperialismo, a ocupação da Ásia e da África, as Guerras Mundiais e a Guerra Fria.

Questão (Enem-2009): Século XX
Questão (Enem-2009): Cortina de Ferro

- Os sistemas totalitários na Europa do século XX : nazi-fascista, franquismo, salazarismo e stalinismo. Ditaduras políticas na América Latina: Estado Novo no Brasil e ditaduras na América.

Questão (Enem-2009): Totalitarismo

- Conflitos político-culturais pós-Guerra Fria, reorganização política internacional e os organismos multilaterais nos séculos XX e XXI.

- A luta pela conquista de direitos pelos cidadãos: direitos civis, humanos, políticos e sociais. Direitos sociais nas constituições brasileiras. Políticas afirmativas.

- Vida urbana: redes e hierarquia nas cidades, pobreza e segregação espacial.

Características e transformações das estruturas produtivas

- Diferentes formas de organização da produção: escravismo antigo, feudalismo, capitalismo, socialismo e suas diferentes experiências.

Questão (Enem-2009): Monumentos do Egito

- Economia agro-exportadora brasileira: complexo açucareiro; a mineração no período colonial; a economia cafeeira; a borracha na Amazônia.

- Revolução Industrial: criação do sistema de fábrica na Europa e transformações no processo de produção. Formação do espaço urbano-industrial.

- Transformações na estrutura produtiva no século XX: o fordismo, o toyotismo, as novas técnicas de produção e seus impactos.

- A industrialização brasileira, a urbanização e as transformações sociais e trabalhistas.

- A globalização e as novas tecnologias de telecomunicação e suas conseqüências econômicas, políticas e sociais.

- Produção e transformação dos espaços agrários. Modernização da agricultura e estruturas agrárias tradicionais. O agronegócio, a agricultura familiar, os assalariados do campo e as lutas sociais no campo. A relação campo-cidade.

Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente

- Relação homem-natureza, a apropriação dos recursos naturais pelas sociedades ao longo do tempo. Impacto ambiental das atividades econômicas no Brasil.

- Recursos minerais e energéticos: exploração e impactos. Recursos hídricos; bacias hidrográficas e seus aproveitamentos.

- As questões ambientais contemporâneas: mudança climática, ilhas de calor, efeito estufa, chuva ácida, a destruição da camada de ozônio. A nova ordem ambiental internacional; políticas territoriais ambientais; uso e conservação dos recursos naturais, unidades de conservação, corredores ecológicos, zoneamento ecológico e econômico.

- Origem e evolução do conceito de sustentabilidade.

- Estrutura interna da terra. Estruturas do solo e do relevo; agentes internos e externos modeladores do relevo.

- Situação geral da atmosfera e classificação climática. As características climáticas do território brasileiro.

- Os grandes domínios da vegetação no Brasil e no mundo.

Representação espacial

- Projeções cartográficas; leitura de mapas temáticos, físicos e políticos; tecnologias modernas aplicadas à cartografia.
Para baixar a matriz de referência do Enem completinha, clique aqui.

Podcast

Para oferecer mobilidade ao querido leitor e candidato, estou disponibilizando um podcast com TODA a matriz de referência do novo Enem para a área de ciências humanas. Você também pode fazer o download para ouvir onde quiser. Enjoy!


Para fazer o download deste podcast, clique aqui.


Fonte:
http://www.historiadigital.org/2009/07/simulados-para-detonar-no-novo-enem.html

Roteiros de Estudos


Os professores do OBJETIVO, sempre atentos, escrevem e comentam todos os grandes assuntos da atualidade, analisando suas tendências. Deste trabalho surge o Roteiro de Estudos.
Abaixo estão listados alguns temas abordados:

Simulado gratuito testa feras para o Enem

Do JC Online
Estudantes de todo o Brasil podem fazer gratuitamente o simulado para o Enem do Grupo Educacional Uninter, por meio de suas Instituições de Ensino Superior, Facinter e Fatec Internacional. A avaliação pode ser feita até o dia 5 de novembro. Para participar, basta acessar o site do Uninter e entrar no link do simulado.

O teste, com 60 questões, pode ser realizado em até três horas e aborda as quatro áreas do conhecimento: ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática. O resultado sai assim que o estudante termina a avaliação.

De acordo com a organização das provas, o simulado possibilita que os alunos assimilem questões, treinem o dinamismo da prova e se acostumem com a abordagem diferenciada do Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos dias 6 e 7 de novembro.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Dicas para a prova de Linguagens

1 - A redação no ENEM
O Exame é constituído por questões objetivas de múltipla escolha, construídas com base em cinco competências, e por uma redação, que deverá ser estruturada a partir da proposta de um tema de ordem social, cultural ou político.

Competências e critérios para análise da redação do Enem:
I – Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema de acordo com os limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
IV – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito pelos direitos humanos.
2 - A literatura no ENEM
A prova do novo Enem-2009 não se afastou muito do que vinha sendo solicitado – em relação à Literatura – desde a primeira edição. Os textos escolhidos foram os de Carlos Drummond de Andrade, Bernardo Guimarães, Visconde de Taunay, Fernando Pessoa, Cecília Meirelles, Graciliano Ramos, Augusto dos Anjos, Manuel Bandeira, Olavo Bilac e Oswald de Andrade.
Questões relativas à periodização literária não são comuns, contudo o domínio de tal conhecimento – sobretudo de características / autor / obra – proporciona ao candidato maior segurança na hora da resposta. A abordagem recai sobre a intertextualidade, a compreensão de textos e aos gêneros, além da ocorrência de figuras de linguagem.
Ao compararem-se a paródia do poema de Drummond e a charge, percebe-se que ambos, apesar da intertextualidade – diálogo entre os textos – pertencem a gêneros diferentes.
3 - Funções da Linguagem
Várias questões do novo Enem recaem sobre a análise da função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução. Sendo assim, é importante dominar tal conhecimento.
Função Referencial – predominante nos textos de caráter científico; o autor busca transmitir informações objetivas sobre o objeto ou a situação analisados.
Função Emotiva ou Expressiva – o emissor imprime no texto marcas de sua pessoalidade.
Função Conativa ou Apelativa – predominante nos textos de propaganda, busca persuadir o receptor da mensagem.
Função Fática – o emissor busca verificar a eficiência do canal de comunicação (Ex.: “Alô”).
Função Metalinguística – a linguagem trata de explicar a própria linguagem (Ex.: dicionários).
Função Poética – a mensagem é elaborada de forma inovadora, inusitada.
Observe:

Canção do vento e da minha vida
O vento varria as folhas,
O vento varria os frutos,
O vento varria as flores...
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De frutos, de flores, de folhas.
[...]

BANDEIRA, M. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1967.
“Predomina no texto a função da linguagem poética, pois chama-se a atenção para a elaboração especial e artística da estrutura do texto.”
4 - Norma culta e variação linguística
Várias questões do novo Enem recaem sobre a análise da norma culta e da variação linguística, ou seja, solicita-se ao candidato a análise dos recursos lingüísticos, dos  elementos de referência pessoal, temporal, espacial, seleção lexical, tempos e modos verbais. Sendo assim, é importante dominar tal conhecimento.
1. Linguagem culta informal ou coloquial: usada espontânea e fluentemente pelo povo, mostra-se quase sempre rebelde à norma gramatical e é carregada de vícios de linguagem.
2. Linguagem culta formal ou padrão: ensinada nas escolas, serve de veículo às ciências em que se apresenta com terminologia especial. Caracteriza-se pela obediência às normas gramaticais.
3. Gíria
4. Linguaguem popular ou vulgar: “ligada aos grupos extremamente incultos, aos analfabetos”, aos que têm pouco ou nenhum contato com a educação formal.
5. Linguaguem regional: são variações geográficas do uso da língua padrão, quanto às construções gramaticais, empregos de certas palavras e expressões e do ponto de vista fonológico.
6. Linguagem das mídias eletrônicas

Observe:

Iscute o que tô dizendo

Seu dotô, seu coroné:
De fome tão padecendo
Meus fio e minha muié.

Patativa do Assaré
“A partir da análise do poema, infere-se que o eu lírico revela-se como falante de uma variedade linguística específica. Esse falante, em seu grupo social, é identificado como um falante sertanejo morador de uma área rural”.
5 – ENEM: Os gêneros digitais
Várias questões do novo Enem recaem sobre a análise do suporte textual em gêneros digitais, a caracterização dos interlocutores na comunicação tecnológica, os recursos linguísticos empregados nessa espécie de texto.
Marcados pela simplificação e pela abreviação de palavras – sobretudo por quem usa a internet –, os gêneros digitais visam à facilidade e atendem à pressa e à economia. Não se trata de uma escrita errada: é feita para um suporte próprio, adaptada para determinada situação, pois a linguagem abreviada, especialmente a da web, segue os padrões da oralidade. Outros elementos que fazem parte desse sistema são as representações de emoção, criadas para compensar a ausência física do interlocutor: "rs", "eheh", ":)", ":(", "[]" etc.
6 - ENEM: Os eixos cognitivos
Um dos eixos cognitivos por meio dos quais se estrutura a prova do novo Enem é o domínio de linguagens, que consiste em, além de dominar a norma culta da Língua Portuguesa, fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa. Sendo assim, solicita-se ao candidato conhecimento mais amplo acerca de teatro, música, da pluralidade expressa nas produções estéticas e artísticas.
Observe:

“A música pode ser definida como a combinação de sons ao longo do tempo. Cada produto final oriundo da infinidade de combinações possíveis será diferente, dependendo da escolha das notas, de suas durações, dos instrumentos utilizados, do estilo de música, da nacionalidade do compositor e do período em que as obras foram compostas.
O grupo mostrado na figura “executa um gênero característico da música brasileira, conhecido como chorinho.

Dicas para a prova de Ciências Humanas

  Na prova de Ciências Humanas do novo Enem, é muito importante a leitura do enunciado. Muitas vezes, a resposta está apenas na compreensão deste. Leia antes a pergunta e as alternativas e, depois, leia o enunciado para identificar ali o que é questionado e, então, volte para as alternativas.
Atenção às questões que contenham gráficos e tabelas! Normalmente, a resposta –  ou parte dela –  está na compreensão dos dados fornecidos na própria questão.
Temas atuais para a reflexão
Em 2010, completam-se 100 anos da Revolta da Chibata. João Candido Felisberto foi o líder desse movimento contra os castigos corporais a que eram submetidos os marinheiros, apesar do fim da escravidão. O Almirante Negro, como ficou conhecido, recebeu uma homenagem na música de João Bosco e Aldir Blanc: “Mestre-Sala dos Mares”. Devido ao fato de a Copa do Mundo ter acontecido na África, as atenções se voltaram para este continente, e o ENEM pode explorá-lo em suas questões. É bem importante você lembrar que a África é o "continente tropical", uma vez que 75% de suas terras estão localizadas entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio.
A Revolução de 1930 completa 70 anos em 2010, e as questões sobre o tema são muito comuns. Revise seu material sobre a Era Vargas e o Populismo no Brasil e América Latina.
Um dos temas em evidência na atualidade é o Aquecimento Global. Cuidado para não confundi-lo com Efeito Estufa! O Efeito Estufa é um processo natural responsável pelo equilíbrio térmico do nosso planeta. O Aquecimento Global corresponde à elevação das médias térmicas do planeta tendo a ação antrópica (queimadas, desmatamento, queima de combustíveis fósseis) apontada como principal fator causador de sua existência.
Os movimentos sociais ligados à terra no Brasil estão sempre em evidência. A concentração de terras e as revoltas ligadas ao tema foram recorrentes na História do Brasil. Destacam-se o Messianismo e o Cangaço na fase da República Velha. Lembre-se de Canudos, do Contestado e de Juazeiro.
No ano de 2010, está ocorrendo o Censo Demográfico do IBGE. Lembre-se de que censo ou recenseamento é o levantamento de dados sobre a população e que seu objetivo é instrumentalizar o governo com informações precisas sobre a população de modo a permitir  um melhor investimento dos recursos públicos. O último Censo foi em 2000, uma vez que no Brasil eles ocorrem a cada dez anos.

http://www.universitario.com.br/noticias/noticias_noticia.php?id_noticia=10394

Dicas para Matemática

  1 - Fatorar é dividir números em fatores mais elementares, especialmente em números primos. Também é transformar equações em produtos com dois ou mais fatores.
2 - Sistemas de Equações ajudam a encontrar pistas para resolver duas ou mais equações que usem as mesmas variáveis. Podem ser resolvidos por substituição, isolando uma variável, ou por adição, zerando uma variável.
3 - Progressão Aritmética é um tipo de sequência em que a diferença entre um termo e seu sucessor é sempre a mesma. Progressão Geométrica é a sequência em que a razão entre um termo e o seu sucessor é sempre o mesmo quociente.
4 - Discrepância é a diferença entre um dado específico e a média. Desvio Médio é a média da soma das discrepâncias. Variância é a média da soma dos quadrados das discrepâncias. Desvio-Padrão é a raiz quadrada da variância.
5 - Fatorial é a técnica usada para contar as possibilidades que se excluem. Análise combinatória é uma das técnicas surgidas para calcular as formas de organização de elementos dentro de um grupo, atendidas determinadas condições. São 3 as formas principais de análise: arranjos, combinações e permutações.
6 - Probabilidade é a chance de alguma coisa acontecer. Se o fato é conhecido, podemos verificar quantas vezes dentro do todo ele acontece. É calculada dividindo-se os resultados favoráveis pelos resultados possíveis. Probabilidade está sempre entre 0 e 1.
7 - As questões de Matemática e suas tecnologias, no ENEM, com freqüência abordam Porcentagem, Gráficos setoriais, Gráficos de barra, Regra de Três e Conversão de medidas e cambio.
8 - No ENEM, os conteúdos das questões de Matemática e suas tecnologias envolvem toda a extensão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio com grau de dificuldade bastante acentuado. Quem não levar a Matemática muito a sério, mas muito mesmo, fatalmente terá desempenho abaixo do esperado.
9 - Em qualquer prova ou exame, mas principalmente no ENEM que costuma apresentar questões com textos longos, o comportamento adequado frente às questões de Matemática é dedicar tempo apenas às questões que tratam de assuntos bem conhecidos do aluno. Ficar lutando contra uma questão de conteúdo pouco dominado ou que se mostra muito estafante é ficar sem tempo para sequer ler outras que poderiam garantir acertos e nota melhor.
10 - Tomar cuidado com a unidade do sistema de medidas que envolve o texto da questão e a unidade de medida que aparece na pergunta ou nas possíveis respostas. Este cuidado vale também para as questões de ciências da natureza.
11 - As provas do ENEM são submetidas a o “TRI” na correção e atribuição de pontuação ao aluno. Saiba bem o que é o “TRI”, mas não tenha medo de escolher a alternativa que melhor representa o que você sabe ou pensa sobre o assunto e muito menos deixe de marcar alternativas em todas as questões da prova, sejam de Matemática ou não.
12 - Pode uma questão de matemática remeter a um assunto de sociologia ou de outra disciplina que você não conheça bem. Não se assuste. Tome conhecimento da pergunta antes de descartar a questão. Quase sempre, se a questão é de matemática, é possível identificar o cálculo que a questão pede e acertá-la.

Links Relacionados: http://www.universitario.com.br/noticias/noticias_noticia.php?id_noticia=10427

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Video-aulas ENEM

01 - ENEM BIOLOGIA
Biologia Preparação para o Enem Aula 01 de 05

Biologia Preparação para o Enem Aula 02 de 05

Biologia Preparação para o Enem Aula 03 de 05

Biologia Preparação para o Enem Aula 04 de 05

Biologia Preparação para o Enem Aula 05 de 05

02 - ENEM FÍSICA
Física Preparação para o Enem Aula 01 de 05

Física Preparação para o Enem Aula 02 de 05

Física Preparação para o Enem Aula 03 de 05

Física Preparação para o Enem Aula 04 de 05

Física Preparação para o Enem Aula 05 de 05

03 - ENEM GEOGRAFIA
Geografia Preparação para o Enem Aula 01 de 04

Geografia Preparação para o Enem Aula 02 de 04

Geografia Preparação para o Enem Aula 03 de 04

Geografia Preparação para o Enem Aula 04 de 04

04 - ENEM HISTÓRIA
História Preparação para o Enem Aula 01 de 06

História Preparação para o Enem Aula 02 de 06

História Preparação para o Enem Aula 03 de 06

História Preparação para o Enem Aula 04 de 06

História Preparação para o Enem Aula 05 de 06

História Preparação para o Enem Aula 06 de 06

05 - ENEM MATEMÁTICA
Matemática Preparação para o Enem Aula 01 de 07

Matemática Preparação para o Enem Aula 02 de 07

Matemática Preparação para o Enem Aula 03 de 07

Matemática Preparação para o Enem Aula 04 de 07

Matemática Preparação para o Enem Aula 05 de 07

Matemática Preparação para o Enem Aula 06 de 07

Matemática Preparação para o Enem Aula 07 de 07

06 - ENEM PORTUGUÊS
Português Preparação para o Enem Aula 01 de 08

Português Preparação para o Enem Aula 02 de 08

Português Preparação para o Enem Aula 03 de 08

Português Preparação para o Enem Aula 04 de 08

Português Preparação para o Enem Aula 05 de 08

Português Preparação para o Enem Aula 06 de 08

Português Preparação para o Enem Aula 07 de 08

Português Preparação para o Enem Aula 08 de 08

07 - ENEM QUÍMICA
Química Preparação para o Enem Aula 01 de 03

Química Preparação para o Enem Aula 02 de 03

Química Preparação para o Enem Aula 03 de 03


fonte:http://www-job-video-br.blogspot.com/2010/07/1-tv-job-assista-agora-programacao-hoje_20.html

Resolução de questões de matemática ENEM

sábado, 18 de setembro de 2010

Simulados online para detonar no novo Enem

Texto retirado desse site:
 http://www.historiadigital.org/2009/07/simulados-para-detonar-no-novo-enem.html
 
Eu tenho sido bastante procurado para tirar dúvidas sobre o novo Enem e, desta forma, venho me preocupando em oferecer sempre um material de qualidade para a rapaziada se preparar para as provas. Todavia, me concentro mais na área de humanas - história, particularmente - por ser uma área que tenho mais domínio.

Fica a necessidade de oferecer um material mais abrangente, que possa servir de apoio na mais diversas áreas ou disciplinas. Assim, vou disponibilizar, neste post, uma série de simulados online para o novo Enem, que estão rolando por aí.
  

>>>>Não deixe de conferir:
Tudo sobre o Novo Enem

Vai servir como preparação para a galera detonar no
novo Enem =D

- Sistema de Ensino Uno: você entra com um certo número de perguntas e pode cronometrar, se desejar. Interessante, pois o tempo para resolver a prova vai ser beeem curto.

- Guia do Estudante: pode escolher entre uma das quatro áreas do conhecimento, ou fazer todas, paralelamente.

- Bíblia do Enem:  o simulado conta com poucas questões - 63 no total - e, sinceramente, parece mais uma propaganda para adquirir o livro deles. Contudo, é online, tá valendo!

- Uol Vestibular: versão online do simulado liberado recentemente pelo INEP. Conta com quatro abas, uma para cada área totalizando 10 questões cada uma. O resultado final não conta com o cálculo do TRI.

- GrupoRBS: simulado interativo das provas canceladas do Enem. contém todas as questões, dividida entre as áreas. Além disso, possui um cronômetro para regular o tempo de resolução das questões. O resultado vai sendo calculado questão por questão.

- Sistema Objetivo: simulados abertos que reproduzem as exigências dos grandes vestibulares: a organização rígida e minuciosa, a inscrição formal, a identificação rigorosa, a inflexibilidade dos horários, a postura em sala, e questões com o mesmo nível de dificuldade.


- Sistema Anglo: versão compacta com 100 questões do estilo Novo Enem.

À medida que for encontrando outros simulados, vou colocando no blog.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Técnicas de aprendizagem .

Diante da crescente quantidade de informação produzida no mundo, torna-se cada vez mais difícil para uma pessoa manter-se actualizada, especialmente se forem utilizados os métodos convencionais de ensino e aprendizagem. Com o advento da rede mundial de computadores - a internet - o problema começa a deixar de ser a obtenção da informação, passando a ser: como transformar tanta informação em conhecimento? Como aprender tudo o que se precisa saber para poder agir com eficácia e eficiência nesta sociedade global? Como desenvolver uma visão profunda e holística do Universo, evitando mergulhar na mera especialização crescente, na qual se sabe cada vez mais sobre cada vez menos?

A saída para o ser humano é a utilização de nossos recursos não conscientes, uma vez que, conforme uma das pressuposições da PNL (programação neuro-linguística), "já dispomos de todos os recursos internos de que necessitamos", faltando apenas sermos capaz de utilizá-los nos momentos e contextos apropriados.

O século XXI será marcado pela utilização maciça de recursos não conscientes na aprendizagem, pois a mente consciente não mais será capaz de lidar, sozinha, com a crescente complexidade da rede de informações disponível para o ser humano.

E essa mudança teve origem há aproximadamente 40 anos atrás...

Bulgária, Década de 60: a Aprendizagem Acelerada
A partir de estudos iniciados na década de 60, um médico búlgaro - Dr. Georgi Lozanov - criou um método de instrução altamente eficiente, baseado na aplicação de elementos da Teoria da Sugestão à aprendizagem em sala de aula. A sua disciplina, denominada Sugestologia, tratava do "estudo científico da sugestão", com vistas ao aproveitamento do potencial do cérebro, inicialmente para fins militares. A sua aplicação à aprendizagem foi denominada Sugestopedia.

Em 1966, o governo búlgaro autorizou a abertura de um Centro de Sugestopedia em Sofia, com o objectivo de aprofundar as aplicações daquela disciplina, especialmente no ensino de idiomas estrangeiros. Lozanov utilizava técnicas de relaxamento oriundas da yoga, além de aplicações inusitadas da música clássica.

Lozanov acreditava na existência de reservas presentes nos seres humanos, as quais podem ser activadas através de actividade mental inconsciente. Sabemos que tal tipo de actividade mental pode ser provocada a partir do poder da sugestão.

A análise do método utilizado por Lozanov permitiu determinar os principais pontos do mesmo:

- apresentação do material didático à mente consciente dos alunos, de modo a despertar a curiosidade e manter o interesse;
- apresentação do material didático à mente não consciente dos alunos, utilizando música e respiração rítmica para induzir um estado de relaxamento favorável à absorção dos conhecimentos;
- activação do material absorvido, através de actividades que objectivam trazê-lo à consciência.

Pode-se dizer, então, que um método utiliza os princípios da Aprendizagem Acelerada se ele inclui essa sequência de procedimentos acima.

Inglaterra, Década de 70: Os Mind Maps®
Na década de 70, o inglês Tony Buzan criou uma ferramenta simples, porém revolucionária: o Mind Map. Alguns livros traduzem essa expressão como "Mapa Mental", o que é a nosso ver uma tradução literal inadequada.

O Mind Map é um tipo de desenho utilizado para organizar e memorizar um assunto ou conhecimento.

O que um estudante faz, quando quer aprender uma disciplina? Normalmente lê a matéria e, em seguida, elabora um resumo. Ocorre que, conforme estudos realizados sobre o cérebro, os resumos verbais sensibilizam primordialmente o hemisfério cerebral esquerdo, enquanto as figuras e cores de um Mind Map vão sensibilizar também o lado direito do cérebro. Dessa forma, é interessante substituir os tradicionais resumos escritos pelos desenhos criados por Buzan.

Estados Unidos, Década de 80: A Leitura Fotográfica
Em 1986 o americano Paul Sheele, de Minneapolis, iniciou o ensino de uma técnica por ele denominada PhotoReadingä, ou FotoLeitura. Neste método o praticante examina o material a ser estudado, com o objectivo de adquirir um conhecimento inicial do assunto e, principalmente, de despertar sua própria curiosidade e desenvolver a motivação necessária ao passo seguinte. Em seguida, o praticante simplesmente olha para as páginas do livro, depois de entrar em um estado de relaxamento e utilizando uma forma especial de dirigir o olhar para as páginas. Esse procedimento é executado à velocidade aproximada de uma página por segundo. Finalmente, depois de dormir uma noite e deixar que o material seja integrado, o praticante passa à terceira fase, na qual o material absorvido é ativado, ou seja, trazido gradativamente à consciência do "fotoleitor".

É interessante notar que essa "leitura fotográfica" pode ser considerada um método derivado da aprendizagem acelerada, uma vez que utiliza os três passos básicos da sequência de Lozanov: apresentação do material à mente consciente, exposição do material à mente inconsciente e ativação - recuperação do material para a mente consciente.

Brasil, Década de 90: A Leitura Acelerada
A partir das idéias de Buzan, desenvolvemos os conceitos de Memoforma® e Memograma®.

Uma Memoforma é qualquer recurso destinado a facilitar a memorização. Quando você lê um texto e produz um resumo, com o objectivo de memorizá-lo, esse resumo é uma Memoforma. Não é necessário que uma Memoforma seja um objecto palpável: se você visualizar um procedimento, através de uma série de imagens, com o objectivo de memorizar os passos para a sua execução, esse "filme" mental também será uma Memoforma. E assim, são Memoformas: textos, desenhos, diagramas, objectos, colagens, pinturas, lugares, posturas corporais, etc. Na verdade, qualquer coisa que seja deliberadamente associada a um conteúdo a ser memorizado poderá ser considerada uma Memoforma.

Um Memograma é uma memoforma expressa sob a forma de um diagrama.

Então, um Memograma é inicialmente muito parecido com um Mind Map. Conforme você se desenvolve na construção e utilização desses desenhos, muitas coisas vão acontecendo. Num certo momento, esses desenhos não mais ficarão no papel. Ficarão dentro do seu cérebro. Você construirá uma biblioteca na sua mente, e arquivará os desenhos em estantes, corredores e salões virtuais. E, quando precisar do conhecimento contido em um deles, você irá buscar o desenho e o consultará. E isso acontecerá gradativamente, conforme você praticar.

Você pode usar técnicas de imaginação e auto-hipnose para acelerar esse processo. Pode criar figuras metafóricas que o ajudem a sensibilizar sua mente inconsciente. Eu gosto de trabalhar com o Modelo de Partes. Acredito que tenho uma parte inconsciente que me ajuda a aprender, e falo com ela. Outras pessoas não acham que possuem partes. Preferem falar com guias interiores: um velho sábio, por exemplo, que é capaz de orientá-las na aprendizagem. Outras, ainda, preferem simplesmente entrar em transe hipnótico e pedir à sua mente inconsciente que cuide de tudo para elas. Cada um deve usar a técnica que funcione melhor para si.

E, se você combinar os Memogramas, as idéias da Leitura Fotográfica e as técnicas de acesso à mente inconsciente, você terá a Leitura Acelerada. Nós ensinamos essas técnicas desde 1995, em nosso "workshop" Aprendizagem Acelerada. Mais de quinhentas pessoas já passaram pela experiência de serem introduzidas a esses conceitos revolucionários.

Século 21: o Inconsciente na Aprendizagem
No século que adentramos, a sobrevivência pessoal e profissional de cada um de nós estará vinculada à capacidade de utilizar recursos inconscientes actualmente guardados sob a forma de potenciais não desenvolvidos.

Texto original da autoria de Maurício Aguiar, Engenheiro, Analista de Sistemas e Master Practitioner em PNL. Coordenador do Grupo de Interesse em PNL da SUCESU-RJ. Especialista em Aprendizagem. Co-autor do livro "Aprendizagem Acelerada", Editora Gente.
As técnicas aqui descritas são aplicadas no MentalGinasium e no Ginásio de Aprendizagem do Instituto da Inteligência.

posted by Nelson S. Lima @ 11:35
fonte:http://aprenderefacil.blogspot.com/2006/02/tcnicas-revolucionrias-de-aprendizagem.html

Dicas de estudo. (Fantástico)

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Dicas de estudo.

Depoimento de uma vestibulanda, dando dicas para estudo:

Antes do pessoal sugerir metodologias de estudo, o bacana seria que você falasse os seus horários, o material que você vai utilizar nos estudos, (bem como a disponibilidade de estudar sozinha, horários das suas aulas do cursinho, etc..) porque aí facilita.

de qualquer forma, MINHA OPINIÃO.


aula dada = aula estudada
clichê maior não existe.. felizmente (ou não!) é assim que funciona.
normalmente os cursinhos já direcionam as aulas com listas e indicações de exercícios (muitos deles -coc, por exemplo, "separam" os exercícios de acordo com as carreiras!) o bacana é fazer bastante deles até você sentir segurança.
E NÃO DEIXE MATÉRIA ACUMULAR, NUNCA!

humanas
INTERTEXTUALIDADE é a palavra que a gente mais ouve dos professores das humanidades.. pelo sim (ou pelo não!) não custa estabelecer as tais das intertextualidades: relacionar literatura com história, por exemplo, é uma boa!

biológicas (lê-se biologia, APENAS!)
rola bastante decorebinha em assuntos como ZOOLOGIA e BOTÂNICA (bostânica hahaha).. e os vestibulares (a maioria deles!) gosta de focar nas novidades evolutivas! em zoologia, por exemplo, uma tabelinha básica do tipo "qual foi o primeiro filo que apresentou sistema respiratório completo" (o mesmo vale para demais sistemas) quebra BEM o galho para questões do tipo teste.. (1ª fase).
fichas-resumo, esquemas, ORGANOGRAMAS (adoro essa palavra!) são SUPER bem vindas (e bastante úteis também!) principalmente nas revisões :]

geografia
MAPA, MAPA, MAPA! óbvio que estereotipar a geografia com MAPAS, apenas, é meio tenso! mas pré-requisitos básicos como os Estados do Brasil (bem como as capitais), relevo/hidrografia (e todos os mimimis de geografia física) e interpretação de gráficos são BEM VINDOS, obrigado!
(aqui vale RESUMOS BEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
M METÓDICOS, COLORIDOS E ORGANIZADOS)


química
- orgânica: FICHAS-RESUMO com TODAS as funções orgânicas (bem como os nomes de TODOS os grupos funcionais) e as respectivas nomenclaturas (by IUPAC) -bem como os 'nomes usuais'.
- inorgânica/físico-química: nomenclatura de sais, óxidos, bases, ácidos só se aprende fazendo MUITO exercício (aqueles post it ajudam bastante!); gráficos, lei de hess (e afins!) é entender os gráficos (e bassstante exercício também!) :]
obs:. http://www.quimicaatual.com.br/ - site do meu professor (e chefe também! RAWL!), marcelo polachini! :D lá tem resumo/teoria/lista de exercício de n conteúdos de química! e dá para baixar tudo :D:D:D:D (clica ali no canto esquerdo resumos)

física
a parte de mecânica/cinemática/elétrica um formulariozinho com unidades de medida acredito ser uma boa! :D (resolver exercícios, SEMPRE!)
ÓPTICA GEOMÉTRICA (não tem como: precisa decorar os raios) é bom estudar com folha de papel quadriculado (régua, lápis de cor, caneta colorida, canetinha são SEMPRE BEM VINDOS!) :D
(procure andar com um espelho no estojo.. facilita bastante para resolver os exercícios! sempre rola aqueles exercícios do tipo "como é a imagem bláblá"..)

matemática
compasso e régua, SEMPRE! e muuuuuito exercício também! :D trigonometria no ciclo trigonométrico é bom desenhar TUDO em folha de sulfite as funções seno, coseno, etc.. sempre colorido.

obras literárias
eu li todos os livros porque curto -e não necessariamente porque ache necessário lê-los para o vestibular! (a maioria dos vestibulandos acaba lendo por obrigação e a leitura, obrigatória, fica chata/tensa/cansativa).
uma aula BEM ASSISTIDA, resumos BEM FEITOS e INTERTEXTUALIDADES (exemplo: vinícius de moraes retomando o soneto -estrutura clássica; memórias de um sargento de milícias e o "era no tempo do re"i -chegada da família real), facilitam MUITO os estudos :]

 
REDAÇÃO :]

• de duas a três por semana.. e não precisa NECESSARIAMENTE ser uma dissertação! uma leitura DECENTE de editoriais de jornais e revistas (bem como uma resenha) aumentam (e muito!) o vocabulário e ajudam no processo argumentativo..

RESOLVER PROVAS :]

• NA HONESTIDADE, separe entre 4 e 5h (para as primeiras-fases) dos domingos para resolvê-las! e entre 3 e 4h para as provas discursivas.. não perca o hábito de resolvê-las porque você vai "estudando" o que tende a cair mais (ou menos!) nas provas :D

(e se você for prestar os sisu's da vida.. OPA, resolver os malditos enem's são SEMPRE bem vindos também!)

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aiaiai, espero que tenha ajudado :D

ANA LÚCIA.